Adriana Barbosa: de participante a dona da feira toda

Empreendedora-raiz, Adriana Barbosa retoma seus 20 anos de experiência com a Feira Preta, o maior evento de cultura negra da América Latina, em palestra online (e imperdível) para o projeto Santander + ELLE Consulting


origin 157



CONTEÚDO APRESENTADO POR SANTANDER

Adriana Barbosa é uma empreendedora autodidata. Isso quer dizer que ela aprendeu a estruturar um negócio do zero no modo tentativa e erro. E os obstáculos, claro, apareceram. Convidada do projeto Santander + ELLE Consulting para ministrar uma palestra sobre empreendedorismo, a fundadora da Feira Preta e do Preta Hub retomou trechos importantes da sua própria trajetória no mundo dos negócios para mostrar que o caminho do sucesso raramente é uma linha linear e ascendente, mas que pode ser encurtada com conhecimento e uma boa rede de contatos.

Na palestra online e gratuita disponível aqui você vai conhecer – e talvez se reconhecer – nos primeiros passos desta que é, hoje, uma importante empresária. Assim como em toda boa história de superação, a gente não quer parar de ouvir Adriana. Apaixonada por música negra, ela trabalhava em uma gravadora especializada no nicho. Como parte do trabalho, frequentava festas onde havia um contexto de moda e cultura negra muito forte – ali, ela começou a se interessar ainda mais por esse mundo.

Ao sair da gravadora, Adriana montou o Brechó da Troca, um brechó itinerante, com o qual participava de feiras e mercados alternativos. Foi nessa época que ela montou a primeira sociedade, com uma amiga, e teve a ideia de reunir outros vendedores e criadores num espaço voltado ao público negro.

image 94

Assista à palestra de Adriana aqui: https://edutiva.com.br/elle-captura/

Como a atividade de vender roupas usadas se transformou em uma nova carreira? E como uma arara de roupas se transformou em uma feira inovadora, e que é a mais importante da América Latina? Adriana conta tudo nesta palestra, com direito a um grande episódio de fracasso. SPOILER: ela insiste em dar a dica de aprender, sempre, e de criar uma rede de aliados. “A vida de empreendedor não se faz sozinha, apenas usando a intuição. E nem sem desafios. Investi muito em educação, em cursos. E a partir dos cursos conheci pessoas que me levaram a outros espaços”, ensina.

Se você ainda não conhece, vale saber antes de dar o play: a Feira Preta, que acontece anualmente, reúne criadores de moda, beleza, decoração, gastronomia e cultura negra. Durante o ano, funciona permanentemente como um marketplace on-line. Em 2021, o evento completa 20 anos. A programação é extensa: entre 20 de novembro e 10 de dezembro, de modo virtual, a Feira Preta mostra shows de Emicida, Ludmilla e Péricles, entre outros, além de palestras e talks sobre empreendedorismo, culinária, ativismo, feminismo, tecnologia, liderança, amor, carreira, arte e mais, incluindo discussões voltadas para a causa LGBTQIA+. “Existe um futuro preto e ele não se constrói sozinho”, é uma das frases que ajudam a divulgar o evento no perfil da feira no Instagram.

Paralelamente à Feira Preta, Adriana construiu o Preta Hub, plataforma de consultoria, geração e soluções de negócios para pessoas negras. Impulsionar a cultura, o dinheiro e a vida do povo negro é o grande propósito da empresária. “Me vejo como potência e vejo potência nas outras pessoas. Durmo e acordo pensando nisso; em como a minha filha vai se tornar potência também”, conclui Adriana.

Esta palestra é um dos conteúdos adicionais da série de masterclasses do Santander + ELLE Consulting, um projeto de capacitação em negócios de moda que conta com 6 expoentes do mercado para comandar cursos livres e palestras 100% online, com foco em sustentabilidade, inovação, gestão e mercado digital. Saiba mais em: elleconsulting.com.br.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes