Nodos lunares e Vênus retrógrado: entenda esses trânsitos astrológicos

O céu de julho registra movimentos importantes em Áries, Libra e Leão. Saiba como isso vai afetar o astral nos próximos meses.


Nodos lunares e Vênus retrógrado
Ilustração: Mariana Baptista



A segunda quinzena de julho marca o início de trânsitos astrológicos importantes, que vão se refletir pelos próximos meses. Ou melhor, no caso dos nodos lunares, pelos próximos anos! 

Confira a seguir todos os detalhes sobre a mudança dos nodos lunares para o eixo Áries e Libra, que acontece nesta segunda-feira (17.07), e sobre a retrogradação de Vênus em Leão, que começa no dia 22 de julho.

Mudança dos nodos lunares para o eixo Áries e Libra

A posição do nodo norte em Áries trará um tema de fundo no desenvolvimento da nossa relação entre o eu e o outro até 11 de janeiro de 2025. Por se tratar de um trânsito longo, talvez você não sinta seus efeitos de forma intensa ou imediata, mas, olhando para trás, você perceberá a sua presença constante na forma de conflitos internos e vontade de quebrar padrões que você não aguenta mais carregar em sua vida. 

O que são os nodos lunares

Os nodos lunares não são planetas nem estrelas, mas sim pontos imaginários, que são localizados com cálculos baseados na posição lunar em relação à Terra. Por isso, não temos a mesma percepção deles como temos dos planetas, como se fossem qualidades nossas. De modo geral, os nodos lunares sempre funcionam como um par, em um eixo, em dois signos complementares. Um aponta para o norte e o outro para o sul. 

Sentimos sua presença como um convite, um chamado, uma motivação externa, uma sensação de zona de conforto em relação aos assuntos do nodo sul e uma curiosidade de querer explorar o assunto apontado pelo nodo norte. O nodo sul mostra o que você sabe fazer bem, levando em conta as características do signo em que ele se posiciona, e o nodo norte indica para onde levamos esse conhecimento.

Resumindo, o norte seria a direção, e o sul nos lembra da necessidade de equilibrar as nossas forças para chegar nesse destino de modo pleno.

Um exemplo do que vivemos recentemente

Para exemplificar e entender melhor essa dinâmica, vamos olhar para o passado. Desde janeiro de 2022 até agora, tivemos a presença dos nodos no eixo Touro-Escorpião, o eixo da matéria e transformação. Essa passagem mostrou a necessidade de trabalhar assuntos ligados ao arquétipo de Touro, a busca pela saúde material, tanto na materialização de ideias quanto na vida financeira, corporal e no autovalor.

Problemas que você enfrentava nesse setor podem ter incomodado mais ou talvez chamado mais a sua atenção por causa da presença do nodo norte em Touro. Assuntos que vão desde descobrir os recursos dos quais você precisa para conquistar o que você quer (porque às vezes a gente acha que precisa de algo, mas, na verdade, precisa resolver outra coisa) até ser proativo e ir atrás do que queremos de modo prático.

Fomos também confrontados com lições de paciência e perseverança e com a percepção de que devagar chegamos longe, mas se não fizermos isso chegamos em lugar nenhum.

Escorpião no nodo sul chamava a atenção para a flexibilidade às mudanças, para a necessidade de se transformar internamente para conseguir materializar o que queremos, trabalhando medos e assumindo nossas forças. Olhando para trás, você deve ter percebido como lidou com o seu dinheiro de uma nova forma, deixou as desculpas de lado para aquele projeto paralelo ou, de repente, mudou a sua aparência física para algo que tem mais a sua cara. 

O que podemos esperar com a presença do nodo norte em Áries até 2025

Tem hora em que a gente precisa lutar, se defender e pensar em si. Tem hora em que a gente precisa ter paciência, maleabilidade e graça. 

Áries traz qualidades essenciais para dar vida à nossa existência. O signo está ligado à nossa coragem, força, sobrevivência e poder de iniciativa. No desequilíbrio, ele traz impulsividade, egoísmo, impaciência e raiva destrutiva. No entanto, esses são fatores que, quando bem dosados, podem servir de forma positiva, e é aí que entra em ação o nodo sul, com a energia libriana. 

Libra está ligado ao equilíbrio e à harmonia, através do olhar por outras perspectivas, da consideração pelo outro, por saber o valor do cultivo dos relacionamentos e da importância da colaboração. O problema surge quando isso se torna um bloqueio para fazer o que você realmente quer sem ligar para o que os outros pensam – algo bem do arquétipo ariano. 

Portanto, com o nodo norte em Áries até 2025, estaremos lidando com o equilíbrio desses dois polos, com ênfase na energia de Áries, que é de ter coragem de se fazer o que se quer. De vez em quando, você será lembrado e corrigido pela energia libriana, caso entre no desequilíbrio de Áries.

Vai ser um período de resolver questões sem enrolação, de modo simples, verdadeiro e direto. De ter coragem de fazer as coisas do seu jeito. Você verá a importância de ser um pouco egoísta às vezes, em prol da sua sobrevivência, seja canalizando a sua energia para o que realmente te interessa em vez de gastar tempo com obrigações sociais e pessoas que esperam resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas, seja escolhendo um caminho mais audacioso, mesmo que as pessoas do seu convívio possam estranhar isso. 

Você também será confrontado com as consequências da sua insensibilidade, de atitudes extremas e ações excessivamente individualistas, ou ainda pela falta de garra e coragem ou  por suas escolhas. E terá de avaliar tudo isso e se ajustar em prol de uma vida mais harmoniosa.  

A ligação da mudança dos nodos com os eclipses

Apesar do movimento dos nodos ser algo que percebemos de modo sutil, existem momentos em que sentimos a necessidade mais urgente de fazer ajustes ligados aos temas, que ocorrem durante os eclipses, pois os dois estão interligados. A migração dos nodos lunares para eixo Áries-Libra indica a mudança dos eclipses para esses signos também. 

Em abril deste ano, tivemos o início da mudança para um novo ciclo com o eclipse da Lua Nova em Áries. Em outubro, teremos o eclipse da Lua Nova em Libra e também o último eclipse do ciclo de eixo Touro-Escorpião, o da Lua Cheia em Touro.

Vênus retrógrado em Leão

Um outro trânsito importante que está para acontecer é a retrogradação de Vênus em Leão, que vai do dia 22 de julho a 3 de setembro

Curioso é passar por essa retrogradação do planeta das relações numa época em que iniciamos nossos aprendizados no eixo Áries-Libra, que fala muito de relacionamentos, da questão do Eu e o Outro. 

Vênus, o planeta ligado ao signo de Libra e Touro, costuma passar um mês por signo, mas sua passagem por Leão é de 5 de junho até 8 de outubro devido ao seu período em movimento retrógrado. 

A retrogradação de Vênus não acontece com uma frequência tão grande como a de Mercúrio, por exemplo, que ocorre três vezes ao ano. Vênus retrógrado aconteceu da última vez em dezembro de 2021, em Capricórnio e, depois deste ano, a próxima será só em março de 2025, em Áries. 

Leia também:
O que é Mercúrio retrógrado

Vênus fala dos relacionamentos, da beleza, harmonia, sensualidade, da energia feminina e receptividade. Durante a sua retrogradação, vamos questionar esses temas e até de forma intensa, pois o planeta formará aspectos críticos durante essa passagem e teremos lunações intensas, que irão mexer com assuntos profundos. 

Um exemplo é a quadratura entre Urano e Vênus, que renova os relacionamentos, rompendo com os pesos, buscando novos grupos e trazendo atitudes inesperadas de pessoas. Já passamos por isso no dia 2 de julho – talvez você se lembre de algum acontecimento marcante desse período. Por causa da retrogradação, vamos passar novamente por esse aspecto nos dias 9 de agosto e 29 de setembro. É possível que você repense ou chegue a uma nova solução para o que surgiu em julho durante esses dias. 

Lembrando que esses choques de renovação de Urano nunca vêm da forma que esperamos. Vivemos uma época de supervalorização da individualidade e de fazer tudo sozinho e independentemente, então, uma renovação pode ser um chamado para a parceria, a colaboração e a noção de que somos seres sociais, que precisam de um ao outro para sobreviver. Observando por esse contexto, a retrogradação de Vênus poderá mostrar que precisamos aprender a conviver, não ter medo de pedir ajuda e chegarmos a um consenso para ir além. Tudo isso sem deixar de sermos autênticos e verdadeiros com nós mesmos, sem terceirizar nossas responsabilidades e deixar as escolhas que exigem coragem para trás – o nodo norte em Áries deixa isso claro. 

Vênus também forma quadraturas com Júpiter nos dias 23 de agosto, 3 de setembro e 17 de setembro. Serão momentos em que podemos perceber as idealizações que carregamos em relação às pessoas em nossas vidas, as expectativas irreais que temos dos outros e também podemos enxergar onde estamos infringindo nossos valores na forma como nos relacionamos.

Talvez você sinta vontade de procurar pessoas que acreditam nas mesmas coisas que você ou busque apoio de pessoas assim para ir além, para novos horizontes. Pessoas com as mesmas visões que você ou que acreditam em você, podem te ajudar a concretizar paixões, inclusive. Falando em paixões, elas poderão bater mais forte durante esses dias, te lembrando daquilo que traz prazer e vontade de viver. 

Serão muitos questionamentos e análises, não só por conta de Vênus, mas também porque, no dia 23 de agosto, Mercúrio entrará em movimento retrógrado em Virgem, o superanalítico, e o Sol também passará por esse signo durante uma parte dessa retrogradação. Teremos alguns dias de clareza, como 27 de julho, quando Mercúrio e Vênus formam conjunção, e em torno do dia 13 de agosto, quando Sol e Vênus estão unidos em Leão. 

E, então, no dia 23 de setembro, o Sol entra em Libra, trazendo um mês que ilumina o setor dos relacionamentos, clareando o que estava nebuloso.  

Vênus entra em movimento direto no dia 3 de setembro, mas sua nova trajetória só começa mesmo no dia 7 de outubro. Por isso, aproveite essa longa fase para deixar os seus relacionamentos mais a sua cara. 

Essa reconstrução pode ser, por vezes, solitária. E é nessas horas em que a coragem e autenticidade do nodo norte em Áries se revela. Apegar-se ao velho não é uma boa opção, como vimos com as quadraturas com Urano. 

Invista em conexões que trazem crescimento para você, que elevam a sua energia, e com pessoas que realmente se importam com você. É a mistura de Vênus com a energia do nodo norte em Áries: ser egoísta e ir atrás de quem te faz bem por uma questão de sobrevivência. Não será de um dia para o outro, mas é bom parar para analisar suas amizades, a qualidade de suas relações e ver o que você pode fazer para atrair conexões mais autênticas.

Masumi Suginoshita é criadora do site www.astromasumi.com, mãe, taurina e adora autoconhecimento e espiritualidade. Em seu trabalho, ela auxilia seus clientes a enxergar seus potenciais e a compreender os aprendizados de suas jornadas, através de ferramentas como astrologia, tarô, herbalismo, alquimia e terapia floral.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes