Exposição reúne 57 marcas nacionais na Semana de Design de Milão

“Chuva do caju” vai até o próximo dia 17; projetos de Oscar Niemeyer e instalação sobre café engrossam a lista de brasileiros na Semana de Design de Milão


Semana de Design de Milão: participação brasileira.
Semana de Design de Milão: exposição reúne peças de designers brasileiros Foto: Divulgação



A Semana de Design de Milão transforma a cidade italiana em um ponto de encontro de designers, com exposições, lançamentos e instalações envolvendo marcas de todo o mundo. Entre as participações brasileiras, há a mostra Chuva do caju, com 57 marcas nacionais. 

LEIA TAMBÉM: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A DESIGN WEEK DE MILÃO

Ela foi montada na Universidade de Milão, com peças de nomes como Sérgio Matos, Heloisa Galvão, Érico Gondim e Roberta Rampazzo. “A seleção (das obras) parte de um plano maior que temos criado ao longo dos últimos quatro  anos, de realmente ter uma representatividade do design brasileiro, no sentido de abranger todas as regiões, culturas, técnicas e saberes”, disse o curador da mostra, Bruno Simões.

Semana de Design de Milão: participação brasileira.

Vasos de porcelana da designer Heloisa Galvão. Foto: Divulgação

O evento segue até 17 de abril, com apoio da Apex e Abimóvel, que também realizam Design Brazil + Industry, no Salão do Móvel. Esse espaço conta com lançamentos como as poltronas Trona, de Pietro Oliveira para a Domum, e Serelepe, de Julia Tainá para a Tidelli. Há ainda o bar Entrelaço, da Tiee Design, e mesa de café Luna, de Karol Suguikawa, ambas para a Breton.

LEIA TAMBÉM: TEM NOVIDADE DE DECORAÇÃO DA LOUIS VUITTON E A GENTE TE CONTA AQUI QUAL É

Niemeyer, Claudia Moreira Salles e instalação sobre café 

Outra exposição com obras brasileiras é a Piloto milano, que vai até o dia 13 de abril. Ela conta com criações de Cândida Tabet, Juliana Pippi, Claudia Issa, Ronald Sasson, entre outros. A exibição parte do circuito 5VIE e ocorre no Le Cavallerizze, um antigo estábulo pertencente ao Museu de Ciência e Tecnologia de Milão. A curadoria é do diretor criativo Ricardo Gaioso.

Semana de Design de Milão: participação brasileira.

Juliana Pippi, com o tapete Vínculo, para Trapos & Fiapos. Foto: Walter Cereja

A Etel organizou a exposição Oscar Niemeyer in Italia, com 13 projetos do arquiteto no país, feitos entre 1968 e 2010, sob curadoria de Francesco Perrotta-Bosch. Essa exposição também vai até o dia 13, na Via Pietro Maroncelli, 13, e fica ao lado da mostra panorâmica Claudia Moreira Salles: A tribute to craftsmanship, também da Etel, sobre a obra da designer carioca.

Semana de Design de Milão: participação brasileira.

Exposição da Etel reúne projetos de Oscar Niemeyer na Itália. Foto: Filippo Bamberghi

LEIA TAMBÉM: O ELLE DECO BRASIL DESIGN AWARDS ESTÁ DE VOLTA E COM NOVA CATEGORIA

Semana de Design de Milão: participação brasileira.

Obra da artista brasileira Lara Matana, na flagship Ornare Milão. Foto: Studio Cratere

A Ornare ergueu showroom no Palazzo Gallarati, com a instalação Nimbo, criada pelo estúdio milanês Parasite 2.0. Ali, também apresenta novas colaborações artísticas, como da paulista Lara Matana, no projeto Art All Around, com curadoria de Marina Conde. 

Semana de Design de Milão: participação brasileira.

Instalação da arquiteta Juliana Vasconcellos em Milão. Foto: Divulgação

A arquiteta e designer mineira Juliana Vasconcellos criou Source of Pleasure, uma instalação de 18 metros de diâmetro, feita na cor marrom, em referência ao café, situada no pátio do Palazzo del Senato. Essa ação faz parte do lançamento de um tablete de café adaptado para máquinas, que dispensa cápsulas, chamado Tablì, da italiana Lavazza.

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes