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Moda

O A 饾憥 Z da Coach

Criada em 1941 como uma pequena oficina de couro em um loft, em Manhattan, a Coach se tornou uma das marcas de moda mais importantes do mundo e chega aos 80 anos com muita hist贸ria boa para contar. Aqui, relembramos os momentos mais ic么nicos dessa trajet贸ria. Vem conferir.

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CONTE脷DO APRESENTADO POR COACH

Arte e moda vivem flertando. Na Coach, esse match acontece por meio de hypadas colabora莽玫es com artistas consagrados, como Jean-Michel Basquiat e Keith Haring, mas tamb茅m com novos nomes da cena. Na cole莽茫o Rexy Remixed, apresentada na temporada de pre-fall 2019, diferentes artistas contempor芒neos baseados na China foram convidados a reimaginar a mascote da marca, Rexy, um fofo dinossauro T-rex f锚mea, em roupas e acess贸rios. Entre os artistas que colaboraram com a linha, est茫o os irm茫os g锚meos Arthur e Thomas Bray, Erisen Ali, do coletivo musical Yeti Out, al茅m de Sui Jianguo, Zhu Jingyi e Guang Yu.


Uma das estilistas estadunidenses mais ic么nicas da ind煤stria, Bonnie Cashin foi a primeira diretora criativa da grife, assumindo o cargo em 1961. Sob sua lideran莽a, a etiqueta passou por uma verdadeira revolu莽茫o. Nessa 茅poca, surgiram os principais s铆mbolos da marca, como os fechos de metal com bot茫o girat贸rio (mais conhecidos como turnlocks), a introdu莽茫o de cores vibrantes, entre elas o rosa 鈥 que ela apelidou de Pink Pink鈥, e a Duffle Bag, lan莽ada em 1973 e extremamente cobi莽ada at茅 hoje.


Al茅m das incensadas parcerias com artistas, a Coach tamb茅m 茅 famosa pelas dobradinhas com outras marcas. Em 2013, por exemplo, colaborou com a Mattel para criar a Barbie Coach, uma edi莽茫o limitada de bonecas que se esgotou em menos de cinco horas ap贸s o lan莽amento. Em 2021 foi a vez da japonesa Bape contribuir com uma linha de roupas, sapatos e at茅 acess贸rios para pets, e da Champion trazer seus elementos esportivos para o universo Coach em uma cole莽茫o c谩psula igualmente desej谩vel.

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De todas as cria莽玫es, a Duffle Bag 茅 definitivamente a mais ic么nica na hist贸ria da marca. Lan莽ada no in铆cio dos anos 1970, ela foi um sucesso instant芒neo com os editores de moda mais importantes da 茅poca. Seu couro macio e seu shape m茅dio fizeram dela um hit atemporal, que j谩 teve todos os tipos de cores poss铆veis e imagin谩veis. Selena Gomez, Gwyneth Paltrow, Jessica Alba e Christina Hendricks s茫o apenas algumas das celebs que foram flagradas com as suas.


Ao longo dos anos, a Coach trouxe uma s茅rie de personalidades ic么nicas para representar a label. Em 2018, Michael B. Jordan foi anunciado como rosto global de moda masculina, com direito a uma colabora莽茫o com a casa no ano seguinte, inspirada na s茅rie de anime japon锚s Naruto. No mesmo per铆odo, Jennifer Lopez entrou para o time de amigas da grife, com uma parceria onde a atriz e cantora desenvolveu a sua vers茫o da bolsa Hutton. Entre outras celebs que j谩 emprestaram seus rostos para a Coach est茫o Debbie Harry, Kate Moss, Paris Hilton, Selena Gomez, James Franco, Zoe Kravitz e Megan Thee Stallion.

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Desde 2015 a Coach apresenta suas cole莽玫es na semana de moda de Nova York. Para o d茅but, que aconteceu em setembro no parque Highline, o rec茅m-chegado diretor criativo Stuart Vevers iniciou a cole莽茫o se perguntando o que tornava a Coach 煤nica no mundo da moda. E a resposta que encontrou foi: a sua americanidade. A partir da铆, ele decidiu revisitar os bons e velhos cl谩ssicos dos EUA, como as jaquetas jeans, colegiais e bombers, olhando tamb茅m para o cinema como inspira莽茫o 鈥 filmes como Tubar茫o e Carrie 鈥 A Estranha est茫o entre as refer锚ncias 鈥, mas sempre injetando uma dose pr贸pria de humor em todas as cria莽玫es. De l谩 para c谩, os desfiles da label est茫o entre os mais concorridos da temporada internacional, com grandes loca莽玫es e cenografias, como no inverno 2016, onde uma escultura de gelo gigante de Rexy cumprimentou os convidados na entrada do show. Vale lembrar que a T-rex tamb茅m se tornou um c贸digo da casa. Feroz e destemida, voc锚 nunca sabe o que ela far谩 a seguir!


Fundada em 1941 como uma pequena oficina no Garment District, de Manhattan, a Coach foi liderada em seus primeiros anos por Lillian e Miles Cahn, que come莽aram a trabalhar para a empresa em 1946 e a compraram em 1961. Uma das principais contribui莽玫es do casal para a marca emergente foi a introdu莽茫o do Glove Tanned Leather: intrigados com a maneira como o couro macio de uma luva de beisebol fica melhor com o tempo, eles criaram um processo patenteado para curtir peles de modo que mantivessem sua for莽a e elasticidade. Quem passa pela flagship de Nova York atualmente talvez n茫o repare, mas os corrim玫es das escadas s茫o revestidos de couro e costurados de uma maneira que remete ao acess贸rio esportivo.


Em 1974, surgem as Hangtags, etiquetas de couro que acompanhavam as bolsas da marca. Antes da vers茫o retangular usada atualmente, houveram duas outras: a primeira, comercializada entre 1950 e 1970, tinha formato de bola de beisebol e a segunda era um livreto de papel encadernado em couro. Com o tempo ela ganhou a forma que conhecemos hoje, mas n茫o s贸 isso: a hangtag se tornou personaliz谩vel. Em qualquer loja da grife 茅 poss铆vel gravar seu nome ou iniciais nela, escolhendo tanto cores e fontes, como um charm divertido para complementar.


Stuart Vevers, atual diretor criativo da Coach, costuma usar os arquivos da casa e o cinema americano cl谩ssico como fontes de inspira莽茫o para as suas cole莽玫es. Entre os t铆tulos que j谩 entraram nos mood boards est茫o Garotos de Programa, Tubar茫o, Terra de Ningu茅m e As Virgens Suicidas. O esporte tamb茅m 茅 um tema recorrente e ganhou diferentes interpreta莽玫es ao longo das temporadas, como na de inverno 2016, quando foi representado pelos times de escolas e universidades estadunidenses. "Busquei modelos de casacos ic么nicos para ter uma base e, a partir da铆, criamos nossas pr贸prias vers玫es", contou Vevers 脿 ELLE na ocasi茫o. Na cole莽茫o atual, de Resort 2022, uniformes ol铆mpicos e de esqui entraram no mix, junto a cenas do filme Cinzas no Para铆so, de Terrence Malik, e um trabalho de upcycling, onde ele tingiu sobras de tecidos xadrez do inverno 2021 para usar nos vestidos e reutilizou alguns looks dessa mesma cole莽茫o, mudando apenas a proposta de styling.


O fot贸grafo alem茫o entrou para o time de colaboradores em 2019 e trouxe um novo visual para a marca com a campanha de inverno do mesmo ano. "Ele 茅 capaz de criar um esp铆rito caloroso, despretensioso e brincalh茫o que eu queria", disse Stuart Vevers sobre a parceria. O elenco incluiu os rostos atuais da casa, Michael B. Jordan e Kiko Mizuhara, ao lado de uma s茅rie de novas adi莽玫es 脿 fam铆lia Coach, incluindo Yara Shahidi, Jemima Kirke, Lolo Zoua茂, Miles Heizer e a nova embaixadora da etiqueta, Liu Wen, todos registrados pelas ruas de Nova York. Em 2020, o projeto evoluiu para o primeiro desfile digital da label, batizado de "Coach Forever".


De 2002 a 2008, a Coach se expandiu pela 脕sia, abrindo flagships no Jap茫o, Taiwan, Coreia e Hong Kong. Em 2014, o endere莽o de Shinjuku, em T贸quio, ganhou um novo conceito de luxo moderno desenvolvido em parceria com o arquiteto e designer William Sofield, com o objetivo de oferecer uma nova experi锚ncia para os clientes. Em 2018, foi a vez da China ser agraciada com o desfile "Coach Lights Up Shanghai" (Coach ilumina Xangai), o primeiro da marca na cidade, que trouxe uma cole莽茫o criada em parceria com artistas locais.


Coach: A Story of New York Cool chegou 脿s prateleiras em outubro de 2014. O livro foi escrito pelo professor e historiador cultural Joel Dinerstein, e celebra o 75潞 anivers谩rio da marca, explorando a evolu莽茫o e transforma莽茫o da Coach como uma empresa americana ic么nica.


Ao lado da mulher, Lillian, Miles Cahn fundou a Coach em 1961 depois de comprar a pequena f谩brica de carteiras na West 34th Street, em Manhattan, e rebatiz谩-la. O casal permaneceu anos no endere莽o e, enquanto Miles supervisionava os neg贸cios, Lillian coordenava o showroom e promovia os produtos para jornalistas e editores de moda. As vendas atingiram cerca de 20 milh玫es de d贸lares no in铆cio dos anos 1980 e, em 1985, os Cahn venderam a empresa para a Sara Lee Corporation, por cerca de 30 milh玫es. Ap贸s a venda, eles estabeleceram a Coach Farm em Gallatinville, Nova York, onde produziram diferentes tipos de queijos de cabra. A fazenda foi vendida em 2006 e Miles se aposentou aos 85 anos. Lillian faleceu em 2013, aos 89, e o marido, em 2017, aos 95. Seus 煤ltimos anos de vida foram dedicados 脿 escrita, resultando em um compilado de p谩ginas chamado de "reflex玫es". "Olhando para tr谩s, posso apreciar que a vida, com toda a sua aleatoriedade, me deu uma boa m茫o", escreveu ele. "Vou me render com relut芒ncia quando meu tempo acabar e sentirei muita falta quando eu partir."


Foi onde a hist贸ria da etiqueta come莽ou e at茅 hoje continua a ser uma infinita fonte de inspira莽茫o. "脡 um lugar excitante e maravilhoso para ser um designer. Ando pelas ruas todos os dias apenas para ver como as pessoas se vestem", diz Stuart Vevers. A primeira grande loja foi aberta na Madison Avenue, em 1981. Entre os outros endere莽os pelos quais a marca est谩 distribu铆da na cidade, destaca-se a Coach House, flagship global aberta em 2016 no n煤mero 685 da Quinta avenida.


Em 2019, a etiqueta lan莽ou a Coach Originals, uma cole莽茫o de bolsas restauradas dos arquivos e remixadas para os dias atuais, que tamb茅m contou com novas vers玫es inspiradas nesses modelos antigos. A linha vintage ainda ganhou uma pop-up store especial dentro da loja localizada na Madison Avenue, em Manhattan. Por coincid锚ncia ou n茫o, Stuart Vevers tamb茅m apelidou o time de musas da label de Originals, que ele descreve como "um grupo de indiv铆duos de esp铆rito livre, unidos por valores compartilhados e a coragem de ser real".


Para complementar as cobi莽adas hangtags, em 2016 foram lan莽ados os Craftsmanship Bars em diversas lojas da Coach pelo mundo. Por l谩, as clientes podem ter suas bolsas limpas e acondicionadas ou personalizadas com um monograma, enfeites e outras customiza莽玫es, atrav茅s do servi莽o Coach Create.


Junho de 2016 foi um marco importante para a Coach, pois a empresa mudou-se para uma nova sede no n煤mero 10 de Hudson Yards, pr贸xima do Rio Hudson, em Nova York. 脡 l谩 que os arquivos est茫o localizados, abrigando mais de 2.500 pe莽as, incluindo aquelas que datam do in铆cio da marca, em 1941. H谩 tamb茅m uma oficina pr贸pria, onde uma equipe de artes茫os mestres desenvolve 脿 m茫o os prot贸tipos e amostras de produtos.


A bolsa Rogue, que foi apresentada na primeira cole莽茫o pre-fall 2016, 茅 inspirada em esp铆ritos livres, rebeldes e sonhadores, al茅m de um grande hit da Coach. Os detalhes do modelo foram todos pensados a partir da heran莽a e elementos cl谩ssicos da label, incluindo as al莽as de estilo bagagem e o tipo da costura, assim como o bolso "kisslock", que 茅 uma homenagem a alguns dos designs vintage de Bonnie Cashin.



Stuart Vevers 茅 o cara. Desde que assumiu a dire莽茫o criativa, em setembro de 2013, o brit芒nico 鈥 que j谩 passou por Louis Vuitton e Mulberry 鈥 trouxe um frescor cool e urbano para a Coach, investindo tamb茅m nas roupas e nas parcerias muito bem-sucedidas. Antes de ingressar no time, ele passou as f茅rias viajando pelos EUA em trens Amtrak, parando e explorando pequenas cidades ao longo das rotas, e as refer锚ncias de suas viagens aparecem com frequ锚ncia nas cole莽玫es da grife. A primeira bolsa de sua autoria ganhou o nome de Rhyder e 茅 inspirada nas vestimentas de trabalho norte-americano, como cintos de ferramentas. Seus feitos tamb茅m renderam pr锚mios importantes da ind煤stria: em 2015, ele foi nomeado designer de acess贸rios do ano pelo ELLE Style Awards, em 2016 ganhou o t铆tulo de designer do ano pelo ACE Awards e, em 2017, o CFDA tamb茅m o nomeou designer de acess贸rios do ano.


Uma vers茫o moderna de um design de arquivo dos anos 1970, a bolsa Tabby 茅 um must-have indiscut铆vel, mas a sua vers茫o Pillow (travesseiro, em ingl锚s), lan莽ada no come莽o do ano, foi um fen么meno ainda maior. Feita com couro macio napa, a pe莽a acolchoada possui uma variedade de tons, indo do rosa blush ao giz suave e um verde tropical, e virou uma sensa莽茫o entre as fashionistas logo no seu lan莽amento. O sucesso tamb茅m se deve 脿 campanha clicada por Juergen Teller com Jennifer Lopez, Camila Morrone, Paloma Elsesser, Binx Walton e Quincy. As imagens em que elas aparecem abra莽ando e brincando com a bolsa em diferentes tamanhos, inclusive um bem agigantado, que poderia mesmo servir de travesseiro, rapidamente viralizaram nas redes e a pe莽a foi logo catapultada ao status de it-bag do ano.


A Coach e a United Airlines formaram uma parceria no in铆cio dos anos 1980 com a bolsa The Stewardess Bag, que foi introduzida como parte do uniforme das comiss谩rias de bordo da companhia a茅rea. O modelo inspirou o primeiro 铆cone da Coach, a Saddle Bag, lan莽ada nas lojas na primavera de 2016. O seu design pr谩tico serve at茅 hoje como inspira莽茫o para outras it-bags.



Al茅m dos arquivos que constantemente inspiram novas cria莽玫es, a Coach recentemente lan莽ou uma cole莽茫o para incentivar a circula莽茫o de pe莽as vintage. Batizada (Re)Loved, a linha 茅 composta de itens previamente usados, que foram cuidadosamente restaurados e reimaginados e fazem parte de um compromisso da casa para reduzir seu impacto no meio ambiente.


O site da Coach foi lan莽ado em 1999 e, desde ent茫o, a marca vem se fortalecendo cada vez mais nas plataformas digitais. No perfil do Instagram, por exemplo, h谩 muitas novidades bacanas, mas vale tamb茅m seguir as postagens de Stuart Vevers na rede. J谩 no canal do Youtube 茅 poss铆vel conferir desfiles, detalhes exclusivos de backstage, entrevistas com celebridades, making of de campanhas, e at茅 pequenos filmes produzidos especialmente para o endere莽o virtual, como a recente s茅rie Coach ASMR.


Em 2018, a Coach realizou seu primeiro desfile na China, em Xangai, para apresentar a cole莽茫o de pre-fall 2019. Al茅m de ser um cen谩rio novo e emocionante, a marca tamb茅m buscou colabora莽玫es com os principais criativos da 谩rea, que infundiram na cole莽茫o um esp铆rito que reflete a cultura jovem chinesa atual, em vez de simplesmente incorporar elementos tradicionais, numa pegada mais superficial. Intitulado "Coach Lights Up Shanghai", o show aconteceu no West Bund Art Center e exibiu uma cole莽茫o de casacos, acess贸rios em patchwork e vestidos de len莽o metalizados, tudo permeado por um mood rock 1970s. Quatro artistas contempor芒neos baseados na China foram convidados a reinterpretar a dinossauro Rexy em diferentes m铆dias. Do grafite do artista de rua Guang Yu 脿 impress茫o distorcida de fotos do escultor Sui Jianguo, passando pelo desenho a tinta do ilustrador Zhu Jingyi e o tema do coletivo musical Yeti Out, as cria莽玫es reinventadas foram trabalhadas nas roupas e acess贸rios da cole莽茫o, que tamb茅m celebrou uma presen莽a de 15 anos da marca no pa铆s.


O esp铆rito jovem est谩 em todos os aspectos da marca, desde produtos at茅 a sele莽茫o de colaboradores e musas. Para Stuart Vevers, 茅 tudo uma quest茫o de atitude e frescor, de brincar com a justaposi莽茫o. "A mulher Coach vai do hard ao soft de uma maneira muito f谩cil", explica ele. "Uma biker jacket com um vestido delicado, que resgata toda uma maneira urbana de vestir". Nesse mix and match, a marca se renova a cada temporada e vai agora conquistando a gera莽茫o Z, especialmente as nova-iorquinas de 20 e poucos anos residentes do Brooklyn, que vira e mexe s茫o vistas ostentando as pe莽as de inspira莽茫o vintage da etiqueta.


Na Coach, nenhum detalhe 茅 esquecido e pode levar at茅 100 etapas para finalizar uma bolsa da grife. As vers玫es coloridas, por exemplo, passam por um rigoroso processo de tingimento e recurtimento que dura 12 horas e garante a penetra莽茫o profunda do corante, evitando o desbotamento e protegendo de riscos. A t茅cnica 茅 fruto do legado de Bonnie Cashin, pioneira no uso de cores ousadas e saturadas no couro. Al茅m disso, a marca tamb茅m 茅 famosa por submeter seus produtos aos testes mais exigentes do setor antes de envi谩-los 脿s prateleiras.

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