Carina Duek está volta!
Após seis anos, a estilista anuncia o retorno da sua marca homônima. A primeira coleção, com o que há de mais essencial no universo da Carina Duek, chega às lojas em fevereiro de 2024.
Seis anos depois de encerrar as atividades da sua marca, Carina Duek está de volta. O relançamento será comunicado em um jantar para convidados nesta quarta-feira (08.11). Mas na manhã anterior ao dia do evento, a estilista nos adiantou algumas novidades
“É um trabalho muito em cima do que a Carina Duek sempre foi: aquela feminilidade contemporânea e estilo atento às novidades”, diz. “A coleção é muito baseada em elementos emblemáticos do nosso passado.” O melhor exemplo é o laço, item que virou uma espécie de logo e decoração recorrente no repertório da designer. “Isso vem desde meu trabalho de conclusão de curso na faculdade.”
Carina Duek, inverno 2024. Foto: Divulgação
Carina é filha de Tufi Duek, um dos grandes nomes da moda brasileira, o criador e responsável pelo sucesso da Triton e da Forum, principalmente durante os anos 1990 e começo dos 2000. O pai bem que insistiu para que ela não seguisse a sua carreira, mas não teve jeito.
Carina estudou moda na Faculdade Santa Marcelina, fez cursos em Londres e em Nova York e, em 2003, apresentou seu primeiro desfile à convite da Casa de Criadores. No ano seguinte, a etiqueta com seu nome já tinha CNPJ.
Carina Duek, inverno 2024. Foto: Divulgação
Leia mais: Cinco marcas brasileiras para ficar de olho
Diferentemente das marcas de Tufi, com atitude e sensualidade fortes, a da filha se firmou com uma imagem feminina e delicada, ainda que nada careta ou tradicional. E deu muito certo.
Em 2008, quando as grifes Triton, Forum e Tufi Duek foram vendidas para o grupo AMC Têxtil, a Carina Duek ficou de fora da negociação. A exceção se provou vantajosa ao garantir maior controle da criadora sobre todas as frentes do negócio.
Carina Duek, inverno 2024. Foto: Divulgação
Anos depois, em 2014, já desligado das empresas que fundou, Tufi voltou a trabalhar diretamente com a filha. Hoje, além de investidor, ele é uma espécie de conselheiro da label homônima de Carina. Ela, no caso, é diretora criativa ao lado da head designer Karen Fuke, estilista talentosa que comandou a Triton por bons anos.
Antes do comeback, Carina estava em um período (quase) sabático. Quando decidiu encerrar as atividades da grife, em 2017, estava com filho pequeno e família morando fora do país. O hiato durou três anos. Em 2020, ela lançou a Casa Cipó, uma loja com produtos de moda, design e muito mais selecionados a dedo pela estilista.
Carina Duek, inverno 2024. Foto: Divulgação
Foi lá que começou a ouvir muitas clientes comentando o quanto sentiam falta da etiqueta com seu nome. “Era um monte de gente pedindo para a marca voltar”, comenta. Pois bem, chega de saudade. Quer dizer, em breve.
A primeira coleção da Carina Duek nesse novo momento é a de inverno 2024. Com atualizações de elementos, silhuetas e até peças inteiras que foram hit da label em tempos outros, ela só chegará às lojas em fevereiro do ano que vem.. E com loja própria na rua Oscar Freire, em São Paulo, e pontos de venda espalhados pelo país.
Ah, e a Casa Cipó continua existindo. “Lá, uns 30 ou 40% das peças serão Carina Duek e o restante, complementos para aquela roupa e estilo”, finaliza a estilista.
Leia mais: Conheça as 5 marcas estreantes da SPFW N56
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes