4 marcas brasileiras de moda para ter no radar em 2025
Do Espírito Santo à Paraíba, destacamos quatro marcas brasileiras de moda que você precisa conhecer este ano.
O ano começou e já voltamos a olhar para a moda nacional, destacando algumas marcas brasileiras de roupas que estão despontando no mercado e merecem a sua atenção em 2025. Veja quem são, logo abaixo:
Camilo Oliveira
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Baseado em Milão, o brasileiro Camilo Oliveira utiliza o processo de confecção de camisas como um exercício diário da sua paixão pelo design. “Por meio do desenvolvimento da peça, eu aprendo e compartilho”, comenta ele.
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Unindo curadoria e costura em lançamentos sazonais, cada peça de roupa é feita à mão na Itália, produzida com tecidos premium em quantidades limitadas. Uma vez esgotados, não são reproduzidos.
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Sua criação mais recente é a camisa Freelancer, uma versão descontraída da camisa clássica coorporativa. Num shape mais solto, ela é feita em quantidades limitadas e disponível em seis cores diferentes, todas projetadas sem distinção de gênero.
Elis Cardim
Instagram @eliscardim_official
Natural de Ipiaú, no centro-sul da Bahia, a designer radicada em Salvador vem ganhando destaque entre as marcas brasileiras de moda pelas criações que valorizam o artesanato e o produto 100% brasileiro, luxuoso e exclusivo.
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Reconhecida por suas colaborações com comunidades de crocheteiras, sua abordagem criativa extrapola a estética. “Discutir propósito sem compreender toda a cadeia de produção — que inclui condições de trabalho, funcionários, fornecedores, etc — não faz sentido. São essas pessoas que constroem e dão verdadeiro significado à marca”, reflete ela.
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Na coleção mais recente, batizada Entrelaços, Elis explora peças feitas em crochê utilizando fios de seda reciclados e tingidos com pigmentos vegetais de fontes como café, eucalipto e pinus.
Morada
Instagram @morada_____
O bordado Labirinto e as cores vibrantes da Caatinga são a essência da paraibana Morada, outro destaque entre as marcas brasileiras de moda contemporânea. “Nosso trabalho é construído em rede com mulheres, gerando impacto social significativo, valorizando cada etapa da cadeia produtiva e reduzindo ao máximo o impacto ambiental da produção de vestuário”, explica Lu Azevedo, designer e fundadora da marca.
Instagram @morada_____
Por meio das manualidades, cada peça conta uma história. O bordado, carro-chefe da marca, ganha vida em tecidos naturais e/ou orgânicos certificados, tingidos naturalmente com plantas.
Instagram @morada_____
“Por trás dos nossos processos de tingimento natural, há uma vasta pesquisa de plantas tintoriais nativas do nosso bioma, a Caatinga”, arremata a estilista, que atualmente integra o line-up do Brasil Eco Fashion Week.
Elo em comum
Instagram @eloemcomum
A marca do Espírito Santo tem como propósito unir o futurismo com o underground numa estética street. “Desde o design das peças até as modelagens, aplicações e ilustrações, cada detalhe é cuidadosamente pensado para transmitir significado e emoção”, fala o designer Marcelo Filho, um dos sócios da grife.
Instagram @eloemcomum
O resultado são coleções de vibe utilitária, como a Neo Alfaiate, que traz t-shirts, calças oversized, bermudas de tactel, jaquetas e acessórios, a maioria desenvolvida com algodão e sarja. Para 2025, há planos de entrar no line-up da SPFW.
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