Evolução da moda japonesa é tema de exposição em São Paulo

Nova mostra da Japan House traz peças de Kansai Yamamoto, Issey Miyake e Chitose Abe, entre outros estilistas, que traçam um panorama da produção no país desde os anos 1950.


exposição Japao: moda em 15 atos na Japan House
Efeito Japão: Moda em 15 atos, em cartaz até 1º de setembro. Foto: Wagner Romano



Dos anos 1950 à década atual, a nova exposição da Japan House São Paulo traz um panorama da moda japonesa, que retrata as influências difundidas e também recebidas pelo país ao longo dos anos. Batizada de Efeito Japão: Moda em 15 atos, a mostra reúne 15 peças de designers nipônicos, entre eles, Issey Miyake, Chitose Abe, da Sacai, e Junya Watanabe, da Comme des Garçons. 

exposição Japao: moda em 15 atos na Japan House

Vestido feito com técnicas de dobradura de Issey Miyake (2010). Foto: Wagner Romano

Aberta ao público a partir desta terça-feira (07.05), a mostra tem coordenação do diretor de moda Souta Yamaguchi. Nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, em 2020, Yamaguchi foi o responsável pelo design dos trajes usados pelo staff japonês na cerimônia de entrega de medalhas. 

exposição Japao: moda em 15 atos na Japan House

Patchwork da ANREALAGE simula pixels (2010-2011). Foto: Wagner Romano

Apesar de enxuta, a seleção consegue traçar uma linha do tempo bastante esclarecedora da evolução da moda no Japão. A peça mais antiga é um vestido produzido em 1955 pelo Bunka Fashion College, a prestigiada faculdade de moda, que representa bem a transição dos trajes tradicionais japoneses para o vestuário mais ocidentalizado. Essa passagem não está explícita na modelagem da peça, mas sim na sua matéria-prima: ela foi confeccionada com tecido de kimono tingido com corantes naturais, feitos com uma técnica de tecelagem da ilha de Okinawa.

exposição Japao: moda em 15 atos na Japan House

Vestido da Bunka Fashion College da década de 1950. Foto: Wagner Romano

A inserção de elementos da cultura local na moda fica mais evidente na década de 1970, com o orientalismo em alta. Desse período, a mostra traz um macacão criado por Kansai Yamamoto (famoso pelos figurinos criados para David Bowie), baseado em trajes do teatro Kabuki e com estampa que remete às pipas japonesas. 

exposição Japao: moda em 15 atos na Japan House

Macacão criado por Kansai Yamamoto em 1971. Foto: Wagner Romano

O street style japonês, o minimalismo e a inovação em técnicas e tecidos também tem espaço na mostra, que revela ainda várias curiosidades. Você sabia, por exemplo, que Hanae Mori foi a primeira designer asiática a ser admitida na Chambre Syndicale de la Couture Parisienne? A estilista está representada na Japan House com um delicado vestido com estampa de bambu, confeccionado em uma única peça de tecido crepe poliéster.

exposição Japao: moda em 15 atos na Japan House

Vestido de Hanae Mori (1960). Foto: Wagner Romano

A mostra fica em cartaz até 1º de setembro e tem entrada gratuita. 

Efeito Japão: moda em 15 atos: de 7 de maio a 1º de setembro de 2024 na Japan House São Paulo, 2º andar, Avenida Paulista, 52, São Paulo. De terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. Reservas online antecipadas (opcionais) podem ser feitas no site da Japan House.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes