Essa stylist diz que você só precisa de 3 palavras para encontrar seu estilo pessoal

Allison Bornstein hitou no TikTok com suas dicas de styling inusitadas. Nesta entrevista à ELLE Brasil, ela compartilha os maiores segredos para você encontrar seu estilo pessoal.


stylist famosa no Tik Tok, Allison Bornstein comenta como encontrar seu estilo pessoal
A stylist Allison Bornstein lançou tendências no Tik Tok. Foto: Instagram/@allisonbornstein6



Se você acompanha a ELLE nas redes sociais ou  está no TikTok, já deve ter ouvido falar na “teoria do sapato errado”. Difundida pela stylist estadunidense Allison Bornstein, expert em compartilhar estratégias para que suas seguidoras possam encontrar seu estilo pessoal, a prática consiste em colocar um calçado que parece fugir completamente da proposta do look, como uma bota cowboy num look com camiseta básica + short esportivo, para criar um resultado impactante e estiloso. 

Esta, no entanto, é só uma das dicas de Allison que viralizou na internet. Outra que se tornou notória e permitiu, aliás, que seu trabalho se tornasse  um livro: o Wear it Well (vista bem, em português, lançado em setembro do ano passado, ainda sem previsão de publicação no Brasil) é o autoral método das três palavras. 

livro wear it well da stylist allison bornstein descreve passos como encontrar seu estiloso pessoal

Wear it Well: livro de Allison Bornstein revela método para encontrar seu estilo pessoal. Foto: @allisonborstein6

“Tratas-se de destilar seu estilo em três adjetivos, com a esperança de que você possa encontrar seu estilo pessoal”, explica. As palavras, no entanto, não devem ser escolhidas de forma aleatória. Existe uma estrutura exata para a definição de cada uma: a primeira deve descrever onde você está agora, sendo fiel à forma como você se veste atualmente; a segunda deve relatar aspectos fashion de que você gosta e que a atraiam e, por fim, a terceira deve servir como um guia para onde você quer ir, exemplificando a maneira como você gostaria de se vestir.  

Para tornar o conceito mais palatável ao público, fez dezenas de vídeos exemplificando a estratégia a partir do estilo de algumas celebridades. A imagem de Kim Kardashian é ajustada, exagerada e escultural, enquantoa princesa Diana é “esportiva, opulente e recatada”. Muitas vezes, palavras que parecem caminhar em opostas compõem a definição do estilo de uma pessoa, mas a stylist declara que é essa contradição que torna as produções dinâmicas e interessantes. 

@allisonbornstein6

#threewords #threewordmethod #fashiontiktok #fyp #stylist #howtostyle #findmystyle #3words #3wordmethod #fashiontok #howtogetdressed

♬ original sound – Allison Bornstein

No TikTok, tais vídeos somam milhões de visualizações. A viralização online e a publicação do livro vieram três anos após focar seu trabalho na esfera digital. “Comecei minha carreira como assistente e depois trabalhei com editoriais de moda e diferentes celebridades, mas percebi que gostaria de trabalhar com o look da vida real, de todos os dias”, revela Allison. 

“Em 2020, foquei em oferecer sessões virtuais de styling e, desde então, atendi mais de 1.500 pessoas ao redor do mundo, ajudando-as a cultivar e encontrar seu estilo pessoal, alinhado a quem realmente são.” 

Foi ao longo dessas sessões que ela inventou o método das três palavras, que pode ser colocado em prática em conjunto com o seu sistema de edição do closet.

Em resumo, o processo, que é detalhado em seu livro, implica em separar as roupas que você mais usa (etapa que vai te ajudar a chegar à primeira palavra); as que você gostaria de vestir, mas nunca usa (parte que abrirá seus olhos sobre silhuetas, cores, texturas e outros elementos que você gosta, iluminando a segunda palavra); as que você nunca usa, simplesmente porque não gosta ou não se sente confortável (decifrando aspectos que você gosta nos outros, mas não exatamente em você); e identificar possíveis falhas e ausências (ou seja, aquisições muito bem pensadas, para que você chegue aonde almeja, sua terceira palavra).  

Stylist do Tik Tok comenta método para organizar o guarda-roupa e encontrar seu estilo pessoal

Allison também desenvolveu método para encontrar seu estilo pessoal através do guarda-roupa. Foto: @allisonborstein6

“Eu acredito que a maioria das pessoas tem problemas para se vestir porque não entende o que tem dentro de seu guarda-roupa. Geralmente, passamos mais tempo pesquisando e comprando coisas novas do que brincando e testando possibilidades com as roupas e acessórios que já temos”, defende Borstein. “Todo mundo tem estilo pessoal, mas você descobre isso olhando para o próprio closet, e não apenas para fora.”

Isso não significa que inspirações não tenham seu lugar. Aliás, entre seus conselhos favoritos para revitalizar a criatividade e mudar a cara de um look (além da teoria do sapato errado, é claro) está o de comprar do seu próprio armário. 

“Um bom exercício é pegar um look que te inspira e usar peças parecidas que você tem para recriá-lo. É muito provável que você não crie um resultado idêntico, mas isso te força a entender quais são as coisas que você gosta e visualizá-las no seu guarda-roupa. Isso também permite que você utilize suas peças de um jeito novo, que você poderia não ter pensado antes”, explica ela. 

“É menos sobre comprar roupas idênticas às da sua inspiração, prática que não permite que você expresse sua individualidade, e mais sobre a aprender a trabalhar com a sua seleção que já existe.” Anotado? Agora mãos à obra! 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes