O que é a Soho House?

Viajamos a Los Angeles para entender tudo sobre a Soho House, o clube exclusivo para membros que abre as portas em São Paulo no fim de junho. Entenda a história aqui!


Soho House, Soho House São Paulo
Soho House Malibu, uma das mais exclusivas do Portfólio. Foto: Divulgação



Se você segue pessoas de algumas bolhas específicas em São Paulo, já deve ter visto alguém falando dela ou postando que foi chamado para ser um dos membros fundadores da primeira casa na cidade, que tem inauguração prevista para este mês. Mas você sabe o que é a Soho House?

Quem é fã de Sex and the City provavelmente já ouviu falar dela. No décimo episódio da sexta temporada, em um dia muito quente na cidade, Samantha Jones encontra uma amiga na rua falando sobre a piscina de um clube. A personagem interpretada por Kim Cattrall, uma das PRs mais famosas de Nova York, tenta virar membro da Soho House, mas é recusada. A casa já estava com capacidade máxima. Ao ir ao banheiro, ela encontra um cartão com o nome de Annabelle Bronstein e se passa pela britânica por alguns dias. O resto é história.

Leia mais: O retorno de Sex and the city

Soho House, Soho House São Paulo

A primeira Soho House, que fica em Londres. Foto: Divulgação

A primeira Soho House foi inaugurada por Nick Jones em 1995, quase 30 anos atrás, na Greek Street, em Londres, reunindo criativos, pessoas que trabalham em diversas áreas e frequentam diferentes tipos de bolhas. Como se você pudesse acessar aquelas festinhas mais íntimas de núcleos diferentes que o seu. A ideia é que a Soho House funcione como um espaço de confraternização, seja na academia, no bar ou nas festas que rolam nos endereços. É um lugar para conhecer novas pessoas. 

Cada uma das 43 casas é diferente, mas acaba seguindo a mesma estética na decoração e até no cardápio dos restaurantes: nas Soho Houses ao redor do mundo, há endereços com hotel, com piscina, com espaço para eventos. Tudo depende da área disponível e do que aquela cidade precisa na concepção da empresa. Um bom restaurante e um bar descolado, no entanto, são denominadores comuns. 

Soho House, Soho House São Paulo

Pratos do Cecconi's, restaurante que faz parte do complexo Soho House. Foto: Divulgação

A comida e a bebida são um episódio à parte: existe uma familiaridade entre os cardápios de todas as Soho Houses, para que os membros se sintam em casa quando visitam cada uma delas – uma casa longe de casa. A culinária local é levada em consideração, mas existem pratos e drinks que podem ser pedidos em todos os lugares. No quesito drinks, tem até historinha pra contar: antes da inauguração de São Paulo, o time de desenvolvimento visitou a cidade e experimentou vários tipos de cachaça até criar o Casa Verde, uma versão nova da caipirinha, que também leva saquê. Ele já está disponível e virou queridinha nas Soho Houses ao redor do mundo!

Em maio, a reportagem da ELLE Brasil visitou as quatro Soho Houses existentes em Los Angeles e, pegando os exemplos de lá, fica claro como cada casa é diferente da outra: na Holloway, o clima era mais descontraído, tinha muita gente trabalhando nos espaços de coworking e o bar ficava lotado todas as noites. No rooftop, alguns sofás serviam de apoio para quem quisesse relaxar, tomar um drink ou até fazer uma reunião.

Soho House, Soho House São Paulo

O terraço da Soho House Holloway, em Los Angeles. Foto: Divulgação

Já a casa de West Hollywood, a primeira inaugurada na cidade estadunidense, a coisa fica um pouco mais fina, com um restaurante chiquérrimo no último andar com uma vista de tirar o fôlego. Algumas vezes por mês, chefs convidados assinam o menu e dá para ver que muita gente da indústria do cinema circula por lá. Em 2024, rolou até after do Oscar em Weho. 

A Soho House de Malibu é pensada especialmente para quem mora na área e é uma das mais exclusivas do portfólio. Os membros globais não podem frequentá-la. Ela fica ao lado do Nobu – restaurante queridinho das celebridades –, tem vista para o mar e um clima mais aconchegante.

Soho House, Soho House São Paulo

A loja Soho Home, em Los Angeles, onde você pode comprar parte da decoração das casas. Foto: Divulgação

Por último, a Soho House Warehouse fica em Downtown, bairro que concentra criativos e jovens. Tem uma academia bem grande, uma piscina que faz sucesso no verão, aulas de yoga especiais e mais de um restaurante, além de cerca de 30 quartos de hotel.

Como será a Soho House São Paulo?

Soho House, Soho House São Paulo

Detalhes da Soho House São Paulo. Foto: Divulgação

Em São Paulo, a Soho House reformou o edifício do antigo hospital Matarazzo, que fica ao lado do Hotel Rosewood e tem vista para o MASP. Será a primeira Soho House da América do Sul e a segunda da América Latina – a primeira foi inaugurada em 2023, na Cidade do México.

No projeto de arquitetura, eles tentaram conservar ao máximo a história do prédio. Então, espere ver janelões com detalhes abaulados e um bem-vindo toque de modernismo brasileiro. A coleção de arte também impressiona: serão cerca de 100 obras produzidas por artistas nacionais, além de móveis e objetos de decoração criados por designers locais. Rola uma vontade de criar um espaço que, além de trazer conforto para os membros globais, também faça sentido no país e para os frequentadores daqui.

Leia mais: Tudo sobre a Soho House, o clube privado de luxo que está chegando ao Brasil

A Soho House São Paulo inaugura no final de junho e os valores anuais variam de 20.650 reais para acesso a todas as casas no mundo e 8.150 reais para acesso ao endereço paulistano. A taxa de entrada, que é revertida em consumação nas casas, é de 3.800 reais para as duas assinaturas. 

Membros abaixo de 27 anos pagam menos – uma tentativa de trazer criativos jovens e que ainda não se estabeleceram no mercado para dentro da casa. A taxa inicial é de 1.630 reais, enquanto a anuidade vai para 8.975 reais, para quem quer frequentar todas as casas, e 5.175 reais para a Soho House São Paulo.

A jornalista Giuliana Mesquita viajou a Los Angeles a convite da Soho House.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes