Mercúrio retrógrado está de volta!
Revisões, organizaçõa e foco na criatividade: saiba como lidar com o segundo Mercúrio retrógrado de 2024.
De 5 de agosto a 28 de agosto, Mercúrio transita em movimento retrógrado pelos signos de Virgem e Leão. E tudo indica que vai ter muita surpresa vindo por aí.
Como muitos já devem saber, Mercúrio é o planeta ligado à comunicação, processos mentais, transportes e comércio. E mesmo que todos os outros astros considerados planetas na astrologia (menos o Sol e a Lua) entrem eventualmente em movimento retrógrado, Mercúrio acabou se tornando o mais popular, talvez pela sua proximidade com o nosso cotidiano ou a sua alta frequência de retrogradação, que é em torno de três a quatro vezes por ano.
Leia também:
Horóscopo de agosto: bom dia para quem?
Mas quero que fique claro que não é motivo para alarde, e que uma retrogradação não é sinônimo de caos e confusão, mas sim de oportunidade para refinar e ajustar. Inclusive, para quem tem Mercúrio retrógrado no mapa astral, pode ser um período bem produtivo, afinal, se a pedida do momento é revisão e atenção ao detalhe, essa pessoa já é supertreinada nisso.
Mercúrio retrógrado em Virgem: o fim de um ciclo
Mercúrio retrógrado passa por dois signos. Entre os dias 5 e 14 de agosto, transita pelo signo de Virgem, finalizando o ciclo de retrogradações pelos signos do elemento Terra, que começou em 2022. Durante esse ciclo tivemos e teremos revelações, revisões e muita reavaliação sobre assuntos práticos ligados à matéria: dinheiro, construção, organização, negócios, o cuidado com o meio ambiente etc.
Em termos gerais, com a retrogradação iniciando em Virgem, vem um período de organizar e aparar arestas, principalmente no ambiente de trabalho. Vale a pena verificar algumas vezes as entregas, os prazos e os contratos. De repente você percebe que pode renegociar o juros de um empréstimo numa promoção ou nota que pode cancelar alguma assinatura que não faz mais sentido no seu orçamento.
Vale também aproveitar essa fase para checar se a saúde está em dia ou reajustar a rotina para encaixar mais exercícios, momentos de descanso, meditação e uma alimentação mais saudável.
Mercúrio retrógrado em Leão: reveja suas prioridades
Leão recebe Mercúrio retrógrado entre os dias 14 e 28 de agosto, uma fase que pede um pouco mais de descontração e foco na criatividade.
A constelação de Leão tem passado por alguns trânsitos que tiram um pouco o foco do palco para cuidar melhor do backstage. Leão está ligado à nossa identidade e, com o objetivo refinar nosso brilho no palco da vida, os planetas estão trazendo estímulos para voltarmos o olhar para dentro, para limpar o que está ofuscando a expressão pessoal.
Leia também:
A Lua nos signos
Aproveite esses dias para explorar mais os seus talentos, no sentido de compreender os freios para o seu total florescimento. Procure, por exemplo, entender o que está por trás da timidez de aparecer. Dedique um tempo para se expressar em sua arte, pois todos nós temos alguma forma de traduzir o invisível em algo belo, seja através da culinária, da pintura, da escrita ou do que o coração mandar.
Outros trânsitos marcantes
Vamos ao início, no período que antecede e prepara o terreno para a retrogradação. Desde a metade de julho você pode ter redescoberto paixões ou percebido o trabalho ou hobby que realmente te anima. Na Lua Cheia em Capricórnio no dia 21 de julho, ficou claro o que precisa ser feito para conseguir se realizar dentro dessas atividades.
Vênus e Mercúrio em Leão trouxeram alegria, agilidade e criatividade para explorar temas criativos. A vida ganhou mais cor e você obteve mais perspectiva. No dia 4 de agosto, temos a Lua Nova em Leão, um momento importante, brilhante, que simboliza o pontapé inicial para essas empreitadas criativas.
Mas, no dia seguinte, Mercúrio entra em movimento retrógrado, e Vênus entra em Virgem, o analítico detalhista. Do nada somos enviados para o backstage para verificar se o figurino está em dia e limpar o camarim. Isso é bom, mas quebra um pouco aquela onda glamourosa que estava no ar, só para avisar. A análise mais chata vem no dia 7 de agosto, quando Vênus e Mercúrio se unem em Virgem. Críticas construtivas serão bem vindas, mas não se deixe levar por excessos.
Prepare-se para a seguinte sequência de fortes quadraturas, que pedem movimento e para encarar desafios e crescimento.
No dia 14 de agosto, Marte e Júpiter em Gêmeos, que já estavam se aproximando, entram em conjunção, formando quadratura com Saturno em Peixes. Esse trânsito é superforte e merece um texto por si só, mas em torno desse dia podemos ter ideias incríveis. Coragem de fazer algo em que realmente acreditamos, não faltará.
A energia pode ser melhor aproveitada se você tirar o foco do mundo externo, das expectativas da sociedade e do ego. Olhe para dentro, use a sua individualidade como referência para não se deixar levar por megalomanias de poder. Lembre-se: todas as pessoas têm o seu papel no mundo, mesmo que você discorde delas, ninguém tem maior valor que ninguém.
Em 17 de agosto, Mercúrio retrógrado em Leão forma quadratura com Urano em Touro. É muito provável que ideias sejam repensadas em torno dessa data. Do nada surgem pensamentos e visões que podem te ajudar a melhorar algo que você criou antes. Libertações e renovações importantes podem impulsionar seus planos. Solucionar problemas aqui não é uma simples questão de praticar o oposto do que você fazia antes, mas, sim, descobrir um terceiro caminho. Olhe para os seus freios e busque ter clareza sobre eles.
Leia também:
A Vênus nos signos
No dia seguinte, Mercúrio retrógrado entra em conjunção com o Sol, formando quadratura com Urano. Saturno, Júpiter e Vênus também se alinham em um T-square. É um dia com uma energia fortíssima, que requer uma mente aberta para explorar novos caminhos, novas formas de ser, seguindo pelo caminho mais simples, mais autêntico do seu ser.
Você gosta do que você gosta, você é quem você é, e ponto final. O que você escondeu até hoje do seu palco? Qual é a voz que grita dentro de você que quer se expressar e ser reconhecida? O que ela realmente quer? Nesse dia, ela grita mais que nunca, então ouça. No dia 19 de agosto, o Sol continua em quadratura com Urano, querendo mais é que você se liberte e brilhe do seu jeito.
No dia 28 de agosto, Mercúrio entra em movimento direto, e o que estava confuso, começa a ficar mais claro.
Mercúrio forma novamente quadratura com Urano no dia 6 de setembro. Nesse dia, você poderá enxergar com maior nitidez como desenvolver as ideias e planos mais inovadores e aventureiros que você teve em julho. Um novo jeito de se expressar, que passou por várias limpezas e revisões, começa a tomar forma.
No dia 12 de setembro, saímos oficialmente da retrogradação, e Mercúrio em Virgem inicia uma nova fase, um novo caminho. Espero que seja o começo de uma vida com mais espaço para você viver com alegria e mais integrada com suas paixões.
Masumi Suginoshita é criadora do site www.astromasumi.com, mãe, taurina e adora autoconhecimento e espiritualidade. Em seu trabalho, ela auxilia seus clientes a enxergar seus potenciais e a compreender os aprendizados de suas jornadas, através de ferramentas como astrologia, tarô, herbalismo, alquimia e terapia floral.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes