Casa de Criadores 52: Estúdio Cena, Alexei e todos os desfiles do segundo dia

Amor é destaque entre os temas do segundo dia da 52ª Casa De Criadores. Leia o resumo da ELLE sobre a programação


Casa de Criadores: saiba mais sobre o segundo dia da programação



O segundo dia da Casa de Criadores 52 trouxe muito amor à passarela. No primeiro bloco, a Dellum e X Brand ambas do proeto Periferia Inventando Moda, abordaram temas afetivos em suas coleções. Enquanto a primeira falou da polaridade entre luz e sombra por meio da alfaiataria street mesclada com as manualidades do artesanato, a segunda reinterpretou os personagens marcantes do filme O Auto da Compadecida, com profusão de patchworks, reaproveitamento de tecidos e um final com direito a uma Nossa Senhora trans.

Ainda na vibe emocionada, o desfile da Alexei resgatou memórias afetivas retrabalhando peças de coleções passadas e itens pessoais, como um lençol de infância transformado em camisa. No grande garimpo realizado pelo estilista Leonardo Alexei, destacam-se as princesinhas grunge, filhas de Courtney Love, com vestidos e capas de alfaiataria desconstruídas e românticas.

Leia mais: UMS 458, Ken-gá e todos os desfiles do primeiro dia da 52ª edição da Casa de Criadores.

 

No line-up também tivemos a boa estreia da Estúdio Cena, de Lucaz Roberto. Com uma coleção inspirada no romance Orlando, de Virgínia Wolf, ele explora volumes dignos de palco e materiais nobres, como tafetá e chantung de seda. Vitor Sinistra também emociona ao falar de preconceito religioso a partir das próprias vivências como parte da comunidade LGBTQIAPN+. As formas pontudas recorrentes em seu trabalho são complementadas por enchimentos acolchoados, microcomprimentos e texturas metalizadas, numa vibe fetichista, reforçada por uma performance da dupla Irmãs de Pau.

Sillas FilgueiraWoolmay Mayden enfatizaram o clima emocionado desse segundo dia, ambos trazendo temáticas de amor e sofrimento em suas coleções. Enquanto a estilista baiana interpreta um poema trágico de João Cabral de Melo Neto em uma coleção repleta de corações, o designer haitiano utiliza as flores e o carinho na luta contra o ódio que domina as redes sociais. Num momento mais high tech, a Cozonosan completa o line-up do dia estendendo sua pesquisa e desenvolvimento criativo com wearables.

Leia mais: Felipe Fanaia e Shtisurei são os destaques do terceiro dia da 52ª edição da Casa de Criadores.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes