Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

Esta receita é só alegria: primeiro, você fica feliz porque salva bananas maduras de irem para o lixo. Depois, se surpreende com o resultado: é impressionante a textura cremosa que a banana congelada ganha depois de batida. O preparo é rapidíssimo – se você se planejar para manter um estoque de bananas congeladas no freezer, vai ter sorvete sempre que quiser, em 15 minutinhos. Mais rápido do que ir comprar um pote na padaria. E pode repetir essa alegria em várias versões, trocando um ou outro ingrediente. Anote:

Rendimento: 3 porções
Tempo de preparo: 15 minutos, mais o tempo de congelador

Ingredientes

Cerca de 5 bananas maduras (3 xícaras de banana em rodelas)
3 colheres (sopa) de chocolate em pó

Modo de fazer

1. Descasque e corte as bananas em rodelas de cerca de 2 cm. Coloque em um recipiente bem fechado ou em um saquinho com fechamento hermético e deixe no freezer até o dia seguinte (ou até congelar. Se quiser para hoje, corre que você ainda pode ter sobremesa para a próxima refeição!).

2. Tire as bananas do freezer e deixe por cerca de 10 minutos em temperatura ambiente.

3. Transfira as bananas para um processador de alimentos, acrescente o chocolate em pó e bata até obter uma textura cremosa. Pronto.

PUBLICIDADE

Dicas

  • É importante deixar a banana congelada alguns minutos em temperatura ambiente, caso contrário, você pode quebrar seu processador.
  • Não tem processador? Você pode usar um liquidificador, mas, nesse caso, é mais seguro bater a banana com chocolate primeiro e depois congelar.
  • A banana congelada é uma base para inúmeras variações. Se preferir um sorvete mais doce, você pode acrescentar mel. Para uma versão vegana, você pode substituir o chocolate por cacau em pó e uma dose de melado, por exemplo. Até sozinha, simplesmente batida, a banana congelada fica ótima.
  • Você também pode usar o método para outras frutas congeladas. Manga congelada em cubos, sozinha ou com um pouco de iogurte, é deliciosa. Morango congelado com creme de leite e açúcar é dos deuses.


E quem não precisa, né, gente? Mas há alternativas melhores – e muito mais gostosas – do que bolacha recheada e outros ultraprocessados. Confira 18 receitas fáceis e ligeirinhas para matar aquela vontade de comer um doce em grande estilo.


Um doce mais especial não precisa necessariamente ser difícil de fazer. Ficou encarregado de preparar a sobremesa do Natal ou do réveillon? Confira receitas descomplicadas que fazem o maior sucesso.


Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE