12 anos de Westwing Brasil, 12 tendências de décor para sua casa

Referência em decoração e lifestyle, marca lança peças e produtos para celebrar o aniversário e compartilha aqui as trends do momento.


tendências de decor maximalista
Fotos: Divulgação



Sofisticação sem ostentação, as tendências mais quentes, parcerias criativas, luxo acessível: em 12 anos no Brasil, a Westwing chacoalhou o mercado e entrou definitivamente no roteiro de quem ama decoração e design.

Ao longo desse período, a plataforma cresceu e se aproximou mais dos seus clientes. Além do Westwing Clube, o clube de compras online que oferece conteúdo inspirador e oportunidades especiais todos os dias, a empresa lançou a WestwingNow, loja de decoração online com uma curadoria de produtos diferenciados e entrega rápida. Criou ainda o inovador serviço Westwing Design, que oferece consultoria personalizada e projetos de design de interiores sob medida – para decorar uma simples estante ou uma sala inteira, você pode contar com o atendimento de uma equipe afiada de especialistas.

“Sempre buscamos expandir e aprimorar a nossa atuação no mercado brasileiro com novas propostas no segmento e proporcionar uma experiência de compra única e diferenciada, além do convencional, para os nossos clientes. Por isso, neste aniversário nossa visão vai além do presente”, comenta Renato Grego, CMO da companhia.

Para celebrar os 12 anos no Brasil, a plataforma que é referência em casa, decoração e lifestyle apresenta 12 tendências que vão marcar o universo de décor nos próximos anos, além de lançamentos da Westwing Collection, a marca própria da companhia. 

Para aumentar a dose de aconchego e bem-estar e fazer da sua casa o melhor lugar do mundo, confira as trends e dicas a seguir!

  1. Digital décor

Efeitos visuais 3D, óculos de realidade aumentada e outras experiências imersivas tornam cada vez mais tênues as fronteiras entre os mundos físico e digital. Mas não é só o virtual que simula o real: o caminho inverso também vale. Cenários fantásticos que só existiam no ambiente digital estão ganhando versões palpáveis, com pinceladas futuristas e um quê de surreal – não à toa, foi essa a linguagem adotada pela Westwing para a celebração de 12 anos da marca.

1. Digital Decor Horizontal

Mesa Saarineen Oval Carrara e cadeiras em veludo Londres - Cinza (disponíveis no WestwingNow).

Dicas Westwing: verdade ou computação gráfica? Para explorar essa sensação de fusão entre o design físico e o digital, aposte em paletas suaves, superfícies com efeito frisé, acabamentos iridescentes, transparências em camadas e iluminação colorida variável. 

  1. Natural organic

Ok, adesivos vinílicos que emulam madeira e placas de PVC que imitam pedras podem ter seu momento de sucesso nos posts e vídeos das redes sociais. Mas, fora das telinhas, nada como o toque das matérias-primas puras e naturais para injetar aquela sensação de conforto e bem-estar aos ambientes. Na arquitetura e no design, o craft, o orgânico e o natural estão em alta. 

  1. 2. Natural Organic Horizontal

    Cadeiras Acapulco Baka - Palha, mesa de centro redonda em metal e madeira Green - Marrom, banquinho Lui - Marrom (disponíveis no WestwingNow).

Dicas Westwing: no mobiliário, formas orgânicas e peças rústicas, assim como paletas mais quentes, ajudam a compor ambientes que transmitem afeto e aconchego. Pedras e madeira são exemplos de materiais que ajudam a levar a natureza para dentro de casa.

  1. Bold Minimalism

O mood escandinavo e o japandi (que pode ser resumido como a fusão do estilo escandinavo com o jeito de morar dos japoneses) estão em alta há alguns anos – e não há sinais de que essa onda está esmorecendo. Termos como wabi-sabi, por exemplo, foram incorporados ao vocabulário de consumidores e profissionais da decoração. Tanto sucesso não é para menos: a combinação de formas minimalistas criativas, tons claros e elementos naturais cria ambientes com uma elegância atemporal, simples e apaixonante. 

3. Bold Minimalism Horizontal

Mesa lateral redonda Brilho, poltrona em bouclé Nube Fendi, mesa de centro Bold Legs | Westwing Collection (disponíveis no WestwingNow).

Dicas Westwing: invista no design tátil, com tecidos de algodão e bouclé, cerâmica acetinada e outras superfícies que pedem para ser tocadas. Madeiras claras e palhinha são a cara do estilo japandi e funcionam bem em contraponto ao concreto e ao metal.

  1. Euphoric Fun

Mas não é só de minimalismo e tons neutros que vive o design atual. Também há espaço para quem prefere ambientes vibrantes e cheios de cor. Termos como “cozinhas coloridas”, “papel de parede estampado” e “decoração maximalista” estão em plena ascensão nos sites de busca na internet.  

4. Euphoric fun Horizontal

Cadeiras edição especial Dengô + Westwing Collection, no apartamento do designer Ricardo Benucci, da @benucciproducts (disponíveis no WestwingNow).

Dicas Westwing: Mix de estampas, cores saturadas e a mistura de materiais, como acrílico, cristal, espelhos e porcelana, contribuem para ambientes que transmitem ousadia, autenticidade e otimismo. Divirta-se na decoração!

  1. Fashion Glam 

Um ambiente glamouroso não precisa ser intimidador e cheio de ostentação. Pelo contrário. Eventos de referência no mercado, como a Maison & Objet, em Paris, têm apontado que o luxo contemporâneo pede conforto e aconchego. Animal prints em versões renovadas, sofás curvilíneos, elementos dourados em pontos estratégicos e texturas suaves criam espaços sofisticados e convidativos, elegantes e, ao mesmo tempo, acolhedores.

5. Fashion Glam Horizontal

Tapete Eclipse Rosa e Sofá Pétala Lavanda | Westwing Collection (disponíveis no WestwingNow).

Dicas Westwing: veludo e seda acrescentam vários pontos de glamour ao décor. Materiais como mármore, cristal e porcelana, combinados a uma paleta de cores ousada, e a mistura de peças clássicas e modernas enchem a casa de personalidade. 

  1. Cottage core

O sonho de uma vida mais simples, bucólica e romântica continua vivo na decoração. E você não precisa se mudar para uma casinha no campo para conseguir isso. Peças que despertam memórias, uma boa curadoria artesanal e elementos de brechós e antiquários contribuem para o clima aconchegante e nostálgico que a estética cottage core pede. 

6.Cottage Core Horizontal

Sofá Windsor em veludo - Rosa Chá com Vivo Preto, cadeira Vitória - Natural, aparador Thai em madeira - Natural, manta Xadrez Duo - Rosa Seco, luminária de chão Nora Terracota - Bivolt, poltrona Rolinho Redonda Bouclé - Off White e Dourado, capa de almofada em algodão Chloe, almofada em tricô Alla, capa de almofada em tricô Pisces - Rosa e outros (disponíveis no WestwingNow).

Dicas Westwing: garimpe peças para criar um interior único, expressivo e atemporal (pedir aquela sopeira linda da casa da mãe ou da avó também vale). Madeira, palhinha e louças à mostra aumentam a carga afetiva do décor. E não se esqueça de manter os vasos sempre floridos!

  1. Neo Vintage

Quem resiste a um revival? A nostalgia está em todo lugar: dos remakes no cinema e no streaming aos eletrodomésticos coloridos com ar retrô, revisitar décadas passadas é mesmo uma tentação. Dentro desse túnel do tempo, o destaque vai para o estilo Mid Century Modern. Com linhas simples e uma estética discreta, o modernismo de meados do século 20 é uma tela em branco perfeita para combinações contemporâneas.

7.Neo Vintage Horizontal

Aparador console Natural, sofá Chesterfield em Couro Militar (disponíveis no WestwingNow).

Dicas Westwing: a mistura do antigo e do novo sempre rende uma boa dose de personalidade à decoração. Móveis de madeira escura com desenho limpo, couro, vidros coloridos e laca são elementos que valem ser resgatados dos anos 1950 para compor ambientes contemporâneos.

  1. Boho Soul

O boho chic teve seu auge no início dos anos 2000 e nunca saiu realmente de cartaz, mas evoluiu ao longo dos anos. Assim como seus adeptos amadureceram, o boho foi ficando mais elegante, menos hippie, sem, no entanto, perder a sua essência de abraçar o natural, o artesanato e outras expressões criativas. O local boho, por exemplo, criado pela estilista de interiores australiana Heather Nette King, traz uma versão mais clean dessa estética, com a mistura bohemian trabalhada em uma paleta de tons neutros, que cria ambientes com uma sofisticação descontraída e despretensiosa. 

8. Boho Soul Horizontal

Maxipufe Marroquino - Marrom, capas de almofada Ambaji, tapete Karjan - Amarelo, tapeçaria de parede Banas - Natural, abajur Ella Natural - Bivolt (disponíveis no WestwingNow)

Dicas Westwing: valorize o feito à mão, incluindo o tricô e o crochê. Materiais naturais como bambu, rattan, cordas e pedras também entram no clima boho. Peças que remetem à cultura local – ou adquiridas em viagens – reforçam o espírito nômade que permeia essa estética.

Coastal

Não confunda com o estilo náutico! No lugar de listras e desenhos de âncora, a estética costeira traz referências mais sutis ao mar, como formas orgânicas, tons e padrões inspirados na água. Mas a trend que está conquistando de vez o público mais jovem é a #CoastalCowgirl, que adiciona referências do oeste dos Estados Unidos à vibe praiana.

9. Coastal Horizontal

Aparador Thai em madeira - Natural, espelho de parede redondo Shira, esfera decorativa rígida Senna Âmbar, bandeja em bambu Alambil Off-White, aparador de livros Eleonor - Off White.

Dicas Westwing: cores do mar, com uma paleta refinada de azuis aquáticos e uma base neutra, levam à casa aquele clima relax de casa na na praia – mesmo que ela esteja no meio da cidade. Para uma abordagem divertida, você pode incluir brilhos na paleta marinha, ou elementos como couro e jeans, para aderir ao #CoastalCowgirl.

  1. Functional

É inegável que a pandemia mudou nossa maneira de ver o mundo, em especial, o nosso jeito de morar. A importância de cuidar da saúde física e mental ficou mais evidente, assim como o papel fundamental da casa para uma vida prazerosa e equilibrada. Nesse contexto, consumidores querem alternativas práticas e funcionais, incluindo soluções de alta tecnologia e elementos sensoriais, para um lar inteligente, agradável e que proporcione o bem-estar.

10. Functional Horizontal

Rack Berna Off-White, vaso Luca - Celadon, escada decorativa de Ferro Linee - Dourada.

Dicas Westwing: invista em itens aromáticos, como incensos, velas e água de lençol, para criar o clima que deseja nos ambientes. A iluminação também é um ponto-chave na construção de uma atmosfera relaxante e merece atenção especial. No quesito funcionalidade, vale apostar em móveis modulares, cores neutras e na frugalidade.

  1. Maximalista

Parece contraditório, mas não é. O caso é que há tendências para todos os gostos. Ao mesmo tempo em que a estética clean e minimalista ganha terreno, o estilo maximalista também se espalha pela vizinhança. Nessa festa visual, a mistura de cores, estampas e texturas é mais do que bem-vinda. E não é preciso se ater a determinada época: o pós-moderno, o contemporâneo, o clássico e até o barroco podem conviver em harmonia em um mesmo ambiente.

11. Maximalista Horizontal

Almofada Botão Redonda em veludo, mesa lateral redonda Verde Brilho, sofá Belle Tramê - Mel e Dourado, quadro Geometrie Astratte III - Romina Gadler, quadro Toffie Geometric IV - Toffie Affichiste, mesa Saarinen lateral Freijó - Base Branca.

Dicas Westwing: um ambiente maximalista tem que ter a cara do seu morador. Gosta de cores fortes, estampas geométricas, peças vintage e muita textura? Mergulhe nas memórias e sensações que quer transmitir e faça a combinação que melhor representa a sua personalidade.

  1. Botanical

Quanto mais o mundo digital avança, mais cresce o nosso desejo de estar em contato com a natureza. Prova disso é o aumento do interesse pelo design biofílico, que busca justamente promover essa reconexão. Na arquitetura, projetos investem em soluções sustentáveis e na integração das construções ao meio ambiente – ou, quando isso não é possível, procuram trazer o verde para dentro de casa. O paisagismo ganha protagonismo e, na decoração e no design, a escolha de materiais também valoriza o natural e o ecologicamente correto. 

12. Botanical Horizontal

Poltrona suspensa com tassel Tri Tribo - Verde, poltrona Quezon - Natural e Preto, vaso Jade - Verde.

Dicas Westwing: a iluminação natural e a ventilação cruzada, que deixa os ambientes fresquinhos e arejados sem necessidade de ar-condicionado, são recursos valiosos em um projeto de arquitetura. Na decoração, invista em tons terrosos e em materiais naturais, como pedra, madeira e bambu. Jardins internos, paredes verdes ou mesmo vasos bem cuidados acrescentam ao espaço aquele tão desejado pedacinho da natureza.

Leia também:
Bem-vindo à ELLE Brasil!

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes