Conheça Chemena Kamali, a nova diretora criativa da Chloé

Veja tudo que sabemos sobre Chemena Kamali, diretora criativa que assume a Chloé após saída de Gabriela Hearst.


Chemena Kamali é a nova diretora criativa da chloé
Foto: Divulgação



Cerca de duas semanas depois do último desfile da Chloé assinado por Gabriela Hearst, a marca francesa anuncia sua nova diretora de criação: a alemã Chemena Kamali. Abaixo, exploramos sua trajetória e as expectativas para a próxima fase.

A carreira de Chemena Kamali

Formada na Central Saint Martins, iniciou sua carreira na Chloé como parte da equipe de Phoebe Philo. Voltou à etiqueta em 2013, desta vez como diretora de design de Clare Waight Keller. Após três anos, migrou para a Saint Laurent, onde ocupou o mesmo cargo ao lado de Anthony Vacarello. Seu currículo ainda inclui passagens pela Alberta Ferretti e Strenesse.

“Meu coração sempre foi da Chloé. Voltar parece natural e muito pessoal. Estou extremamente honrada por assumir esta função”, afirmou Chemena em nota. Riccardo Bellini, CEO da casa francesa, disse que “o extraordinário talento criativo, a vasta experiência e a conexão única com o legado da marca fazem dela a melhor escolha”.

A ascensão à diretora criativa

Chemena Kamali é, agora, mais um nome na lista de estilistas que ocupavam cargos secundários e foram promovidos. Nos últimos anos, os conglomerados parecem preferir caçar talentos, em vez de recrutar designers já conhecidos pelo público. É o caso de Matthieu Blazy na Bottega Veneta, Sabato de Sarno na Gucci, e Virginie Viard na Chanel.

Ao longo da história da Chloé, já passaram pelo cargo de direção criativa Karl Lagerfeld, Phoebe Philo, Clare Waight Keller, Martins Sitbon, Stella McCartney, Paulo Melim Andersson, Hannah MacGibbon e Natacha Ramsay-Levi. É válido pontuar que a maioria dos nomes são femininos, mantendo intacto o legado da casa fundada por Gaby Aghion, uma designer nascida no Egito que trouxe uma visão de estilo fácil, otimista e livre para as mulheres francesas.

LEIA TAMBÉM: Como o toque de midas dos CEOs e o temor da recessão podem alterar nossa imagem no espelho

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes