Lifestyle

Receita de couve-flor com especiarias

Chefs do restaurante Le Cordon Bleu compartilham uma receita vegana de couve-flor com especiarias.

Divulgação
PUBLICIDADE

Receita requintada repleta de sabores, essa criação dos chefs do Le Cordon Bleu transforma qualquer refeição em festa. São várias etapas e muitos ingredientes, mas o resultado compensa.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 2 horas e 40 minutos

INGREDIENTES
2 couve-flores médias
50 g de arroz selvagem
Óleo vegetal (para fritar)
Brotos de coentro

Mistura de especiarias:
1 colher de sopa de sementes de coentro
1 colher de sopa de sementes de cominho
1 colher de sopa de pimenta preta
1 colher de sopa de pimenta branca
1 colher de sopa de cravo
1 colher de sopa de cúrcuma
1 colher de sopa de sementes de cominho
1 colher de sopa de sementes de funcho
Cápsulas de cardamomo
10 g de anis estrelado
1pau de canela1 noz-moscada
1 colher de chá de pétalas de rosa secas
Uma pitada de fios de açafrão
1 colher de sopa de páprica defumada

Purê de couve-flor:
350 g de couve-flor, sobras dos bifes
1 cebola em fatias finas
100 g de castanha de caju
600 ml de leite de amêndoa

Cuscuz de Couve-flor:
100 g de couve-flor, sobras dos bifes
50 g de castanha de caju torrada
30 g de passas brancas
20 g de limões em conserva
Salsinha

MODO DE PREPARO
Corte duas fatias grossas de couve-flor, semelhantes a um "steak" de 2,5cm, a partir do centro dela.
Reserve o que sobrou para o purê e o cuscuz.

Steak de couve-flor:
Corte o miolo da couve-flor em forma de losango e, em seguida, coloque a couve-flor em uma peneira e cozinhe em banho-maria até ficar ao dente, cerca de 12 a 15 minutos. Retire as fatias com cuidado e deixe esfriar.

Mistura de especiarias (ras el hanout)
Em uma frigideira em fogo baixo, aqueça as sementes de coentro, grãos de pimenta, cravo, açafrão, sementes de cominho, sementes de funcho, vagens de cardamomo e anis estrelado. Quando estiverem ligeiramente tostados e cheirosos, coloque o mix em um moedor de especiarias junto com a canela, noz-moscada, açafrão e páprica defumada e misture até obter um pó fino.

Purê de couve-flor:
Corte as sobras de florzinhas da couve-flor. Em uma panela grande, passe a cebola no azeite até ficar macia e translúcida. Em outra assadeira, torrar as castanhas de caju até dourar e depois deixar esfriar. Pique grosseiramente e reserve 50 g para o cuscuz. Adicione os floretes de couve-flor e as castanhas restantes às cebolas e refogue até as cebolas ficarem transparentes. Polvilhe com 1 colher de sobremesa de ras el hanout, coloque o leite de amêndoa. Cozinhe até ficar macio. Transfira a mistura para um processador de alimentos ou liquidificador e bata até ficar homogêneo.

Cuscuz de Couve-flor:
Coloque o restante da couve-flor em um processador de alimentos e bata até que fique semelhante ao cuscuz. Forre uma peneira com pano de musselina, coloque o cuscuz dentro, tempere e leve ao vapor sobre um banho maria por 2 minutos, depois deixe esfriar.Aproveite a água quente do banho maria para hidratar as passas. Deixe esfriar, escorra água e junte as passas ao cuscuz.

Corte os limões em conserva e pique a salsinha. Junte ao cuscuz junto com a castanha de caju reservada.MontagemAqueça óleo vegetal em uma panela grande a 220 ° C. Adicione rapidamente o arroz por 5 segundos até estufar como uma pipoca. Retire e coloque diretamente sobre papel toalha. Frite o bife de couve-flor no óleo até ficar levemente dourado e polvilhe com ras el hanout e 1 colher de sopa de água. Vire e cozinhe até ficar macio.

Para servir, espalhe uma camada de purê de couve-flor no prato e cubra com o cuscuz, coloque com cuidado o bife de couve-flor por cima e polvilhe com brotos de coentro e a pipoca de arroz.

PUBLICIDADE



Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE