PUBLICIDADE

Em busca de um estilo para decorar o seu cantinho e se sentir ainda mais em casa? O Instagram está cheio de perfis especializados reunindo inspirações variadas e dicas espertas que vão fazer toda a diferença na hora de encontrar possibilidades que mais combinem com você. Seguir alguns deles pode ajudar bastante nessa missão.

Isso vale tanto para quem gosta de ir aos poucos acrescentando elementos que tragam um novo charme ao ambiente, quanto para quem está focado em renovar toda a decoração do quarto, da sala, do banheiro, da cozinha ou de todos os cômodos juntos. Ter referências é importante até mesmo para quem for contratar um arquiteto ou designer de interiores. Afinal, se você não sabe explicar o que gosta, como ele vai conseguir deixar o seu lar com a sua cara?

A seguir, alguns perfis de decoração que são uma delícia de seguir para aguçar a criatividade, ficar por dentro das tendências e dar uma espiadinha na casa de outras pessoas que já encontraram um jeito de adicionar charme e personalidade onde moram.

A alma da casa


Se você acredita que decoração é uma forma de afeto, vai adorar o A alma da casa. Criado pela jornalista Silvia Maria Montico há três anos, ele agrega "decorações possíveis, de casas reais, com muitos móveis e objetos ressignificados, bem diferentes daquelas que mais parecem um showroom de loja", como ela mesma define.

Os espaços selecionados para aparecer no perfil precisam, de alguma forma, transparecer a alma dos seus moradores, por isso a escolha desse nome. "A decoração tem que emocionar, transbordar afetividade, cuidado e me dizer um pouco sobre quem mora ali", explica. A seleção inclui desde detalhes criativos para trazer charme ao ambiente até apartamentos inteiros com depoimentos dos moradores.

Como a gente mora


As cores são um dos atrativos do Como a gente mora. A maioria dos ambientes tem um jogo de nuances ou uma tonalidade que rouba a cena em alguma parede ou objeto específico. Isso porque a jornalista Nádia Simonelli, que comanda o perfil, tem um carinho especial por cômodos coloridos.

"Sempre penso em um tema que esteja ligado a uma tendência de comportamento. E procuro também apresentar ideias que as pessoas possam se inspirar ou copiar", comenta sobre a curadoria de fotos. Essa mesma regra guia os posts do blog, criado como extensão do perfil, que reúne várias inspirações dentro de um mesmo tema. Vale acompanhar para ficar sempre por dentro do que está rolando de mais legal no universo da decoração.

Histórias de casa


Este é para curtir uma imersão completa nos lares de outras pessoas. Comandado pelas designers de interiores Bruna Lourenço e Paula Passini, o Histórias de casa é uma plataforma que une Instagram, blog e canal no YouTube com conteúdo totalmente autoral. "Não temos uma regra quanto a estilo, mas geralmente escolhemos casas com as quais nos identificamos pessoalmente mesmo. Então, costuma ser algo mais descontraído, em vez de uma decoração muito sofisticada e formal", conta Bruna.

As imagens são feitas por um time de fotógrafos parceiros, sempre com acompanhamento da dupla, então a maioria dos ambientes é em São Paulo. Nas visitas, elas dirigem todo o processo e batem um papo caprichado com os moradores para depois relatar algumas das narrativas que compõem a decoração e as vidas que se passam dentro daqueles espaços – em alguns casos em texto, outros em vídeo. Além de casas já montadas, o perfil também mostra alguns processos de reforma de interiores, o que é muito bacana para quem está pensando em fazer uma.

Apartment Therapy


Referência mundo afora, o Apartment Therapy começou como um blog em 2004 e hoje é um dos maiores veículos sobre decoração do mundo. Foi criado pelo nova-iorquino Maxwell Ryan, que já era conhecido pela forma como combinava beleza, organização e bem-estar no seu trabalho como designer de interiores. E são esses pilares que guiam a seleção de ambientes mostrados no perfil deles no Instagram.

Prepare-se para se sentir realmente inspirado pelas imagens de cômodos repletos de plantas, cores e soluções inteligentes que eles publicam. O interessante é que a estética das casas é bastante diversa, então a ideia é justamente atiçar o olhar com novas possibilidades para que você consiga adaptar ao seu gosto pessoal. Destaque especial para o IGTV, que é sempre atualizado com DIY, dicas de jardinagem e outros truques que fazem toda a diferença na decoração.

Homedreaming


Um estilo de design baseado em elementos lúdicos e cores suaves tem sido construído coletivamente no último ano por quem busca tornar o lar um espaço de escape e conforto. E é no Homedreaming que podemos encontrar a maior curadoria de ambientes que seguem essa estética.

A descrição "casas criativas e objetos descolados" estampada no perfil faz todo sentido ao navegarmos pelas decorações alegres e cheias de doçura dos cômodos selecionados. Cores pastel, móveis com formas orgânicas e itens vintage criam uma composição harmoniosa que você pode até não querer adicionar à sua casa agora, mas vai adorar apreciar quando estiver rolando pela página inicial do Instagram.

Studio McGee


Já os apaixonados por uma decoração mais clarinha, com predominância do branco e muitas cores neutras, vão gostar do Studio McGee. O Instagram foi o ponto de partida para o sucesso do casal Syd e Shea McGee. São eles os autores do best-seller Make Life Beautiful, apresentadores da série Da decoração ao makeover, da Netflix, os donos do renomado estúdio que leva o sobrenome do casal e da loja de mobiliário McGee & Co. (ufa!). Ambos despertaram o interesse do público e do mercado compartilhando seus trabalhos como designers de interiores na rede social.

Ambientes refinados sem muita afetação, móveis novos com um design retrô e detalhes marcantes feitos de madeira clara marcam o estilo da dupla. Dá até para sentir um pouco de paz ao passar alguns minutinhos navegando pelas fotos publicadas no perfil. Quem gosta de fantasiar, também vai adorar acompanhar a série de vídeos no IGTV em que eles mostram a evolução da "casa dos sonhos" que estão construindo para viver com as duas filhas.


Torcidas, de escultura humana, onduladas, em cores intensas e pastel... Imaginação é o que não falta atualmente na produção de velas artesanais. Veja opções para trazer mais charme para a sua casa ou escritório.

PUBLICIDADE



Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE