À prova do tempo
Mateus Verdelho apresenta os relógios Tudor Black Bay e Pelagos FXD, que trazem para o século 21 elementos históricos dos modelos de mergulho da marca, e em diferentes propostas de estilo.
CONTEÚDO APRESENTADO POR TUDOR
Ao pensar em alta relojoaria, há grandes chances de a imagem formada na sua cabeça ser a de uma peça sofisticada combinada a um bom punho de camisa, sob a manga de um blazer cortado à perfeição. É uma representação verossímil, porém está longe de ser a única, como você pode ver nas fotos desta matéria.
A convite da Tudor, o modelo Mateus Verdelho apresenta as peças Black Bay e Pelagos FXD. Ambas são inspiradas nos relógios de mergulho criados pela marca. Essa história começa em 1954, o ano de lançamento do Oyster Prince Submariner, o primeiro voltado à prática de mergulho.
O sucesso veio rápido e com o reconhecimento de grandes Marinhas. Em 1952, o Grupo de Estudos e Investigação Subaquáticos da França recebeu alguns relógios para testes e avaliações. A aprovação foi absoluta e, em 1958, uma nova leva foi encomendada. Na década de 1960, eles ficaram famosos ao serem adotados oficialmente pelos integrantes do Seal, a força de elite da Marinha dos EUA.
À esquerda, relógio Pelagos FXD, Tudor. À direita, blazer, DOD. Camisa, Zara. Brinco, anéis, e pulseiras, tudo acervo pessoal. Relógio Black Bay, Tudor.
O modelo Pelagos FXD surge como herdeiro do espírito militar desses relógios. Era comum a Marinha estadunidense fornecer aos seus mergulhadores relógios Tudor com pulseiras de tecido, normalmente feitos de náilon preto ou verde. Os dois braceletes do Pelagos FXD remetem a essa tradição. O principal deles, apresentado nas fotos desta matéria, é de tecido verde com o filamento central vermelho. Há ainda um segundo modelo, de borracha preta.
Os braceletes de tecido são uma parte importante da identidade da Tudor, que em 2010 se tornou uma das primeiras marcas relojoeiras a oferecer esse tipo de pulseira em versão mais sofisticada. Produzidos por uma empresa de passamanaria tradicional da França, em teares de jacquard do século 19, eles têm qualidade, robustez e conforto únicos.
Ao trocar o metal por tramas de jacquard, a relojoaria suíça ganha frescor e modernidade. O utilitarismo originalmente conectado ao universo militar migra, assim, para os desafios da vida real, sempre em movimento. Leves e práticas são as opções de complemento para alfaiataria, estilos esportivos e street.
Jaqueta, FORCA. Camiseta, Diesel. Brincos, e anel, acervo pessoal. Relógio Pelagos FXD, Tudor.
Para quem prefere os clássicos, os itens da linha Black Bay, inspirados nos relógios de mergulho da década de 1950, não decepcionam. Os ponteiros angulares, a coroa desprotegida e as características da caixa são heranças das primeiras gerações. O modelo foi lançado em 2012, ganhou uma segunda edição em 2016 e agora chega à sua terceira e mais recente versão. Entre as novidades estão a caixa mais fina (sem perder as proporções originais, de 41 mm de diâmetro) e melhor ergonomia.
O novo Black Bay assinala ainda mais um marco de superação e aperfeiçoamento contínuos: a marca obteve a certificação Master Chronometer. Concedido por uma entidade governamental suíça independente, o certificado Metas atesta as características funcionais de um relógio, incluindo a precisão, a resistência a campos magnéticos, a estanquidade e a reserva de marcha em padrões extraordinariamente elevados.
Os “mergulhadores da Tudor” são uma parte essencial de seus quase 100 anos de inovação e superação. Com alta qualidade, precisão, resistência, durabilidade, confiança e bom custo/benefício, eles se tornaram os principais representantes da cultura e filosofia da marca – traduzidas no slogan Born to dare.
À esquerda, casaco, Saint Laurent. Brinco, e anel, acervo pessoal. Relógio Pelagos FXD, Tudor. À direita, relógio Black Bay, Tudor.
Fotos: Hudson Rennan
Edição de moda: Lucas Boccalão
Beleza: Fabiana Catanhêde
Coordenação de moda: Diego Tofolo
Produção de moda: Thiago Torres
Produção executiva: Izabela Ribeiro
Tratamento de Imagem: Vetro Retouching
Assistente de foto: Fernando Bentes
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes