Olha ele aí de novo: o último Mercúrio retrógrado do ano
Confira uma visão geral do período, que começa no dia 10 de setembro, e veja as dicas para aproveitar melhor essa fase, de acordo com cada signo.
Neste sábado, dia 10 de setembro, começa a última temporada de Mercúrio retrógrado do ano. Aliás, até 2 de outubro estaremos sob a influência de vários trânsitos astrológicos interessantes que irão colocar nossos pés bem firmes no chão, para beneficiar os nossos planos de longo prazo.
Curiosamente, todas as retrogradações de 2022 começam em signos regidos pelo elemento Ar. Elas têm trabalhado fortemente a nossa flexibilidade, a nossa administração da ansiedade, a criatividade para pensar em novas formas de resolver problemas e a nossa comunicação, além de estimularem a prática do exercício de lidar com pessoas que pensam diferente de nós.
A retrogradação de Mercúrio que acontece agora começa em Libra e termina em Virgem, e, de um modo geral, requer um exercício de calma para esperar o momento certo para agir – preferencialmente com agilidade, bons acordos, cordialidade, consideração pela vontade do outro, leveza e bom humor.
Libra é o signo ligado aos nossos relacionamentos e, por isso, haverá bastante foco nesse assunto, não só em termos amorosos, mas também vínculos e contratos em geral. Na hora de tomar decisões, evite ficar preso na indecisão e lembre-se de que não tem como agradar a todos.
Também não é a hora de alimentar fantasias de um cenário perfeito, pois isso é uma receita certa para viver a desilusão, principalmente no amor. É preciso ter bom humor para lidar com as diferenças, compaixão para aceitar a realidade e fazer bons acordos para um relacionamento dar certo. Praticidade e estabelecer limites serão a chave durante esse período.
Cuidado com o radicalismo e reflita antes de agir por impulso. Esta vida pede um exercício constante de equilíbrio daquilo que você e o outro querem, do fazer junto ou sozinho, de ser independente e se permitir aceitar ajuda, de ir atrás de metas e de estar receptivo para o que vier.
Vale lembrar que toda retrogradação favorece a reflexão e ordenação de ideias. Esteja, portanto, aberto a alterar planos pré-estabelecidos. Sim, existem momentos em que tudo parece dar errado, ou de muita confusão e sensação de que não há fim para os problemas, mas é assim que a gente consegue olhar para o que precisa de manutenção. Agora é a chance de reorganizar os pensamentos e se preparar para aquilo que você quer pôr em prática no fim do ano.
Mas nem tudo é só confusão e observação. Temos também breves momentos de clareza e oportunidades de ação.
Datas importantes para aproveitar este Mercúrio retrógrado ao máximo:
20 de setembro
Um sextil entre a Lua em Leão e Mercúrio em Libra apresenta uma chance para você compreender o que você quer, através de experiências que alegram o seu coração.
22 de setembro
O Sol entra em Libra, entrando em conjunção com Mercúrio, oferecendo um momento de muita clareza. Você entenderá no que você precisa mexer para trabalhar um problema recorrente, arrancando o mal pela raiz e, inclusive, viver mudanças significativas em suas relações.
23 de setembro
Mercúrio transita de volta para Virgem, mudando o foco de organização das ideias para a prática. Entre os dias 20 e 27, passaremos por um período que serve para desmistificar fantasias e encarar a realidade das coisas. Encare as desilusões com bom humor.
25 de setembro
A Lua Nova em Libra revela aquilo que urgentemente precisa de mais beleza e harmonia em sua vida. Tenha paciência, pois tudo se resolve no seu tempo, uma vez que tomamos consciência do que precisa ser equilibrado.
26 de setembro
Momento propício para fazer grandes faxinas na vida. Esteja aberto ao que você não compreende, não tente forçar os outros a serem como você e exerça a compaixão. É a hora de ter conversas transformadoras e trazer algo mais saudável para a sua realidade em todos os sentidos.
2 de outubro
Mercúrio entra em movimento direto, no mesmo dia da Lua Crescente em Capricórnio, símbolo da construção de projetos de longo prazo. É possível chegar longe equilibrando sonhos com a realidade, unindo o invisível com o visível, o espiritual com o material.
16 de outubro
É nesse dia que Mercúrio sai de sua trajetória de retrogradação de verdade, abrindo um novo caminho. Viver a mudança é bom e a gente gosta.
Dicas para fluir de modo mais suave pelo período de Mercúrio retrógrado, de acordo com seu signo:
Áries
Os seus relacionamentos serão um grande foco, pedindo constantemente sua atenção. É preciso dizer claramente o que você quer, criar espaço para ouvir o outro e ceder de vez em quando. Você não precisa adivinhar o que está na cabeça do outro, basta praticar o diálogo.
Touro
É preciso deixar rolar, sem querer controlar tudo e pensar demais. Deixar o flow acontecer e apenas organizar aquilo que cabe a nós, é menos cansativo e mais eficaz. Estabeleça limites e evite tentar controlar o incontrolável.
Gêmeos
Reflita sobre suas suas reais vontades. Suas escolhas te libertam ou te aprisionam? Optar por não se comprometer com algo pode trazer uma falsa sensação de liberdade. O compromisso com a realização do que alegra o nosso coração dá trabalho, mas pelo menos vivemos a liberdade de fazer algo que queremos.
Câncer
É preciso expressar e compreender o que sentimos a fim de dissolver emoções negativas, pois sem isso não conseguimos criar a realidade que tanto sonhamos. O momento pede que você reorganize a vida para se aproximar do que almeja.
Leão
No que você desperdiça sua energia? O período pede que você transforme dispersão em concentração. Falar sobre suas ideias pode dar uma satisfação temporária, mas usar esse tempo para pesquisar e entender mais do assunto pode ser mais favorável.
Virgem
A afobação ou o desejo de deixar tudo do jeito que você quer, sem abertura para algo diferente, pode fazer com que você tenha que rever seus planos até perceber que existem outros caminhos e novas formas de enxergar um problema. Evite se prender a ideias fixas.
Libra
O que você quer? A energia empolgante que surge ao explorar novas ideias em boa companhia pode fazer com que você se esqueça de suas prioridades. Aproveite o período para aparar arestas e eliminar bloqueios repetitivos que freiam o seu movimento, principalmente na hora em que eles aparecem na sua frente.
Escorpião
Ideias visionárias que você tem ignorado podem dar as caras novamente. Talvez seja a hora de organizar a sua vida, a fim de criar espaço para que elas possam se tornar realidade. Não ignore a sua intuição com racionalidade excessiva, mas mantenha os pés no chão para não ficar imaginando coisas.
Sagitário
Existe uma linha tênue entre a autoconfiança e a arrogância. Em um estado estamos com os olhos abertos e, no outro, fechados. Em um caso ouvimos o outro e, no outro, estamos com os ouvidos tapados. Cuidado para não tropeçar na empolgação e ouvir um “eu falei”.
Capricórnio
A procrastinação pode ser um tema recorrente durante esse período. Trabalhar o emocional pode ser a chave nos momentos em que você estiver estagnado em caprichos impossíveis. Ser constantemente bom o suficiente pode te dar maior maestria num assunto do que tentar acertar cada passo com perfeição.
Aquário
A quebra de paradigmas será forte durante a retrogradação. Esteja aberto a aprender como se você não soubesse nada do assunto em questão. Muitas vezes, a resposta está na simplicidade. Às vezes não precisamos saber tudo, basta praticar o pouco que sabemos.
Peixes
Pensamentos que você preferia esconder ou evitar podem dar as caras. Procure lidar com eles de forma prática, dissolvendo-os com calma e os pés no chão. Tudo tem solução e, às vezes, é preciso mergulhar no problema para enxergar as respostas.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes