• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Lifestyle

Os significados do solstício de inverno

Autocuidado, instrospecção, aconchego: saiba como se preparar para a noite mais longa do ano e para as semanas frias que estão por vir.

Ilustração: Mariana Baptista
PUBLICIDADE

Dia 21 de junho é dia de solstício de inverno, um momento que acontece uma vez ao ano, cheio de simbologias e energias especiais. No Hemisfério Sul é o início do inverno, a estação ligada à introspecção. É quando temos a noite mais longa do ano, e consequentemente o menor tempo de luz durante o dia. Poderia se dizer que é a hora de nos conectarmos com o nosso interior e cuidar dele. Como tudo na natureza tem uma sincronia mágica, esta data é marcada pela entrada do Sol em Câncer, o signo ligado à família, ao maternar, às emoções e ao aconchego no lar. Tudo a ver com o friozinho.

Energia canceriana

Para nós, no Brasil, a energia do solstício de inverno está conectada ao signo de Câncer, que está ligado ao autocuidado e ao carinho por si mesmo. É uma vibe de mãe, aquela que tem paciência e sabe exatamente do que os filhos precisam para eles crescerem bem.

É um momento de acalmar as nossas águas, de nos conectarmos com as nossas emoções e parar para ouvir o que elas têm a dizer. Vale a pena pegar mais leve, não se forçar a fazer nada, nem se obrigar a ser forte. Nada de pressa ou cobrança nessas horas. Só deixa o sentimento fluir, sem se apegar a nada, como uma mãe que segura o bebê no colo e observa e permite a transição de emoções que passa por ele, mantendo-o quentinho e bem alimentado.

PUBLICIDADE

Ouvir a nossa criança interior, se mimar de um jeito que você sempre quis, fazer as pazes com as mágoas, cuidar de feridas do passado, tudo isso é bem energia canceriana e muito importante para que criemos ligações saudáveis e um sentimento de pertencimento. Não nos sentimos sozinhos por estarmos sozinhos, mas, sim, por abandonarmos parte de nós mesmos para bancar a pessoa forte para sobreviver no mundo.

O mapa astrológico do solstício

Um pouco antes do momento do solstício, haverá a Lua Minguante em Peixes, o que pode ser um tanto quanto intenso para alguns, pedindo leveza para abordar temas profundos. Não vai adiantar pensar muito para resolver as coisas nesse dia, ou tentar entender racionalmente o que você sente ou percebe. Conexão, meditação, um bom incenso ou um óleo essencial de cedro ou mirra podem ser úteis nesse dia.

A Lua entrará algumas horas depois em conjunção com Júpiter em Áries, sem paciência nenhuma e superexplícita na demonstração de suas vontades. Seria legal prestar atenção ao que o coração grita nessas horas, mas sem chutar o balde, apenas aproveitando a energia do solstício para cuidar do que for necessário para que essa vontade possa tomar forma no futuro. Provavelmente você verá que é uma daquelas ideias que você andou postergando, ou que sempre inventa uma desculpa para deixar para lá. Se dá medo é porque você está no caminho certo, rs.

PUBLICIDADE

Se você não souber o que fazer, fique tranquilo, pois as ideias virão, já que com Mercúrio direto em Gêmeos a criatividade estará ao seu lado. Que tal começar a brincar com as possibilidades só para ver no que dá? A diversão é chave para persistir no sonho.

Pulando para os relacionamentos, haverá muitas transformações, com o trígono de Vênus com Plutão retrógrado. Sei que o ser humano geralmente não gosta de mudanças, mas sem alarde aqui. Já rolaram algumas sovadas nesse setor durante as últimas semanas e, se você passou bem por elas, será apenas um momento de mudança para um novo paradigma, o que é sempre incrível.

Só para revisar, Vênus passou recentemente pela conjunção com Urano, revelando repentinamente umas verdades ou assuntos que precisavam ser deixados no passado antes de entrarmos em um novo momento. Depois entrou em quadratura com Saturno retrógrado, trazendo um novo senso de respeito à individualidade do outro, sem fantasias e quebrando expectativas. Que ótimo dia dos namorados foi esse, sem romantismo nenhum, rs. Mas piadas à parte, é muito positivo ver o outro como ele é, sem projeções. Esse processo pode ter trazido um fortalecimento para as suas relações, que se firmarão através de uma nova dinâmica.

PUBLICIDADE

A simbologia da escuridão

O solstício de inverno marca o dia com o maior tempo de escuridão, e favorece um encontro com o que está no âmago da nossa alma, com as feridas mais obscuras e nossos desafios mais profundos. Mas o ápice da escuridão também indica que a cada dia depois do solstício a duração de luz diária vai aumentando, ou seja, que a cada dia que passar, você irá dar um passo para superar e clarear esses pontos que surgirem.

Rituais

Viradas de estação, em geral, são legais para remanejar a decoração da casa e a rotina do dia a dia para que o nosso ritmo se adeque à energia do presente. Para o momento, escolhi atividades pensando na intenção de facilitar a conexão com o interior, acolher e regenerar.

Seguem umas dicas de rituais para o solstício e as semanas que estão por vir:

  • Deixar tudo mais aconchegante para curtir momentos de introspecção com um chá de camomila, calêndula e/ou lavanda.
  • Montar um cantinho da meditação.
  • Comprar um oráculo que trabalha o autoconhecimento.
  • Ler livros de autoconhecimento.
  • Escolher itens para deixar o ritual de banho mais adequado ao frio, com óleos e cremes, por exemplo.
  • Escolher ervas, óleos essenciais e sais para fazer escalda pés.
  • Fazer um banho de limpeza energética com sal grosso.

Bom solstício de inverno com muitas curas!

Masumi Suginoshita é criadora do site www.astromasumi.com, mãe, taurina e adora autoconhecimento e espiritualidade. Em seu trabalho, ela auxilia seus clientes a enxergar seus potenciais e a compreender os aprendizados de suas jornadas, através de ferramentas como astrologia, tarô, herbalismo, alquimia e terapia floral.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.