Lifestyle

Como combater o desperdício na cozinha

Personagem criado pelo fotógrafo Ricardo Toscani ensina receitas para reaproveitar sobras e a salvar ingredientes esquecidos na geladeira.

Foto: Ricardo Toscani
PUBLICIDADE

Capa tricolor, sacola de feira e bigodão: com bom humor e criatividade, Super Tosca ajuda internautas a comer melhor e a evitar que ingredientes acabem indo parar no lixo por falta de ideias. Criação do fotógrafo e cozinheiro Ricardo Toscani, o personagem é a estrela da série de vídeos culinários "Super Tosca contra o desperdício", que estreou em novembro no canal Nossa, do UOL. Estronogonofe com sobras de churrasco, panqueca com a carne moída de ontem e pizza com molho de tomates quase para vencer são algumas das receitas já apresentadas por esse herói da cozinha.

Risoto de linguiça com alho poró l Super Tosca contra o desperdício www.youtube.com

"Super Tosca é o homem dono de casa, aquele com o poder de olhar para a geladeira e salvar os ingredientes contra o terrível mal do desperdício. Potinhos perdidos na geladeira viram travessas que vão ao forno e voltam como novos potinhos, que viram recheios de panquecas, sanduíches, tortas ou quiches", define Toscani, vencedor do primeiro reality show Tastemakers, a competição, em 2018.

A seguir, Ricardo Toscani/Super Tosca ensina três receitas para não dar chance ao desperdício de alimentos na sua cozinha.

Receita de batata frita assada

travessa de madeira com diferentes tipos de batatas assadas cortadas em palito

Você pode assar diferentes tipos de batata, mas não misture variedades na mesma assadeira, porque os tempos de cozimento não são iguais.

Foto: Ricardo Toscani

"Batatas tristes podem mudar o humor com poucos minutos de forno. São um excelente acompanhamento, mas sozinhas também fazem a festa.

Corte as batatas em palitos. Disponha os palitos numa assadeira, deixando um espacinho para circular o ar e as batatas ficarem crocantes, como neste vídeo.

Azeite, pimenta e sal já temperam muito bem, mas se adicionar um pouco de vinagre, tomilho, alecrim, elas ficarão saborosíssimas. Com um pouquinho de bicarbonato (1 colher de chá), elas ficam mais crocantes. Olho no forno, 10 minutos dá para dar aquela espiadinha, para virá-las e cuidar por mais 10 minutos.

Cada tipo de batata tem um tempo de cozimento – doce, baroa, inglesa –, o importante é que na mesma assadeira você coloque batatas do mesmo tipo."

Receita de Yakisobras - o yakisoba com sobras

wok com yakisoba sem macarrao

A couve entra por último, com o fogo já apagado, para ficar mais crocante.

Foto: Ricardo Toscani

"Repolho sempre tem na geladeira, até porque ele dura bastante e a gente vai esquecendo dele lá no fundo e, do nada, ou quando não tem nada, ele sobra na geladeira.

Daí é só misturar com outros clássicos das gavetas: cebola, gengibre, cenoura e couve.

Pico tudo, capricho nos cortes, cebola em meias-luas, cenouras em tiras, couve e repolho fininhos. Refogo o gengibre, talos de couve, cebola em óleo de gergelim, adiciono a cenoura, uma calabresa, shoyu pra fazer as vezes de um sal e, por último, a couve, para ela cozinhar sem fogo, só no vapor, e ficar mais crocante.

Nesse dia, servi sem macarrão e minha filha me indagou:

– Pai, sem macarrão?
– Sim, esse é um yakisobra e não sobrou macarrão.

Mas você pode adicionar macarrão."

Receita de molho curinga expresso de tomates

Você pode crescentar ervas diretamente ao molho, colocar as folhinhas em uma trouxinha de tecido ou, ainda, dentro de um infusor de chá, como esse, de metal.

Foto: Ricardo Toscani

"Esse é o clássico do planejamento da cozinha. Molho de tomate é a carta na manga para várias refeições na semana, do macarrão ao sugo ao estrogonofe. Para mim, é mais importante ter um bom molho na geladeira do que feijão pronto para semana. Tomates estragando é molho, isso vale para frutas, só que na versão geleias.

Aí é pegar todos tomates, fazer cortes em cruz nas peles, na parte de cima e de baixo. Jogue em água fervente e 3 minutos depois já pode tirar a pele dos tomates.

Cebola, alho para refogar, gosto de colocar açúcar mascavo para tirar a acidez do molho, coloco os tomates, uma lata de tomates pelados e uma medida de água (coloco na própria lata, aproveito até para lavar a lata antes de colocar no lixo reciclável).

Coloco ervas frescas, manjericão, orégano e louro. Sal e pimenta.

Quando os produtos estão estragando, as proporções não são tão exatas, mas você pode seguir esses parâmetros:

3 tomates
2 cebolas
3 dentes de alho
A lata de tomate pelado entra para dar cor e mais volume ao molho.

Nessa receita da foto foram usados 7 tomates, 5 cebolas, 5 dentes de alho."

Para ver o vídeo em que Super Tosca prepara o molho expresso para usar no estrogonofe com sobras de churrasco, clique aqui.




Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE