Clericot com uísque: alegria e aroma na taça
Celebre datas especiais com um drink fora do lugar comum do uísque
Clericot é sempre uma alegria quando chega à mesa. Bonito, colorido, frutado, rico em sabores e refrescante – um coquetel perfeito para ser compartilhado e não exige muita ciência no preparo. Um destilado, um bom vinho seco (branco ou rosé), frutas frescas, gelo, alguns temperinhos… E está servida a festa.
Um uísque escocês cheio de aromas e sabores pode ser a base de um Clericot bem saboroso e equilibrado. Chivas Extra 13 tem as características ideais para a receita, por ter sido maturado em barris antes usados para envelhecer o vinho espanhol de Jerez do estilo Oloroso (a tradução é literal: cheiroso). Durante os longos anos de descanso, a madeira que viajou da Espanha à Escócia agrega ao líquido o perfume de pêras, baunilha, canela, amêndoas e caramelo.
Em sua interpretação da receita, Chivas Clericot, a mixologista Stephanie Marinkovic ressalta todas essas notas com o uso de um espumante rosé seco e um pouco da picância emprestada do gengibre e das especiarias. Para harmonizar, sugere bruschettas de queijo brie com figo e mel.
CHIVAS CLERICOT
Ingredientes:
- 60 ml de Chivas Extra 13;
- 300 ml de espumante rosé seco;
- Frutas em rodelas ou fatias a gosto (sugestão: 1 laranja-bahia, 1 maçã, 1 pêra, algumas fatias finas de gengibre);
- 2 unidades de canela em pau;
- 5 grãos de pimenta-da-jamaica;
- Gelo em cubos grandes a gosto.
Modo de preparo:
Em uma jarra, coloque o Chivas Extra 13, a canela, a pimenta-da-jamaica e o gengibre. Mexa com a colher de bar, para agregar os aromas. Em seguida, coloque as rodelas de frutas e os cubos de gelo. Mexa mais um pouco. Complete a jarra com o espumante rosé. Mexa novamente, desta vez suavemente, para não desfazer as borbulhas do espumante. Sirva em copos baixos ou em taças de vinho, com gelo e com pedaços das frutas.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes