Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

A Avenida Champs-Élysées, em Paris, será reestruturada para servir a pedestres. Um dos cartões-postais da capital francesa, a rua foi desenhada como um espaço de lazer para as famílias parisienses, mas se tornou um importante corredor de carros. Segundo a Fast Company, cerca de 64 mil veículos passam pela rua por dia. A nova proposta, criada pelo escritório de arquitetura PCA-Stream, imagina um espaço com muito menos veículos.

A nova Champs-Élysées, em projeção em diferentes estações do ano, idealizada pelo escritório de arquitetura PCA-Stream.Divulgação ©PCA-Stream

Outra questão considerada pelo projeto é que, ainda que seja um destino bastante procurado por turistas, inclusive por reunir importantes marcas de luxo, a avenida é pouco funcional para os moradores de Paris. O projeto quer mudar este cenário, transformando a rua em uma via para pedestres e — quem sabe — outros meios de transporte, como bicicletas. Um dos objetivos de Paris até 2030 é se tornar uma cidade em que as pessoas possam chegar aos locais em até 15 minutos, sem o uso de carros.

Divulgação ©PCA-Stream

A nova Champs-Élysées, focada em pedestres, projetada pelo escritório de arquitetura PCA-Stream.


A reforma da Champs-Elysées engloba também algumas das propostas de Paris para os Jogos Olímpicos de 2024, que irão acontecer na cidade: sustentabilidade e inclusão. A reestruturação cortaria pela metade a pegada de carbono da avenida, afirma o arquiteto Philippe Chiambaretta, um dos responsáveis pelo projeto, que custará cerca de US$ 304 milhões. Segundo a prefeita parisiense, Anne Hidalgo, a via será transformada em um "jardim extraordinário".

PUBLICIDADE

Veja mais imagens abaixo:

A nova Champs-Élysées, focada em pedestres, projetada pelo escritório de arquitetura PCA-Stream.Divulgação ©PCA-Stream

\u200bA nova Champs-\u00c9lys\u00e9es, focada em pedestres, projetada pelo escrit\u00f3rio de arquitetura PCA-Stream.

A nova Champs-Élysées, focada em pedestres, projetada pelo escritório de arquitetura PCA-Stream.Divulgação ©PCA-Stream

Gosta de arquitetura e decoração? Conheça então quais são as principais cores que são tendência para nossas casas em 2021.



Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE