Conheça a Florent, primeiro ateliê lixo zero do Brasil

Marca de Belo Horizonte conquistou certificação do Instituto Lixo Zero Brasil e também está na segunda fase do #MovimentoELLE.


origin 232



Sarah Almeida sempre foi apaixonada por moda, mas logo que se formou no curso técnico do Senai Horto – MG, em 2017, percebeu que alguns fatores do mercado precisavam mudar. “Quando eu ia comprar uma calça jeans, por exemplo, com a consciência de que aquela peça tinha usado de 7 a 11 mil litros de água em seu processo produtivo, havia um incômodo”, conta a pesquisadora.

Da frustração com as práticas do mercado nasceu a Florent, sua marca própria de roupas e acessórios sustentáveis, que integra a segunda fase do #MovimentoELLE, projeto solidário idealizado pela ELLE e pensado para impulsionar o desenvolvimento sustentável entre pequenos empreendedores de moda. “Vivemos em um país sem educação ambiental, então, ver a ELLE levando essa informação ao público é muito importante e um grande reconhecimento para mim, como marca.”

image 354

Foto: Dom Aguiar

A etiqueta foi lançada no final de 2017, após um estudo feito por Sarah sobre empreendedorismo, moda e economia circular, para encontrar formas de desenvolver uma peça mais sustentável e que resolvesse problemas, em vez de criar outros. “Na Florent, trabalhamos com a técnica de upcycling, que ressignifica uma peça já existente, transformando-a em outra. Somos inspirados pela circularidade, onde nada se perde e tudo se renova”, explica ela.

No ano de 2020 a Florent alcançou um novo destaque ao participar do programa Shark Tank Brasil, onde captou duas das maiores investidoras da America Latina, Carol Paiffer e Camila Farani. Desde então, a Florent vem aprimorando cada vez mais o seu processo produtivo, chegando a desviar 97% dos resíduos gerados de aterro ou incineração. Com o resultado, a marca alcançou a nota A no “Índice de boas práticas” do Instituto Lixo Zero Brasil e, em fevereiro, recebeu o certificado de primeiro Ateliê Lixo Zero do Brasil. Entre as boas práticas adotadas, estão: separação de resíduos, zero descarte, substituição de objetos descartáveis, upcycling, reutilização, doação, logística reversa e uso de composteira. “Com inovação e disrupção, buscamos ser a mudança que queremos de ver no mundo”, define Sarah.

Os jeans sustentáveis em patchwork são o carro-chefe, especialmente as calças, jaquetas e os shorts. “Por meio dessa técnica, utilizamos diferentes retalhos de tecidos para criar uma composição única e geométrica em cada peça”, explica a pesquisadora. A marca também produz vestidos de festa e noivas sob medida, além de acessórios como chapéus e bolsas, tudo feito com consciência e responsabilidade. “Florent significa florescer em latim e, por meio desse verbo, buscamos retratar mudanças positivas, pois acreditamos em um amanhã com esperança, baseado nas ações que estamos lapidando hoje”.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes