Aramis vira grupo de moda e lança nova marca

Etiqueta Urban Performance dá início a nova fase de expansão da empresa de moda masculina.


Urban Performance é nova marca de moda masculina da Aramis



A partir desta terça-feira, 08.11, a Aramis não é mais só Aramis. É Aramis Inc. Mas calma, não vai acontecer nada com a marca de moda masculina. Na verdade, já aconteceu. Desde 2020, ela passou por um grande reposicionamento para melhor se adequar às demandas de mercado. A novidade, agora, é o lançamento de uma nova etiqueta, a Urban Performance, dando início, a um novo grupo de moda brasileiro.

“Foi algo que vislumbramos há uns três ou quatro anos”, diz o CEO Richard Stad. “Conseguimos construir uma estrutura robusta o suficiente para permitir essa expansão”, continua ele. A primeira novidade é uma marca que combina tecidos e qualidades antes exclusivas a roupas esportivas com modelagens e propostas de moda para o dia a dia. O bom e velho athleisure na sua melhor definição.

A ideia surgiu durante uma viagem de pesquisa da diretora de produto Mariana Nassralla. Era 2018 e ela percebeu uma crescente oferta de produtos de moda masculina que combinavam a funcionalidade de peças usadas em práticas esportivas com silhuetas de alfaiataria ou de camisaria. “Ela me ligou na hora para contar que aquilo era algo muito interessante e com potencial”, relembra Richard.

Urban Performance é nova marca de moda masculina da Aramis

Foto: Divulgação

Pouco tempo depois, o executivo viajou para Nova York e pôde constatar por si só o que a colega havia relatado. Mais ainda, conseguiu provar e se apaixonou pelo conceito. Assim que voltou, começou a construir um modelo de negócio para uma nova marca com a tal proposta. Passou quase todo 2019 focado nisso, com a ideia de lançar em 2020. Mas todo mundo sabe o que aconteceu naquele ano.

A chegada da pandemia de Covid-19 colocou a Urban Performance na gaveta. Ou quase. Com um mercado virado de cabeça para baixo, era necessário dar atenção e rever o funcionamento dos negócios já existentes. Foi aí que Richard percebeu que a Aramis também precisava de um estudo e tratamento similar àquele empregado no novo empreendimento.

Rolou, então, um rebranding, que contemplou uma mudança na identidade visual e um novo posicionamento na comunicação e estratégia digital – o que se provou muito bem sucedido. Em comparação com 2019, as vendas online da Aramis cresceram 900%.

Urban Performance é nova marca de moda masculina da Aramis

Foto: Divulgação

No meio desse processo, como os primeiros produtos da Urban Performance já estavam prontos e parados no estoque, decidiram testá-los como uma linha adicional em algumas lojas da Aramis. O resultado veio rápido e foi bem positivo. Tanto que as peças precisaram sair das lojas para não prejudicar os planos independentes da nova label. “Quando vimos que o crescimento estava bem consistente, fizemos uma reunião interna e decidimos que era hora de separar as coisas“, fala Richard.

O adiamento de lançamento, no fim, fez mais bem do que mal. Com mais tempo, foi possível entender melhor o que os consumidores procuravam e quais eram as lacunas do mercado. Também deu para aprimorar algumas peças, quase todas feitas com fornecedores nacionais. “85% da nossa produção é feita no país”, diz Mariana Nassralla. “Nosso produto, por suas características tecnológicas, exige uma atenção especial nos acabamentos e até na forma como são costurados. Como ganhamos um prazo maior, pudemos evoluir junto com os nossos fornecedores, pensar em soluções conjuntas. Todo mundo abraçou a causa”, continua ela.

Com isso, foi possível aumentar o sortimento de produtos para lançar a Urban Performance com uma oferta mais completa. Tem desde camisetas e bermudas até camisas e peças de alfaiataria com tecnologias de secagem rápida, proteção UV, função antimicrobiana e antiodor, além de quase dispensar passadoria.

Urban Performance é nova marca de moda masculina da Aramis

Foto: Divulgação

E tudo bem focado no digital. Ou, como prefere Richard, com uma mentalidade digital. Principalmente no que tange a identidade e comunicação. Não à toa, a empresa convidou o ator e empresário Felipe Titto para integrar o time da marca de moda masculina. “Queremos usar sua capacidade de articulação”, fala Richard. “Ele tem uma rede de seguidores e conexões pessoais muito interessantes. A gente sempre quis que a Urban tivesse esse link de criação de conteúdo com influenciadores. Titto ajudará a pensar em estratégias para isso, junto à equipe de marketing, e também em parcerias e colaborações”, completa o executivo.

A partir desta terça-feira, 08.11, cinco lojas da Aramis receberão corners para apresentar o produto e conceito da Urban Performance aos consumidores. Para 2023, a previsão é de mais sete espaços shop in shop nas principais capitais do país. “E terminamos o ano com seis lojas físicas, três próprias e três franquias”, diz Richard. Sem contar nos outros lançamentos, sobre os quais ainda não podemos falar muito. Pelo menos por enquanto.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes