Tudo sobre a Soho House, o clube privado de luxo que está chegando ao Brasil
Entenda como funciona a Soho House, que reúne artistas e criativos em endereços ultraexclusivos pelo mundo e vai abrir as portas em São Paulo em dezembro.
O burburinho começou há uns meses, foi aumentando e, em julho, finalmente foi confirmado: em dezembro deste ano, o clube privado Soho House abre as portas em São Paulo. Será a estreia na América do Sul e a segunda casa da América Latina (a primeira tem abertura prevista para setembro, na Cidade do México) dessa rede de endereços ultraexclusivos que reúne artistas, criativos, celebridades e abonados em geral ao redor do planeta.
O local escolhido para a empreitada é o projeto Cidade Matarazzo, o megacomplexo de luxo na avenida Paulista, que visa a reurbanização do patrimônio histórico. No edifício construído em 1904, onde funcionou a antiga maternidade do Hospital Matarazzo, a Soho House São Paulo terá 36 quartos, spa, academia, um rooftop bar com piscina de borda infinita, restaurantes e espaços do clube para membros, incluindo áreas ao ar livre em meio aos jardins que circundam o prédio.
Projeto da Soho House na Cidade Matarazzo. Imagem: Divulgação
Apesar da alma globalizada, os clubes procuram manter a personalidade regional. Para o endereço paulistano, o design de interiores terá o trabalho de artesãos e materiais locais, além de uma coleção de arte formada apenas por artistas estabelecidos, formados ou desenvolvidos profissionalmente no Brasil.
Mas, afinal, o que torna a membership da Soho House algo tão cobiçado? Enquanto aguardamos a inauguração brasileira, vamos detalhar o funcionamento da Soho House em Londres, onde tudo começou.
O que é a Soho House?
É um clube privado fundado pelo inglês Nick Jones, que mistura hospedagem, restaurantes, bares e atividades culturais, de lazer e bem-estar. A primeira Soho House foi inaugurada em Londres, em 1995, na Greek Street, no bairro do Soho, daí seu nome. Esqueça, no entanto, a ideia de clube com famílias ao redor da piscina lotada no fim de semana. O objetivo aqui é conectar criativos, artistas e gente de várias áreas interessados em trocar ideias e relaxar de um jeito muito cool. Hoje, só em Londres, há nove endereços da Soho House. São 40, no total, pelo mundo, com a maioria localizada no Reino Unido e nos Estados Unidos.
O que a Soho House oferece?
As casas de Londres são projetadas para oferecer um espaço onde se pode trabalhar e relaxar durante o dia. Mas atenção: a partir das 18h, chega de trabalho! Não é permitido nem ter computadores abertos – tudo para promover a conexão entre os membros.
Essa troca também é estimulada por meio de vários eventos organizados pelas casas. Há sempre workshops artísticos/criativos, incluindo aulas de pintura com vinho, cerâmica, yoga e mais.
Já os bares e restaurantes combinam com a proposta do prédio onde estão inseridos, e cada um tem sua personalidade única. As Soho House, por sinal, são completamente diferentes umas das outras. Algumas têm um visual retrô, como a de White City, que quer ter a energia dos anos 1950. Outras são mais modernas, como a de Shoreditch, que conta com um bar no terraço, uma piscina no centro e um lounge com ambiente íntimo e confortável, repleto de sofás e com luzes baixas.
Há ainda a Soho Farmhouse, em Oxfordshire, a duas horas de Londres (onde Harry Styles já foi visto desfrutando um fim de semana). Esse é um lugar para acalmar e se conectar com a natureza, andar de bike ao redor dos campos e remar a bordo de um caiaque. Também é possível relaxar em um spa com vista para a natureza e alugar cabanas para se hospedar. Lá também acontecem os maiores eventos, incluindo festivais de música e gastronomia.
Mas um dos maiores atrativos da Soho House para seus frequentadores é a privacidade. Não é permitido tirar fotos no local. Quando se entra na parte exclusiva para membros, há funcionários designados para garantir que não haja ninguém com câmeras ligadas.
Quem não é sócio pode frequentar a Soho House?
É possível ir a alguns restaurantes, como os chamados out-of-house, no Reino Unido. Dentro das casas, no entanto, só sendo membro ou acompanhante (cada membro pode levar até três acompanhantes). O Soho House Amsterdam permite a reserva de quartos para não-membros, mas é uma exceção. A quase totalidade das casas exige membership ou a adesão ao Soho Friends (ver abaixo) na hora da reserva.
Como ser membro da Soho House
Há quatro opções de assinatura:
Soho Works: abre as portas dos ambientes designados para trabalhar em algumas casas. Digamos que seja um co-working muito chique, com bônus do networking embutido. A circulação nas casas é restrita a determinados espaços.
Soho Friends: dá descontos nos hotéis e spas da rede e nos bares e restaurantes abertos, além de acesso a algumas atrações, como cinema exclusivo no estilo dos teatros antigos, em Londres. Mas a circulação é restrita aos ambientes externos, ou em alguns casos, só ao primeiro andar das casas.
Soho House: é a assinatura completa, que dá acesso a todas as atrações oferecidas pelas casas. Essa assinatura ainda se divide em três modalidades: Every House (acesso a todos os endereços do mundo), Local House (acesso a apenas um endereço) e Under 27 (assinatura com desconto e benefícios para menores de 27 anos).
Cities without houses: destinada a dar acesso às casas durante viagens e outros benefícios para quem mora em cidades onde não há Soho Houses.
Para ser membro, é preciso pagar uma taxa de inscrição, mais um custo anual, que varia de acordo com a localidade. Em São Paulo, o valor anual será de 20.640 reais por ano, para acesso a todas as Soho Houses ao redor do mundo, e de 8.150 reais por ano, para acesso apenas à Soho House São Paulo.
Já é possível ser membro da Soho House São Paulo?
Os interessados em ser membros da Soho House já podem preencher o formulário disponível no site da Soho House São Paulo. A cobrança é feita só depois que a requisição for aceita.
(Reportagem atualizada em 16 de dezembro de 2023. Preços sujeitos a alterações.)
Leia também:
Por dentro do hamman de um dos melhores spas do mundo
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes