Lifestyle

Design lúdico com formas orgânicas e cores pastel: a nova onda na decoração

A busca por tornar o lar um espaço de escape e conforto em tempos de pandemia tem feito surgir um novo estilo de decor focado em elementos lúdicos e na suavidade. Saiba onde comprar espelhos ondulados, tapetes divertidos, velas criativas e outros itens para entrar nessa tendência.

Foto: Violaine Carossino
PUBLICIDADE

Nunca passamos tanto tempo em casa como no último ano. Com o home office se tornando norma para muitos e as saídas por lazer ficando restritas devido à pandemia, passamos grande parte do nosso tempo rodeados pelas mesmas paredes. Com isso, um estilo inusitado de decoração tem ganhado admiradores no mundo todo. Ainda sem um nome definido oficialmente, ele é marcado principalmente por cores pastel, formas orgânicas e elementos lúdicos


No Pinterest, dá para achar inúmeras referências procurando por "funky pastel home" ou "eclectic pastel home". Já no Instagram, a maior referência é o perfil Home Dreaming, que já conquistou mais de 159 mil seguidores com a sua curadoria caprichada de quartos, salas e cozinhas que seguem esse estilo. O fato é que essa ainda é uma categoria de decoração em construção, sendo elaborada coletivamente por todos que buscam trazer um pouco de escapismo e ternura para dentro de suas casas.

Se colocados lado a lado, cada ambiente que segue esse estilo reflete uma personalidade muito própria, mas alguns elementos definitivos acabam por reuni-los dentro de uma estética marcante. Não há espaço para móveis austeros e cores sóbrias demais. A ordem é fugir do convencional, bebendo referências dos anos 1970 e 1980 (como o Memphis Group, por exemplo), porém sempre se utilizando de tons suaves que, por muito tempo, foram consideradas infantis. A ideia é, justamente, garantir conforto ao olhar apostando em formas curvas irregulares e tons adocicados.

PUBLICIDADE


Enquanto na Europa já pipocam diversas lojas especializadas em itens de decoração que seguem essa linha, por aqui temos pequenos ateliês que embarcaram nessa onda produzindo espelhos diferentões, velas criativas e todo tipo de cerâmicas excêntricas. As lojas de garimpo também são um ótimo caminho para encontrar objetos com um design que foge do óbvio. Só é preciso ficar de olho, pois a oferta ainda é baixa e, com isso, os estoques acabam se esgotando rápido – mas volta e meia reposições são anunciadas nas redes sociais.

Misturando diversas referências que passam pelo retrô e pelo kidcore, o estilo traz cores e formas lúdicas para os universos do design, da moda e da beleza. Seria a tendência uma manifestação sintomática de otimismo ou uma vontade escapista contra tempos sombrios?


A seguir, uma seleção de lojas nacionais com peças arrojadas que vão fazer toda a diferença no seu ambiente funky pastel. A dica é combiná-los com quadros, vasos, luminárias, móveis e outros elementos candy colour para criar essa atmosfera afetuosamente divertida que tem feito tanto sucesso. Uma dose de branco e de tons creme também é super bem-vinda para garantir uma harmoniosa suavidade no mix de cores.

PUBLICIDADE

Espelhos ondulados decorados

Reprodução / Nath Araújo

Objetos lúdicos de cerâmica

Divulgação / Ceramiquinho

Velas decorativas com formatos criativos

Divulgação / Candle Crush

Tapetes divertidos

Divulgação / Tapete Torto

Objetos de decoração vintage 

Divulgacão / A Casa Cajú

Poltronas e sofás arredondados

Divulgação / Westwing

Outros objetos lúdicos 

Divulgação / Estúdio Fera



Misturando diversas referências que passam pelo retrô e pelo kidcore, o estilo traz cores e formas lúdicas para os universos do design, da moda e da beleza. Seria a tendência uma manifestação sintomática de otimismo ou uma vontade escapista contra tempos sombrios?


Torcidas, de escultura humana, onduladas, em cores intensas e pastel... Imaginação é o que não falta atualmente na produção de velas artesanais. Veja opções para trazer mais charme para a sua casa ou escritório.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE