Na dúvida, aposte na torta!

No lanche, no almoço, no jantar ou na sobremesa, as tortas são uma opção prática e versátil. Confira receitas que vão da brasileiríssima torta de liquidificador a um irresistível clássico da pâtisserie francesa, com amêndoas e framboesa.


origin 538



No dicionário, torta é uma massa assada com recheio doce ou salgado. Bem genérico, não? Dentro desse conceito, cabe uma infinidade de receitas, nos mais variados estilos. Tem o empadão, um clássico brasileiro que não passa de uma empada em formato gigante, já que sua principal característica é a massa podre, bem amanteigada, também usada na tampa. A quiche, por sua vez, de origem francesa, não é tampada e seu recheio fica leve e aerado, porque vai ao forno sob uma mistura de ovos batidos com creme de leite fresco.

Da Itália vem a receita da crostata, espécie de torta bem rústica, de massa quebradiça e recheio de frutas, que assume o formato imperfeito e pode ser assada sem fôrma. Por aqui, muita gente chama essa variedade de galette, embora a autêntica galette francesa esteja mais para um crepe ou uma panqueca. E tem outra delícia com sabor de Brasil, bem retrô, redescoberta por ser muito prática: a torta de liquidificador, que fica pronta em um instante e também permite inúmeras variações. Na seleção a seguir, você aprende a preparar todas elas, em receitas assinadas por experts no assunto.

Receita de crostata de pistache e pêssegos

image 508
Receita de crostata de pistache e pêssegos

Foto: Ana Bacellar

“Tenho um fraco por receitas rústicas como essa, que permitem muitas variações. A massa, além do pistache, pode ser feita com nozes, avelãs, castanha-do-pará ou castanha-de-caju. E o recheio também fica delicioso com nectarina, ameixa, figo, pera, morango, banana ou qualquer outra fruta doce e madura.”

Heloísa Bacellar, chef, autora de vários livros de culinária e do site Na cozinha da Helô.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1 hora e 45 minutos

Ingredientes

Massa
1 xícara de farinha de trigo
½ xícara de açúcar
1 pitada de sal
100 g de manteiga gelada em cubinhos
½ xícara de pistache moído (65 g)
1 gema

Recheio
5 pêssegos maduros, com casca, cortados em quatro, sem os caroços (ou 6 figos frescos lavados, com casca e cortados ao meio)
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 pitada de canela em pó
1 colher (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo

Massa

1. Misture a farinha, o açúcar, o sal e a manteiga e esfarele até obter uma farofa.

2. Junte o pistache e a gema e trabalhe até formar uma massa macia, que se descole das mãos (junte um pouquinho de água se estiver muito seca, ou de farinha, se estiver pegajosa).

3. Forme um disco de uns 20 cm com a massa e posicione no centro de um quadrado de papel-manteiga, com cerca de 30 cm. Com um rolo, abra a massa dando formato redondo ou ovalado, até ficar com a espessura de uma casca de banana. Transfira para uma assadeira e reserve.

Recheio

1. Coloque o pêssego em uma tigela com o mel, o limão, a baunilha, a canela e a farinha. Misture bem.

2. Espalhe o recheio no centro da massa, formando uma camada uniforme, deixando uma borda livre de uns 4 cm em toda a volta.

3. Dobre a borda livre da massa para dentro e, assim, forme a lateral e dê formato à crostata.

4. Passe a torta já montada, com o papel, para uma assadeira. Leve à geladeira por 15 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC.

5. Asse por 35 minutos, até que a massa esteja crocante e o recheio, firme e bem dourado. Deixe amornar por 15 minutos, passe para um prato e sirva quente, morna ou em temperatura ambiente, com sorvete, creme de leite fresco espesso ou batido em chantilly ou, ainda, iogurte cremoso.

Receita de quiche de maçãs e gorgonzola

image 509
Receita de quiche de maçãs e gorgonzola

Foto: Divulgação

“Simplesmente adoro o agridoce! A combinação de maçãs e gorgonzola já é bem conhecida, e aqui, na Fequiche, revisitamos esse sabor envolvendo-o em massa amanteigada e recheio cremoso. As pessoas compram mais como uma torta salgada, para acompanhar uma salada, por exemplo. Mas eu, particularmente, adoro para o lanche da tarde, junto com café coado.”

Fernanda Marino, proprietária da Fequiche

Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: 2 horas

Ingredientes

Massa
125 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
85 g de manteiga gelada, em cubos
Água gelada o quanto baste

Recheio
1 colher (sopa) de azeite
2 maçãs fuji, em fatias finas no formato de meia lua
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
Água o quanto baste
Alecrim a gosto
Sal a gosto
Pimenta branca moída a gosto
3 ovos grandes + 2 gemas
250 ml de creme leite fresco
Noz-moscada a gosto
150 g de queijo gorgonzola em pedaços

Modo de preparo

Massa

1. Em uma tigela, junte a farinha e o sal, acrescente a manteiga e, com a ponta dos dedos, misture até obter uma farofa grossa.

2. Aos poucos, acrescente água gelada somente até que a massa fique homogênea. Não trabalhe muito a massa. Envolva em plástico-filme e leve à geladeira por 30 minutos.

3. Retire a massa da geladeira e, com auxílio de um rolo, sobre a bancada enfarinhada, abra um círculo com cerca de 30 cm de diâmetro – se preferir, abra a massa entre folhas de plástico-filme, para não precisar enfarinhar a bancada.

4. Cubra uma forma de fundo removível, de 25 cm diâmetro, com o disco de massa, apertando bem as laterais e as bordas. Leve à geladeira por 15 minutos.

Recheio

1. Em uma frigideira, aqueça o azeite e doure as maçãs.

2. Acrescente o açúcar mascavo e adicione umas gotinhas de água, para dissolver o açúcar e caramelizar todas as fatias de maçã. Tempere com sal, pimenta e alecrim e reserve.

3. Misture os ovos, as gemas e o creme de leite fresco, sem bater demais. Tempere com sal, noz-moscada e pimenta branca e reserve.

Montagem

1. Retire a fôrma da geladeira e, com auxílio de um garfo, faça furos na base.

2. Disponha o gorgonzola sobre todo o fundo e, por cima, as maçãs, formando um leque. Finalize com a mistura de ovos.

3. Leve ao forno preaquecido a 200ºC, na grade superior, por 20 minutos. Diminua para 180ºC e asse por mais 15 minutos, ou até dourar.

Receita de torta de abobrinha com queijo brie

image 510
Receita de torta de abobrinha com queijo brie

Foto: Divulgação

“Na primeira vez que fui à casa da minha sogra, ela serviu torta de abobrinha com parmesão. Abri aquele sorriso e ela entendeu o recado: sempre que passava por lá, havia uma torta à minha espera. Quando criei a Dona Manjerico, em 2014, elaborei três sabores de tortas – a de abobrinha, claro, não poderia faltar, mas troquei o parmesão pelo brie e acrescentei molho branco. Até hoje é uma das mais vendidas.”

Luciana Costa, fundadora do ateliê Dona Manjerico.

Rendimento: 6 a 8 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Massa
1 colher (café) de sal
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
125 g de manteiga em ponto de pomada
1 colher (chá) de azeite
5 colheres (sopa) de água

Recheio
2 colheres (sopa) de azeite
3 abobrinhas médias, com casca, raladas
1 colher (sopa) de manteiga
1 ½ colher (sopa) de farinha de trigo
2 dentes de alho
130 ml de leite
50 g de queijo brie
Sal a gosto
Orégano seco a gosto

Montagem
1 gema para pincelar

Modo de preparo

Massa

1. Incorpore o sal à farinha de trigo e acrescente a manteiga. Misture bem até obter textura de farofa.

2. Adicione o azeite e a água e sove até a massa ficar lisa. Embale em plástico-filme e deixe descansar em temperatura ambiente.

Recheio

1. Em uma frigideira, aqueça metade do azeite e refogue a abobrinha ralada até murchar. Deixe esfriar em um escorredor e reserve.

2. Em fogo baixo, derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo. Mexa bem por uns 5 minutos, acrescente o leite e, quando engrossar, desligue e leve à geladeira.

3. De novo na frigideira, aqueça o restante do azeite, frite o alho sem deixar dourar e refogue a abobrinha. Adicione o molho branco e finalize com sal, orégano e queijo brie em pedaços.

Montagem

1. Em uma superfície lisa e enfarinhada, divida a massa em duas. Abra uma das metades com rolo e cubra o fundo e as laterais de uma forma redonda de aproximadamente 25 cm de diâmetro.

2. Fure o fundo com um garfo e adicione o recheio já frio.

3. Abra a outra metade da massa e cubra a torta. Pincele com uma gema e leve ao forno, a 180°C, por cerca de 30 minutos.

Receita de tarte amandine framboise

image 511
Receita de tarte amandine framboise

Foto: Fernando Martinho

“Essa torta é um clássico da pâtisserie francesa, encontrada em qualquer boulangerie. Os pequenos produtores de frutas vermelhas no Brasil, especialmente os de Santa Catarina e da Serra da Mantiqueira, estão fazendo um excelente trabalho! Já encontro frutas frescas, orgânicas e de ótima qualidade. Quem preferir outra fruta pode usar mirtilos, até mais baratos e duráveis do que a framboesa.”

Frédéric Jean Laouénan, proprietário da Blé Sablé Tarte & Co

Rendimento: 8 a 10 porções
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos (+ 4 horas de geladeira)

Ingredientes

Massa sablé
70 g de manteiga sem sal, em pequenos cubos
200 g de farinha de trigo
1 g de sal
70 g de açúcar de confeiteiro
1 ovo grande

Creme de amêndoas e framboesas
50 g de manteiga sem sal derretida
50 g de açúcar
1 ovo médio
50 g de farinha de amêndoas
20 g de farinha de trigo
100 g de framboesas (frescas ou congeladas)

Montagem
300 g de massa sablé
150 g de creme de amêndoas
20 g de amêndoas laminadas cruas
250 g de geleia de framboesas
130 g de framboesas frescas
10 g de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo

Massa sablé

1. Em uma tigela, misture a manteiga, a farinha e o sal com as pontas dos dedos até obter uma textura arenosa.

2. Acrescente o açúcar e o ovo e misture novamente. Coloque a massa sobre uma bancada e amasse com a palma da mão, até obter uma massa homogênea. Embale em plástico-filme e leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas.

3. Jogue um pouco de farinha na bancada e abra a massa, com ajuda de um rolo, até obter um círculo com 3 mm de espessura.

4. Enrole o círculo de massa no rolo e, com cuidado, desenrole sobre uma fôrma redonda, de fundo removível, de 22 cm. Cubra bem as laterais, deixando os ângulos bem retos e, com uma faca, remova as aparas de massa. Leve à geladeira por 30 minutos.

Creme de amêndoas e framboesas

1. Em uma tigela, bata a manteiga com o açúcar até branquear a mistura. Acrescente o ovo e bata novamente.

2. Adicione a farinha de amêndoas e a farinha de trigo e bata até que estejam bem incorporadas.

3. Acrescente as framboesas e, com ajuda de uma colher grande, misture amassando as frutas. Reserve na geladeira por 1 hora.

Montagem

1. Retire a massa e o creme da geladeira. Com uma espátula, coloque 200 g de creme de amêndoas e framboesas por cima da massa e alise bem – ele deve atingir 3/4 da altura das laterais da forma.

2. Leve a torta ao forno, a 170ºC, por 15 minutos. Abra o forno rapidamente, espalhe as amêndoas laminadas cruas sobre o creme e asse por mais 15 minutos. Retire, deixe esfriar em temperatura ambiente e só então remova o aro lateral da forma com cuidado.

3. Cubra a torta com geleia de framboesa.

4. À parte, polvilhe açúcar de confeiteiro sobre as framboesas frescas, com ajuda de uma peneira, e complete a decoração formando um aro de frutas ao redor da torta.

Receita de torta de palmito

image 512
Receita de torta de palmito

Foto: Divulgação

“Sempre tive loucura por torta de frango, a clássica com sabor de casa de vó. Foram muitos testes até chegar à receita preferida. Depois vieram essa versão de palmito, que desenvolvi pensando na minha prima Juju, que é vegetariana, e finalmente a de costela, que nasceu para o Dia dos Pais e fechou a trinca. Quase todas as minhas criações nascem inspiradas no paladar e no gosto de gente que eu amo.”

Renata Cruz, chef da rotisseria online Chef Rê Cruz To Go.

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 50 minutos

Ingredientes

Massa
70 ml de água
180 g de manteiga
1 pitada de sal
380 g de farinha de trigo

Recheio
90 g de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
1 folha de louro
90 g de cebola branca picada
450 g de palmito picado
1 pitada de sal
Pimenta-do-reino a gosto
130 g de molho de tomate
400 g de requeijão forneável
Salsinha picada a gosto

Montagem
2 gemas

Modo de preparo

Massa

1. Aqueça a água e misture com a manteiga. Incorpore o sal à farinha e vá acrescentando aos poucos ao líquido. Trabalhe a massa até que esteja homogênea e deixe descansar por 20 minutos.

Recheio

1. Em uma panela, derreta a manteiga com o azeite e a folha de louro e refogue a cebola, até que perca a crocância.

2. Acrescente o palmito, o sal, a pimenta e o molho de tomate. Misture bem.

3. Acrescente o requeijão e incorpore bem. Tire do fogo, adicione a salsinha picada e deixe esfriar.

Montagem

1. Separe a massa em três pedaços iguais e junte dois deles para fazer a base.

2. Abra a massa da base com ajuda de um rolo e cubra o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível, com 21 cm de diâmetro e 5 cm de altura, sem deixar rachaduras ou fendas. Remova as sobras de massa com a ajuda de uma faquinha.

3. Coloque o recheio já frio e, com o auxílio de uma colher, espalhe para que fique uniforme e compacto. Reserve.

4. Com o rolo, abra a parte da massa reservada à tampa e cubra a torta – pincele um pouco de gema na borda, para que a tampa fique bem colada.

5. Remova as sobras da borda e use-as para decorar, se quiser. Pincele gema sobre toda a tampa e leve ao forno preaquecido a 180ºC, por 45 minutos, ou até que esteja dourada, com as laterais bem assadas. Deixe descansar por 10 minutos, desenforme e sirva.

Receita de torta de frango com massa de fubá

image 513
Receita de torta de frango com massa de fubá

Foto: Marola com Carambola

“Essa receita remete a infância, festinhas e piqueniques. É muito fácil de fazer e ainda aproveita sobras do frango assado. Sugiro bater primeiro os ingredientes úmidos, assim o liquidificador trabalha muito melhor. Se o copo não for grande o suficiente, passe a mistura úmida para uma tigela e termine de misturar os ingredientes secos com um batedor de arame ou colher.”

Amanda Fernandes, autora do site Marola com Carambola.

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 1 hora e 10 minutos

Ingredientes

Massa de fubá
3 ovos
1 xícara de leite
½ xícara de óleo
½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de amido de milho
1 xícara de fubá
1 colher (chá) de orégano
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Recheio de frango
3 xícaras de frango cozido desfiado
1 cebola média em cubos pequenos
1 dente de alho picado
Azeite a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Ervas secas a gosto
¼ xícara de água
Salsinha picada para finalizar

Modo de preparo

Massa de fubá

1. No copo do liquidificador, coloque os ovos, o leite e o óleo e bata por alguns instantes, até obter uma mistura bem homogênea.

2. Junte o fubá, o orégano, sal e pimenta e bata mais uma vez por alguns instantes. Acrescente a farinha de trigo e o amido de milho e use o botão pulsar, só para misturar. Junte o fermento e bata mais algumas vezes com o pulsar. Reserve.

Recheio de frango

1. Aqueça o azeite em uma frigideira, doure a cebola, junte o alho e refogue por alguns instantes.

2. Acrescente o frango, tempere com sal, pimenta e outras ervas secas e misture bem.

3. Acrescente a água aos poucos, para deixar o recheio mais úmido. Refogue por alguns minutos, junte a salsinha, misture bem e desligue. Espere amornar.

Montagem

1. Coloque metade da massa em uma assadeira bem untada. Cubra com o recheio e, por último, com o restante da massa.

2. Leve ao forno preaquecido a 180ºC, por 40 minutos, e sirva.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes