Ícone da arquitetura, Frank Gehry morre aos 96 anos
Frank Gehry venceu o Prêmio Pritzker em 1989 e foi responsável pelo projeto do edifício da Fundação Louis Vuitton, em Paris.
Morreu nesta sexta (5/12) Frank Gehry, um dos arquitetos mais influentes do mundo. A informação foi confirmada pelo jornal The New York Times e, segundo a publicação, ele morreu em sua casa na Califórnia, após uma doença respiratória.
Nascido no Canadá, Gehry tornou-se cidadão dos Estados Unidos em 1950, onde cursou arquitetura na Universidade do Sul da Califórnia.
LEIA TAMBÉM: CRISTIANO MASCARO REVISITA O INÍCIO DA CARREIRA NA FOTOGRAFIA EM EXPOSIÇÃO

Museu Guggenheim Bilbao, na Espanha. Getty Images
Entre seus edifícios mais famosos, aparece o Museu Guggenheim Bilbao, na Espanha, concluído e inaugurado em 1997. Com arquitetura escultural, o prédio foi considerado um dos mais importantes do século 20. Gehry foi laureado com o Prêmio Pritzker – considerado o Nobel da arquitetura – em 1989.
O arquiteto também mantinha parceria com a Louis Vuitton e foi responsável pelo projeto da Fundação da marca, em Paris, aberta em 2014. Em 2024, a grife francesa celebrou a colaboração de longa data com Gehry em uma mostra no Balcon d’Honneur do Grand Palais.

Na foto, edifício da Fundação Louis Vuitton, em Paris. Foto: Getty Images
“Estou profundamente triste com o falecimento de Frank Gehry, de quem perco um amigo muito querido e por quem sempre nutrirei uma admiração infinita. Devo a ele uma das parcerias criativas mais longas, intensas e ambiciosas que já tive o privilégio de vivenciar. Sua obra, coroada pelo Prêmio Pritzker, é imensa. Ele permanecerá como um gênio da leveza, da transparência e da graça”, lamentou, em nota, Bernard Arnault, presidente e CEO da LVMH.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



