Mercúrio retrógrado avisa: é hora de pôr ordem na casa!

O terceiro Mercúrio retrógrado do ano vai de 23 de agosto a 15 de setembro. Mas não precisa temer: veja aqui como atravessar esse período da melhor maneira possível.


Mercúrio retrógrado: ilustração com mulher, planeta e pássaro
Ilustração: Mariana Baptista



Do dia 23 de agosto a 15 de setembro, chegamos a mais um ciclo de retrogradação de Mercúrio, o planeta ligado à comunicação e organização. Mercúrio retrógrado acontece aproximadamente três vezes ao ano, mas em 2023 são quatro! Atualmente, estamos no terceiro evento, que se passará no signo de Virgem. 

O curioso é que são todos em signos ligados ao elemento Terra. O primeiro foi em Capricórnio, o segundo, em Touro, este, em Virgem, e o último de 2023, que virá em dezembro, será em Capricórnio novamente. Ou seja, 2023 é um ano em que questões materiais estão mais marcantes e pedindo revisões. Nosso corpo, dinheiro, saúde, projetos de longo prazo, empreendimentos, todos esses assuntos estão passando por grandes análises e reajustes. Juntando essa informação ao fato do Nodo Norte estar em Áries, esses ajustes têm muito a ver com o senso de iniciativa e percepção de que se você não cuidar do que é importante para você, ninguém o fará!

Só um parênteses para lembrar: Mercúrio não está realmente andando para trás: a retrogradação é um fenômeno em que um planeta aparentemente está se movimentando no sentido contrário em relação à Terra por causa de uma ilusão de ótica. 

Leia mais:
O que é o temido Mercúrio retrógrado

Todos os planetas, exceto o Sol e a Lua, passam por retrogradações e todos causam algum impacto, mas por Mercúrio ser um planeta ligado a questões do dia a dia, a gente acaba se ligando mais em seus efeitos. É o planeta regente de Gêmeos e Virgem, ligado à comunicação, agilidade, criatividade, curiosidade, organização, saúde e ao ritmo. Essas qualidades, expressas em desequilíbrio ou na sombra, podem ser vividas como desorganização, falta de foco, overthinking, falta de criatividade e flexibilidade e perfeccionismo, entre outras classificações. 

Na época da retrogradação, as sombras de Mercúrio ficam mais evidentes, justamente para que possamos fazer os ajustes necessários durante esse período. Portanto, se surgir alguma trava ou imprevisto, vale a pena parar para refletir e consertar de vez o problema, para poder seguir em frente de forma fluida e melhorada quando Mercúrio retornar ao movimento direto.

Como aproveitar o período de Mercúrio retrógrado da forma mais produtiva possível?

Vamos aos trânsitos para você entender como aproveitar esse ciclo. A retrogradação começa dentro do ciclo da Lua Nova em Leão, que ocorreu dia 16 de agosto. Durante esse período de aproximadamente quatro semanas, seremos convidados e desafiados a expressar nossa identidade, nosso brilho pessoal, a ser o protagonista de nossas vidas. 

Como a retrogradação acontece no signo de Virgem, o foco dessas melhorias do ciclo da Lua Nova em Leão estará muito ligado ao trabalho, rotina, saúde e qualidade de vida. 

Por isso, abraçar esse exercício de polimento da conexão com a identidade será fundamental para ser bem-sucedido em suas empreitadas, arrasar no que faz, brilhar no seu trabalho, se realizar com o que você gosta e, tudo isso, sempre pensando em adicionar mais prazer ao seu cotidiano. 

É um ciclo que serve para deixar a sua vida mais a sua cara – materialmente, emocionalmente, mentalmente e espiritualmente –, de um jeito saudável e sustentável. 

Detalhe para ficar atento durante todo o período: resolva as questões e os bloqueios que surgem na sua origem, pois Saturno está retrógrado em Peixes. Não adianta ficar apenas nas frases de afirmação ou mantras. É preciso mergulhar a fundo e perceber e curar os traumas que existem por trás de bloqueios e problemas repetitivos.  

Durante a retrogradação, é provável que rolem momentos de pique de velocidade alternados de pausas em que é necessário se recolher e silenciar um pouco a mente. Isso pode ser um pouco estranho depois da fase de muita ação contínua, reorganização da vida, renovação e foco no trabalho vivida entre os dias 7 a 22 de agosto.

Durante essa época, você precisou fazer um grande esforço para alinhar suas ações com o que você acredita, expandir seus horizontes e libertar os sonhos. O resultado que virá de tudo isso pode estar um pouco nebuloso em sua mente, mas com a entrada do Sol em Virgem, no dia 23, gradualmente você pode começar a ganhar mais clareza. Inclusive, nesse dia, você poderá ter insights visionários que surgem do nada, que te ajudam a solucionar problemas de modo que você não imaginava. 

Veja bem, neste ponto não estará tudo em ordem ainda, e nem deve estar, mas Mercúrio retrógrado apontará aos ajustes que precisam ser feitos antes de seguir em frente com suas novas ideias. 

Esta retrogradação vai contar com surpresas repentinas, principalmente na etapa final, com o trígono formado por Mercúrio com Urano. Renovações, rompimentos, desapego de cargas e uma sensação de “basta, não quero mais!” podem surgir. Quanto mais libertação melhor, não? 

Virgem tem a fama de ser manso, mas teremos uma época de aspectos entre Marte e Plutão durante a retrogradação que trará ações firmes, disruptivas, fortes, que trazem fortalecimento e mudança. Haverá momentos que exigirão agilidade e pensamento rápido.

Você precisará de coragem para enfrentar seus medos e mergulhar nas transformações necessárias. Não tem como seguir em frente querendo permanecer o mesmo, e isso é bom. 

Mercúrio retrógrado e os relacionamentos

Durante e após a retrogradação, você passará por muita renovação de ideias, pensamentos, e precisará ter uma mente aberta para entrar nesse novo momento, sem se apegar às dificuldades do passado. Inclusive quando se trata de relacionamentos, pois Vênus entra em movimento direto no dia 3 de setembro, quase duas semanas antes de findar a retrogradação de Mercúrio, em 15 de setembro. É como se esse tempo servisse para deixar a “casa em ordem” antes do amor chegar, ou antes de lidarmos com pessoas em geral. 

Para finalizar, dia 30 setembro, Mercúrio parte do seu ponto inicial de retrogradação para iniciar o novo ciclo de fato. Se tudo der certo, você estará ou estará prestes a colocar seus novos ideais em prática, atrelando suas crenças e filosofias no seu cotidiano. 

Não tenha medo de como esses ajustes podem mudar a sua vida. Eles trarão fortalecimento, fluidez e ordem, de modo que as coisas estarão mais alinhadas com a sua identidade, e você ocupando seu lugar no mundo, do seu jeito. 

Masumi Suginoshita é criadora do site www.astromasumi.com, mãe, taurina e adora autoconhecimento e espiritualidade. Em seu trabalho, ela auxilia seus clientes a enxergar seus potenciais e a compreender os aprendizados de suas jornadas, através de ferramentas como astrologia, tarô, herbalismo, alquimia e terapia floral.

Leia também:
Nodos lunares e Vênus retrógrado: entenda esses trânsitos astrológicos

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes