9 cafés e restaurantes para quem ama moda

De Nova York a Seul, Tiffany, Prada, Dior e outras grifes têm investido cada vez mais em lugares que unem moda e experiências gastronômicas.


cafés: blue box cafe da tiffany



Talvez umas comprinhas na Tiffany & Co., em Nova York, não caibam no budget de viagem agora. Mas ter seu momento de Audrey Hepburn, bebericando um ou dois cafés na landmark da icônica joalheria, pode ser um programa muito possível em Manhattan. E que tal saborear um docinho decorado com um mimoso logo da Prada, dentro do café da marca na Harrods, em Londres? Ou experimentar uma sobremesa de chocolate que reproduz as etiquetas conceituais da Maison Magiela, na China?

Não é de hoje que a moda se une com a gastronomia para criar novas formas de aproximar a marca de seus clientes. Em 2018, a Gucci já havia inaugurado sua primeira Gucci Osteria, em Florença, na Itália, e hoje já conta com outros três endereços (em Los Angeles, Tóquio e Seul), onde serve as criações do chef italiano Massimo Bottura. 

Nos últimos anos, no entanto, houve um boom desse tipo de empreitada: cada vez mais as grifes tem investido na criação de seus próprios cafés, restaurantes e até hotéis temáticos, levando sua identidade para lugares que vão muito além do look ou da bolsa do momento. São verdadeiros templos das marcas, em que entusiastas – clientes ou não – podem se encontrar, fazer conexões e passar um tempo bem maior do que aconteceria em uma loja tradicional, por exemplo. 

Leia também:
10 lugares para um brunch feliz

Até a Chanel surfou na onda com seu restaurante pop-up Lucky Chance Diner, no Brooklyn, em Nova York, em uma ação para promover o lançamento do perfume Chance Eau Fraîche.  Ambientado como uma típica lanchonete estadunidense dos anos 1960, o lugar servia sorvetes, bebidas e comidinhas. Mas o foco do diner era um cardápio com uma seleção de fragrâncias. Em uma experiência interativa, era possível testar as fórmulas e encontrar a que desse match com seu estilo. 

O Lucky Chance Diner funcionou por apenas três dias em setembro. Mas vários outros cafés e restaurantes que unem moda e gastronomia continuam a todo vapor. Confira os destaques.

Sacai em Hong Kong

sacai menchirashi noodle

Noodles com apelo fashion aterissam este mês em Hong Kong. Foto: Reprodução Instagram @sacaiofficial

A mais recente incursão fashion-gastronômica (até a publicação desta reportagem) é a parceria entre a marca japonesa Sacai e o Menchirashi, restaurante especialista em udon (tipo de macarrão grosso servido geralmente com caldo), sediado em Harajuku, Tóquio. De 20 a 28 de outubro, o espaço gastronômico BaseHall, em Hong Kong, vai abrigar a atração sacai THE noodle by Menchirashi. Além das receitas do Menchirashi, o lugar vai servir menus em parceria com o CURRY UP®, restaurante de curry criado pelo designer japonês Nigo, e pelo Yardbird, izakaya com uma estrela Michelin sediado em Hong Kong.

Simultaneamente ao período de funcionamento do restaurante, uma pop-up store instalada no espaço BELOWGROUND, dentro do complexo, vai vender uma camiseta em edição especial e merch da parceria CURRY UP® x Menchirashi.

sacai THE noodle by Menchirashi: BaseHall 02, LG/F, Jardine House11, Connaught Place, Central, Hong Kong
BELOWGROUND pop-up: Basement, Landmark Atrium, 15 Queen’s Road Central, Hong Kong

Maison Margiela na China

A marca abriu seu primeiro café em 2022, no shopping Sino-Ocean Taikoo Li, em Chengdu, na China. Hoje, já são cinco pontos físicos no país – o mais recente foi inaugurado em agosto, na província de Hunan. A ideia de levar a mesma estética experimental das criações da grife para os espaços deu certo: a hashtag #margielacafe tem mais de 3 milhões de visualizações na plataforma Xiaohongshu (chamada de Instagram da China), registrando doces como os bolos em preto & branco e as embalagens minimalistas. 

cafe margiela

As icônicas etiquedas da Maison Margiela em forma de doce. Foto: Reprodução Instagram @ramisa_s

Maison Margiela Chengdu Taikoo Li 2: Shop 1234+1235, Sino-Ocean Taikoo Li, No.8 Middle Shamao Street, 610021, Chengdu, Sichuan, China. Confira aqui outros endereços da grife na China.

Dior em Miami e Paris

Direto da cobertura da boutique Dior Women, no bairro luxuoso de Miami Design District, em Miami, o Dior Café serve bebidas, doces e mais quitutes em um ambiente decorado com a clássica estampa toile de jouy e esculturas em 3D gigantes de girafas, ursos e tigres.

Mas a grande atração gastronômica da Dior fica em seu país de origem. No histórico endereço da grife na Avenue Montaigne, em Paris, está o restaurante Monsieur Dior. Comandado pelo chef Jean Imbert, o lugar serve pratos inspirados na tradição da maison francesa, em um ambiente que respira moda e elegância – destaque para as lindas cadeiras com padronagem pied coq.

Dior Café: 162 NE 39th St. Rooftop, Miami, Flórida
Restaurant Monsieur Dior: 32 Avenue Montaigne, 75008, Paris, França.

Tiffany & Co. em Nova York

Já pensou em tomar um breakfast at Tiffany’s, em Nova York? Transformando a cena icônica do filme Bonequinha de Luxo em realidade, a marca criou seu próprio espaço para cafés da manhã na flagship da 5ª Avenida. O lugar, aliás, serve muito mais do que receitas matinais, e fica aberto até o jantar. A decoração, como não poderia deixar de ser, é toda no tom de azul da famosa caixinha da joalheria. 

blue box cafe da tiffany

Café da Tiffany, em Nova York: um céu de caixinhas azuis. Foto: Divulgação

The Blue Box Cafe: 727 Fifth Avenue, Nova York, Estados Unidos.

Burberry Streets em Seul

burberry streets

O take over da Burberry em Seul. Foto: Divulgação

cafe norman

Norman's: o fish and chips vai à Coreia do Sul. Foto: Divulgação

Depois de transformar a Bond Street, em Londres, em Burberry Street, a grife britânica agora faz um take over nas ruas de Seul. A marca ocupou a região de Seongsu Rose, na capital sul-coreana, com pop-up stores, instalações e até uma filial do restaurante Norman’s, que serve pratos tradicionais britânicos, como o fish & chips (peixe com batatas fritas), e também fez parte da ação londrina. O projeto Burberry Streets fica em Seul até 5 de novembro e, depois disso, parte para uma ocupação em Xangai.

Burberry Streets: Seongsu Rose, 73 Yeonmujang-gil, Seongdong-gu, Seul, Coreia do Sul.

Prada Caffè em Londres

Um espaço todo em verde pastel, piso quadriculado e doces de encher os olhos transformam o Prada Caffè em um cenário que poderia ter saído de um filme do diretor estadunidense Wes Anderson. O café, que começou a funcionar em março dentro da loja de departamentos de luxo Harrods, em Londres, teve sua arquitetura inspirada na primeira boutique da Prada, na Galleria Vittorio Emanuele II, em Milão, ainda em 1913.

Em uma interpretação contemporânea da tradição italiana, o cardápio inclui gelatos, drinques assinados e tramezzini, sanduíches tipicamente italianos. A seção de confeitaria é um destaque à parte – o bolo de pistache nos mesmos tons da decoração já é hit nas redes. O espaço fica aberto até o dia 7 de janeiro de 2024.

prada 2

Prada Caffè: festa para os olhos e para o paladar. Foto: Divulgação

prada 4 1

Que tal um logo de Miuccia? Foto: Divulgação

 

Prada Caffè: Harrods, térreo, 87-135 Brompton Road, Londres, Reino Unido.

ELLE em Riad e Paris

Nesse casamento entre moda e gastronomia, a ELLE não poderia ficar de fora. O ELLE Café já é uma realidade, com unidades na Tailândia, no Japão e em Taiwan. Mais recentemente, um novo conceito de estabelecimento foi inaugurado na Arábia Saudita. Desenvolvido pela empresa de design Whitney Robinson International (cujo fundador e CEO Whitney Robinson foi diretor da ELLE Deco USA), o Café ELLE foi pensado para representar um pedaço do estilo de vida de Paris na capital saudita.

maison elle

Lounge da Maison ELLE: drinques em grande estilo. Foto: Divulgação

A capital francesa, aliás, foi a escolha da ELLE para receber a Maison ELLE, primeiro hotel boutique de uma publicação de moda. Inaugurado no fim do ano passado, o hotel fica perto do Arco do Triunfo e conta com apenas 25 quartos, para garantir uma experiência intimista e mais aconchegante.

A decoração em tons terrosos, pensada pelos designers Laurent Bardet e Laurence Jean, da agência Laurent & Laurence, combina objetos de design a móveis vintage, no melhor estilo ELLE de ser. A experiência fica completa com os docinhos nada menos do que maravilhosos do chef Nicolas Paciello no chá da tarde e drinques no lounge à noite.

Café ELLE: Shoping VIA Riyadh, lower ground floor, 2941, 8425, 12912 Al Hada, Riad, Arábia Saudita.
Maison ELLE: 14 Rue Brey, 75017 Paris, França

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes