• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Lifestyle

Um manjar para Iemanjá

Que tal preparar uma sobremesa em homenagem à rainha do mar neste 2 de fevereiro?

Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Dia 2 de fevereiro costuma ser de festa à beira da praia. É o dia de Iemanjá, comemorado em vários pontos do litoral brasileiro. Com essa pandemia que não dá trégua, no entanto, festas tradicionais foram canceladas pelo segundo ano consecutivo, como é o caso da celebração na praia do Rio Vermelho, em Salvador (BA).

Mas perto ou longe do mar você pode homenagear a rainha das águas com um belo manjar de coco, sobremesa muito do agrado dessa divindade. Confira a receita da chef e banqueteira Rita Atrib, proprietária do bufê Petit Comité e da Petit Comité Rotisserie.

Receita de manjar de coco e ameixas

Rendimento: 10 porções

Tempo de preparo: 40 min

Ingredientes

Manjar
1 xícara de coco ralado
200 ml de leite de coco
1 lata de leite condensado
3 xícaras de leite integral
½ xícara de amido de milho

Calda
4 xícaras de água
2 xícaras de açúcar
200 g de ameixa preta sem caroço
2 cravos-da-índia (opcional)
1 pedaço de canela em pau (opcional)

Modo de preparo

Manjar
1. Coloque todos os ingredientes em uma panela e misture bem. Leve ao fogo baixo, mexendo ininterruptamente até ferver e engrossar. Reserve.

2. Unte uma fôrma de pudim de 22 cm de diâmetro com um pouquinho de óleo ou água e despeje o creme. Dê umas batidinhas de leve com o fundo da fôrma contra uma superfície, para evitar a formação de bolhas.

3. Cubra a fôrma com filme-plástico, com a mistura ainda quente para evitar que se forme uma película, e leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas.

Calda
1. Leve ao fogo a água e o açúcar até engrossar um pouco.

2. Adicione as ameixas e as especiarias e deixe ferver mais um pouco, até a calda encorpar e as ameixas amolecerem e quase começarem a desmanchar. Deixe esfriar.

Montagem
1. Desenforme o pudim em prato próprio para sobremesa e coloque um pouco da calda de ameixas. Sirva o restante da calda à parte.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.