Celine, inverno 2024 

Com coleção de inverno 2024, Hedi Slimane, diretor criativo da Celine, foca em acessórios eternos e na apresentação de sua nova linha de beleza. 


Modelo desfila coleção de inverno 2024 da Celine.
Celine, inverno 2024. Divulgação



Desde 2020, a Celine tem apresentado suas coleções em vídeo. Não foi diferente com a de inverno 2024. Gravado em lugares históricos de Paris com arquitetura art déco, como a La Salle Pleyel, o Le Musée Bourdelle e La Maison de la Chimie, o curta de 12 minutos apresenta 55 looks, sendo 20 deles modelos couture.

Nas roupas, domina o estilo dos anos 1960, como uma referência à era de ouro da marca fundada em 1945. Além dessa homenagem, existe um tributo a Richard Avedon, um dos principais fotógrafos de moda a registrar a década do início do prêt-a-porter e do futurismo espacial. Vale dizer que, falecido há 20 anos, Avedon foi amigo e mentor de Hedi Slimane, o diretor criativo da Celine e também fotógrafo.

Por isso, vemos uma série de conjuntinhos de duas peças, monocromáticos ou bicolores. Vestidos curtos de manga longa, conjuntos de tweed e casaquetos de lã recriam uma personagem de filme da Nouvelle Vague. A mod culture, com suas linhas simples e comprimentos curtíssimos, é celebrada em uma série de minissaias e o acento mais ousado fica por conta de golas de laços exagerados, texturas vinílicas e casacos de oncinha. 

No entanto, a atenção aqui é para os acessórios, seja o colar de pérolas ou os óculos de acrílico preto, o pill cap ou os sapatos mary jane e as botas de cano alto. 

Chamada de La Collection De L’Arc De Triomphe, ou A Coleção do Arco do Triunfo, o inverno 2024 tem como ponto focal o logotipo em formato de dois C de costas. Conta a história que, em 1971, Céline Vipiana, a fundadora da marca, tirou o desenho dos elos das correntes que circundam o monumento histórico. Em 2018, Hedi Slimane recuperou o detalhe e o chamou de Triomphe. Hoje ele é o fecho da bolsa hit da casa. 

A apresentação também serve como o marcador oficial do lançamento da Celine Beauté, a primeira linha de cosméticos da marca, criada pelo diretor de criação em 2023. Com uma coleção de batons chamada Le Rouge, a novidade expande a coleção de alta-perfumaria da casa, lançada em 2019.

Tirando os microvestidos de ombros abaulados ou com uma saia estufada que abre na altura do peito, efeito quase Cristóbal Balenciaga para bonecas, os frames da linha de batom e perfume que invadem o vídeo servem mais como campanha comercial, do que um show em si. 

Leia mais: O inverno 2022 da Celine, por Hedi Slimane. 

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