Yes, you can! Como funciona a sala VIP dos aeroportos
Em meio ao caos do saguão lotado, existem espaços com conforto, wi-fi decente e comida e bebida à vontade. Saiba como acessar esses pequenos paraísos para os viajantes.
O nome pode intimidar algumas pessoas, mas não se acanhe: você também pode ter direito a usar a sala VIP dos aeroportos. Se antes o serviço era uma cortesia destinada somente a quem voava de primeira classe ou executiva, hoje essa realidade mudou. Programas de fidelidade das companhias aéreas e empresas de cartão de crédito também disponibilizam o acesso gratuito, de acordo com a categoria ou o serviço adquirido no ato da contratação.
Muitas dessas salas também podem ser acessadas por qualquer passageiro disposto a pagar pelas mordomias, mesmo não tendo um cartão que dê esse direito. E, em alguns casos, desembolsar um valor para ser VIP, com petiscos e bebidas à vontade, sai até mais em conta do que arcar com uma refeição com preço inflacionado no aeroporto.
A seguir, tire suas dúvidas sobre esses espaços – que, no cansaço da viagem, em um saguão lotado com wi-fi ruim, viram verdadeiros oásis.
O que é a sala VIP dos aeroportos?
É um espaço que oferece mais conforto e facilidades aos passageiros durante a espera pelo voo ou em longas conexões. A maioria é administrada por companhias aéreas, mas também há as que são ligadas a cartões de crédito e algumas que pertencem a empresas especializadas em hospitalidade.
Leia também:
22 malas de viagem para todo tipo de aventura
O que tem em uma sala VIP?
Os serviços variam muito de acordo com a sala. Entre os itens básicos estão assentos confortáveis, internet gratuita, tomadas, banheiros, comidinhas e bebidas. Outras incluem salas para tirar um cochilo, chuveiros, toalhas e produtos de higiene pessoal. E há ainda as superluxuosas, com spa, pratos à la carte e até champanhe bar.
Como acessar uma sala VIP no aeroporto?
O primeiro passo é ter um bilhete de embarque. Ele é sempre pedido pelos funcionários do local, como forma de verificar o horário do voo e estabelecer a permanência no espaço.
Assim como os serviços oferecidos, as regras de acesso também variam de acordo com a sala. Nem todos os espaços disponibilizam o acesso pago, por exemplo. Mas, basicamente, as vias de entrada são as seguintes:
– Passageiros da primeira classe e da executiva
– Membros de programas de fidelidade das companhias aéreas (a partir de determinada categoria)
– Clientes com cartões de crédito específicos
– Passageiros que pagam pelo acesso
No caso do acesso pago, os valores começam por volta dos 35 dólares e chegam a até 400 dólares.
Há ainda programas como LoungeKey, Priority Pass e Dragon Pass, que oferecem acesso a uma gama de salas vips pelo mundo, podendo ser vinculadas a cartões ou não, por meio da aquisição de planos anuais.
Quanto tempo posso ficar em uma sala VIP?
O tempo de permanência é de até três horas, em média, podendo ser renovado, caso o viajante precise.
Leia também:
Por dentro do hamman de um dos melhores spas do mundo
Como descobrir onde tem uma sala vip?
Os sites dos aeroportos costumam informar a localização das salas VIP. Além disso, há vários aplicativos que mostram quais são e onde estão as salas em cada aeroporto. Os principais são Visa Airport Companion, LoungeKey, Mastercard Airport Experiences e Dragon Pass. Outro app supercompleto é LoungeBuddy (só para iOS), que reúne salas vips no mundo todo.
Em todos, é possível digitar o país ou cidade e ver na hora quais locais estão disponíveis e em quais terminais do aeroporto.
Como saber se meu cartão de crédito dá direito à sala VIP?
Em geral, os cartões premium, como a categoria Black, do Mastercard, e a Infinite, do Visa, dão acesso às salas VIP. Mas o ideal é verificar o site ou o aplicativo da bandeira do cartão para saber dos benefícios disponíveis. Também é possível consultar o banco emissor do cartão para saber se ele disponibiliza determinado serviço.
Não se esqueça de ler os termos e condições. Informe-se também sobre o número de acessos disponibilizados (que costuma ser limitado a 2, 4 ou 12 acessos anuais) e sobre o direito a acompanhante.
Como acessar a sala VIP com programa de fidelidade?
Não basta apenas estar inscrito em um programa de fidelidade de uma companhia aérea para ter acesso às salas VIP. É preciso fazer parte de determinada categoria. No Brasil, por exemplo, Gol disponibiliza para clientes com status Smiles Ouro e Diamante (com acompanhante) as salas VIP Gol Premium Lounges doméstica e internacional nos Aeroportos de Guarulhos e do RIOgaleão. Além disso, os clientes Smiles Diamante que estiverem voando com a Air France/KLM também têm acesso às salas VIP das empresas em Paris e Amsterdã.
Por sua vez, a Azul proporciona acesso ao Lounge Azul para clientes (e um acompanhante) com status TudoAzul Diamante, que estejam embarcando em voos internacionais com a companhia, partindo de Campinas, no interior de São Paulo. Quem possui o cartão Azul Itaú Visa Infinite também tem direito ao acesso com um acompanhante.
Já a Latam oferece salas VIP em vários aeroportos para clientes (e um acompanhante) com status Latam Pass Platinum, Black e Black Signature, que estão voando internacionalmente com a empresa.
Para não ser barrado no baile com sua malinha de mão, o melhor é se informar sobre seus direitos logo que souber por qual companhia você vai voar e por quais aeroportos você vai passar. Os sites das empresas costumam ter uma seção que especifica as condições para o acesso às suas salas (lounges) VIP.
Leia também:
Ilha de Páscoa: como é estar no umbigo do mundo
Quais são as melhores salas vips do mundo?
Considerado o Oscar da aviação, o World Airline Awards faz uma eleição anual dos melhores serviços, entre eles, o das salas VIP.
Em 2023, a Cathay Pacific “The Wing, First”, localizada no aeroporto de Hong Kong, conquistou o título de melhor sala VIP de primeira classe do mundo. Na segunda posição, ficou a Emirates First Class Lounge, da companhia aérea Emirates, no Terminal 3, no Aeroporto Internacional de Dubai. A terceira posição foi Japan Airlines First Class Lounge, em Tóquio, no Japão.
Para chegar a esses resultados, foi realizada uma pesquisa online, com passageiros de mais de 100 nacionalidades, entre setembro de 2022 e maio de 2023.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes