10 acessórios para um pão nota 10
Casquinha crocante, miolo com lindos alvéolos, uma bela pestana: confira alguns aliados que vão ajudar você a fazer aquele filão perfeito.
Misturar os ingredientes, sovar, acompanhar a mágica da fermentação, assar e morrer de orgulho com o pão recém-saído do forno. Durante a quarentena, milhares de pessoas descobriram as delícias da panificação caseira (e também a frustração que dá quando algo não sai como o esperado). Ficar atento às medidas, respeitar o tempo de fermentação e a temperatura do forno são pontos fundamentais para uma receita bem-sucedida. Mas há outros detalhes que fazem toda a diferença – e alguns acessórios espertos podem ajudar você na missão de fazer o pão perfeito. Confira nossas sugestões:
Livro de mestre
O jornalista Luiz Americo Camargo é um dos maiores especialistas em panificação caseira no país. Em Pão nosso, ele apresenta ao leitor o universo na fermentação natural. Já em Direto ao pão, Americo ensina como fazer diferentes preparações usando o fermento biológico, desde pão para hambúrguer até aquele filão cascudo de encher os olhos. Para comprar, clique aqui.
Balança
Pão é precisão! Por isso, uma balança digital é um dos itens básicos da cozinha todo padeiro caseiro que se preze. Ocupa pouco espaço e vai ser útil em muitas outras receitas, principalmente, de doces. Para comprar, clique aqui.
Colheres medidoras
Uma colher de sopa de azeite, uma colher de chá de fermento biológico… Várias receitas usam medidas caseiras. Mas não adianta ser a colher que você usa para tomar sopa, não! Tem que ser a medida padrão. Para comprar este jogo, clique aqui.
Jarra medidora
Para uma medição superprecisa, os padeiros costumam pesar os líquidos (1 ml de água equivale a 1 g). Mas, em geral, uma jarra medidora resolve – só tome cuidado para que ela esteja numa superfície bem reta ao fazer a medição. Este modelo exibe as medidas em xícaras e em mililitros. Para comprar, clique aqui.
Espátula
Uma espátula de inox é útil para porcionar a massa, raspar aquela farinha que fica grudada na bancada e ainda transportar porções de um lugar para outro. Para comprar, clique aqui.
Banetton
Parece até peça de decoração, mas é um banetton, o cesto próprio para o descanso da massa na segunda fermentação. Claro que você pode fazer essa etapa em outros recipientes, mas o banetton, além de permitir que a massa respire melhor, deixa o pão com aquele formato bonitão e marquinhas lindas. Para comprar, clique aqui.
Lâmina de padeiro
Pestana é aquela parte do pão que se abre ao assar. Para deixar seu filão com um belo topete, é preciso fazer um corte na massa crua, depois de modelada, com uma lâmina bem afiada. Este modelo vem com cinco lâminas substituíveis. Para comprar, clique aqui.
Termômetro
Você regula o forno na temperatura indicada e, mesmo assim, o resultado nunca sai a contento? Fato da vida: a temperatura indicada no botão do eletrodoméstico nem sempre é a verdadeira. Para saber a real temperatura do seu forno, só mesmo com um termômetro próprio. Para comprar, clique aqui.
Panela de ferro
Pão na panela? Sim! Assando o pão dentro de uma panela de ferro, você consegue reunir as condições ideais para obter aquele tão sonhado pão cascudo e apetitosamente rústico. Para comprar, clique aqui.
Borrifador
Um dos segredos para o pão ficar com a casquinha crocante é o contato com o vapor nos momentos iniciais dentro do forno. A panela que você viu acima é uma das maneiras de conseguir isso. Mas para baguete, ciabatta e outros formatos que não cabem na panela, existe outra alternativa simples e barata: um borrifador de água. Depois de colocar a assadeira no forno, dê umas borrifadas nas paredes e sobre o pão para formar uma nuvem de vapor e feche rapidamente a porta. Para comprar, clique aqui.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes