Rooftop com vista para Copacabana é novo hit carioca
Aberto para o jantar de quinta a sábado, o novo espaço do hotel Emiliano no Rio de Janeiro tem vista para a orla e menu do chef Camilo Vanazzi.
Ninguém se cansa da princesinha do mar. Fato. Tanto assim que, mal o rooftop do hotel Emiliano abriu ao público, os próprios cariocas acataram a política de reservas do hotel Rio, de quinta a sábado, para terem o sol poente, a noitinha e jantares tête-à-tête com Copacabana.
Grande mérito desse espaço, antes restrito aos hóspedes, é o diálogo desmascarado com a icônica praia. Seguido de perto pelo menu do chef Camilo Vanazzi, que evoca sem pretensões a bagagem acumulada em restaurante estrelado na França e na vivência nas Ilhas Fiji.
De cara, o couvert convida à contemplação: um varalzinho com jamón serrano estendido, vinagrete de polvo, caviar berinjela, boursin com mel nativo, bolinhos de bacalhau, entre outros belisquetes leves e bem temperados a serem compartilhados sem pressa – de preferência com um coquetel. Quiçá não no singular.
Spaghetti de pupunha com mix de cogumelos e crocante de castanhas.Foto: Divulgação
Então, caviar e sardinha convivem democraticamente entres os starters, assim como a salada vegana de batata-doce e açaí não discrimina a de grãos e burrata. Os pratos também têm seu swing, caso do tagliatelli fresco ao vôngole com coentro e da pesca do dia rodeada pelas cores do risoto de fregola com espinafre e dos crocantes de banana da terra e melado. O spaghetti de pupunha ao pesto de spirulina pode vir acompanhado de camarão ou salmão ou, ainda, na versão vegetariana, cogumelos. A cheesecake de queijo minas e as texturas de limão, por sua vez, adoçam a vibe.
Justo dizer que os sofazinhos desse lounge a céu aberto, o serviço amigável e as texturas do design aquecem a conversa com a alma da cidade: “É inacreditável, mas o sucesso do rooftop mostrou que faltava ao Rio um lugar que aliasse vista, boa cozinha e ambiente agradável”, avalia Gustavo Filgueiras, CEO do Emiliano.
De quinta a sábado, o restaurante do rooftop do Emiliano abre também para quem não está hospedado no hotel. Mas não deixe de fazer a reserva com antecedência.Foto: Divulgação
Para além do desejado terraço, o mood verão do cinco estrelas está mesmo no ar. Bom exemplo é o Spa Santapele que, todo trabalhado nos protocolos sanitários, propõe a reposição das energias esvaídas num ano como 2020. Por meio de aromas e propriedades regeneradoras, seus tratamentos e produtos ecofriendly permitem uma experiência sensorial com a Mata Atlântica.
Na mesma toada, o Emile, restaurante ao nível do mar, acaba de ser eleito o melhor francês da capital fluminense, comprovando que receitas leves e contemporâneas, baseadas em produtos de origem brasileira controlada, podem ter sotaque sem deixar de homenagear a baía de Guanabara.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes