PUBLICIDADE

Tem muito participante do Big Brother Brasil que nunca tinha comido rabada antes de encarar o cardápio da xepa. É o seu caso? Não caia no erro de menosprezar esse corte. Extremamente saborosa, a rabada pode ser uma refeição pra lá de vip! O segredo é aferventar a carne antes, para eliminar o excesso de gordura, e cozinhar até que ela fique bem macia – uma panela de pressão vai ser uma ótima aliada nessa hora. Confira a receita do chef mineiro Vitor Rabelo, que está à frente da cozinha da Fazenda Santa Vitória, hotel-fazenda com gastronomia de primeira em Queluz (SP), na fronteira com o Rio de Janeiro.

Receita de rabada com mandioca e agrião

Rendimento: serve de 3 a 4 pessoas
Tempo de preparo: cerca de 2 horas

Ingredientes

500 g de rabada de boi
250 g de mandioca amarela
50 g de agrião fresco
30 g de tomate pelado em lata
30 g de cebola picadinha (brunoise)
15 g alho em pasta
O quanto baste de vinagre de maçã
O quanto baste de sal e pimenta caipira (conserva de pimentas frescas sazonais)
2 folhas de louro
40 g de banha de porco de boa qualidade (se desejar, substitua por 40 g de óleo de girassol)

Modo de preparo

1. Afervente a rabada em água com sal e vinagre. Descarte a água, repita o processo e descarte a água novamente.

PUBLICIDADE

2. Tempere a rabada com a pasta de alho, sal e pimenta caipira.

3. Numa panela de pressão, aqueça a banha e frite bem a rabada até dourar. Acrescente a cebola e o tomate pelado, cubra com água, adicione as folhas de louro e tampe a panela. Cozinhe por cerca de 40 minutos, contados a partir do momento em que a panela começar a soltar a pressão.

4. Apague o fogo e aguarde toda a pressão sair. Quanto ela tiver soltado toda a pressão, abra a panela e adicione a mandioca cortada em pedaços uniformes. Tampe novamente, leve ao fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos contados a partir do momento em que a panela começar a soltar a pressão (ou até que esteja macia). A mandioca irá ajudar a dar textura no caldo.

5. Apague o fogo e deixe sair toda a pressão. Abra a panela e ajuste o tempero, se necessário. Sirva em um prato fundo com os agriões frescos por cima.




Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE