• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

CONTEÚDO APRESENTADO POR SANTANDER

Adriana Barbosa é uma empreendedora autodidata. Isso quer dizer que ela aprendeu a estruturar um negócio do zero no modo tentativa e erro. E os obstáculos, claro, apareceram. Convidada do projeto Santander + ELLE Consulting para ministrar uma palestra sobre empreendedorismo, a fundadora da Feira Preta e do Preta Hub retomou trechos importantes da sua própria trajetória no mundo dos negócios para mostrar que o caminho do sucesso raramente é uma linha linear e ascendente, mas que pode ser encurtada com conhecimento e uma boa rede de contatos.

Na palestra online e gratuita disponível aqui você vai conhecer – e talvez se reconhecer – nos primeiros passos desta que é, hoje, uma importante empresária. Assim como em toda boa história de superação, a gente não quer parar de ouvir Adriana. Apaixonada por música negra, ela trabalhava em uma gravadora especializada no nicho. Como parte do trabalho, frequentava festas onde havia um contexto de moda e cultura negra muito forte – ali, ela começou a se interessar ainda mais por esse mundo.

Ao sair da gravadora, Adriana montou o Brechó da Troca, um brechó itinerante, com o qual participava de feiras e mercados alternativos. Foi nessa época que ela montou a primeira sociedade, com uma amiga, e teve a ideia de reunir outros vendedores e criadores num espaço voltado ao público negro.

PUBLICIDADE

Assista à palestra de Adriana aqui: https://edutiva.com.br/elle-captura/

Como a atividade de vender roupas usadas se transformou em uma nova carreira? E como uma arara de roupas se transformou em uma feira inovadora, e que é a mais importante da América Latina? Adriana conta tudo nesta palestra, com direito a um grande episódio de fracasso. SPOILER: ela insiste em dar a dica de aprender, sempre, e de criar uma rede de aliados. "A vida de empreendedor não se faz sozinha, apenas usando a intuição. E nem sem desafios. Investi muito em educação, em cursos. E a partir dos cursos conheci pessoas que me levaram a outros espaços", ensina.

Se você ainda não conhece, vale saber antes de dar o play: a Feira Preta, que acontece anualmente, reúne criadores de moda, beleza, decoração, gastronomia e cultura negra. Durante o ano, funciona permanentemente como um marketplace on-line. Em 2021, o evento completa 20 anos. A programação é extensa: entre 20 de novembro e 10 de dezembro, de modo virtual, a Feira Preta mostra shows de Emicida, Ludmilla e Péricles, entre outros, além de palestras e talks sobre empreendedorismo, culinária, ativismo, feminismo, tecnologia, liderança, amor, carreira, arte e mais, incluindo discussões voltadas para a causa LGBTQIA+. "Existe um futuro preto e ele não se constrói sozinho", é uma das frases que ajudam a divulgar o evento no perfil da feira no Instagram.

PUBLICIDADE

Paralelamente à Feira Preta, Adriana construiu o Preta Hub, plataforma de consultoria, geração e soluções de negócios para pessoas negras. Impulsionar a cultura, o dinheiro e a vida do povo negro é o grande propósito da empresária. "Me vejo como potência e vejo potência nas outras pessoas. Durmo e acordo pensando nisso; em como a minha filha vai se tornar potência também", conclui Adriana.

Esta palestra é um dos conteúdos adicionais da série de masterclasses do Santander + ELLE Consulting, um projeto de capacitação em negócios de moda que conta com 6 expoentes do mercado para comandar cursos livres e palestras 100% online, com foco em sustentabilidade, inovação, gestão e mercado digital. Saiba mais em: elleconsulting.com.br.




Visionária, Flávia Aranha é uma das pioneiras em criar moda sustentável no Brasil. Confira a entrevista da empresária e saiba mais sobre o Santander ELLE Consulting, projeto onde ela comanda uma masterclass sobre negócios de impacto positivo.

PUBLICIDADE


Dominique Oliver, fundador da Amaro, precisa tomar decisões todos os dias. Uma delas foi dizer sim ao nosso convite: assumir o posto de professor em uma das três masterclasses do Santander + ELLE Consulting. Neste esquenta do curso, o empresário aponta os highlights das aulas e conta mais da sua experiência com o empreendedorismo.


Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.