3 livros que ajudam a entender a obra de Oscar Niemeyer

Obra de Oscar Niemeyer, expoente da arquitetura moderna, percorre construções institucionais, residenciais e grandes museus.


Obra de Oscar Niemeyer
Obra de Oscar Niemeyer: livros ajudam a entender trajetória profissional de arquiteto. Foto: Mondadori / Getty Images



Com centenas de projetos, a obra de Oscar Niemeyer alcança edifícios institucionais, residenciais, além de grandes museus. Maior nome da arquitetura no Brasil, ele viveu até os 104 anos e acumulou centenas de projetos de diferentes proporções, que vão do mobiliário ao conjunto de edifícios do Plano Piloto de Brasília – marca de sua trajetória no modernismo.

LEIA TAMBÉM: APÓS 40 ANOS INATIVO, CINE COPAN SERÁ REABERTO COM PEÇA

“É um dos mais relevantes arquitetos brasileiros do século 20, particularmente com relação à arquitetura moderna”, explica Sheila Walbe Ornstein, professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo. “Influenciou gerações de arquitetos no país e no exterior que o seguiram, e também teve impacto no imaginário popular e na arquitetura vernacular”.

Outro aspecto fundamental para entender a sua obra envolve o uso do concreto armado, que permitia as formas curvilíneas de seu traço. “Além de entender muito sobre o tema (concreto armado), ele se associou a pelo menos dois grandes engenheiros civis, grandes calculistas. Joaquim Cardoso, com quem teve uma parceria de longo prazo, que conseguia interpretar os desejos dele de grandes vãos, esbelteza de pilares, proporções. Depois, ele se associou a José Carlos Sussekind, que é o outro grande calculista, que conseguia interpretar as ideias dele com uma maestria exemplar.”

A seguir, a especialista indica três obras que podem ajudar a entender melhor a trajetória e o impacto de Oscar Niemeyer na arquitetura nacional e mundial.

Arquiteturas no Brasil 1900-1990, de Hugo Segawa

Obra de Oscar Niemeyer

Título da Editora da Universidade de São Paulo, Arquiteturas do Brasil faz um panorama do século 20 e analisa os embates ideológicos, as principais realizações e protagonistas da arquitetura nacional, como Niemeyer, Lúcio Costa e Vilanova Artigas. “É um livro do professor e arquiteto Hugo Segawa. Aborda a questão de Brasília de forma cronológica e as atividades do Niemeyer. É uma referência para qualquer estudante de arquitetura”, disse.  

 

História crítica da arquitetura moderna, de Kenneth Frampton

Obra de Oscar Niemeyer

Lançada em 1980, a obra analisa a arquitetura moderna e suas origens. Em edições recentes, o autor explora ainda os efeitos da globalização sobre as construções, assim como a sustentabilidade. “O livro não fala exclusivamente sobre Niemeyer, mas ajuda a entender a arquitetura moderna”, disse. No Brasil, a obra é publicada pela Martins Fontes.

LEIA TAMBÉM: 7 EXPOSIÇÕES EM SÃO PAULO PARA VISITAR EM FEVEREIRO

A Cidade Modernista, uma crítica de Brasília e sua utopia, de James Holston 

Obra de Oscar Niemeyer

“Esse livro fala sobre a origem, principalmente de Brasília, que é o ápice da carreira do Niemeyer, em termos de conjunto construído e da monumentalidade da obra”, disse. “Brasília foi um esforço financeiro, econômico e político monumental. Ele (Holston) faz um estudo baseado em pesquisa sobre como Brasília foi pensada, o Plano Piloto, as superquadras, e o que ela é hoje”. A obra foi publicada no Brasil pela Companhia das Letras. 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes