Farm Rio inaugura nova loja em Londres
Aberta no dia 21 de dezembro, o novo endereço da marca carioca fora do país, mais especificamente em Londres, é a primeira loja própria da Farm na Europa.
Na reta final de 2023, a Farm inaugura sua primeira loja própria na Europa nesta quinta-feira (21.12). O novo endereço fica no número 86 da King’s Road, em Londres. “É um sonho realizado, poder estar em uma das principais capitais da moda no mundo, com as nossas cores e a nossa cultura brasileira”, diz Kátia Barros, fundadora e diretora criativa da marca.
Como já é de costume, a loja número 100 da Farm, a da capital inglesa, chega com uma proposta de decoração imersiva, numa experiência abundante em elementos da flora e fauna brasileiras – da porta metal, com desenhos de tucanos, abacaxis e folhas, na entrada até os painéis de marchetaria no interior.
Loja da Farm Rio, em Londres Foto: Divulgação.
Os provadores feitos de palha de Buriti são uma criação exclusiva da artista Alê Sisdelli. A ideia é que os clientes se sintam transportados para um ambiente que homenageia não apenas a árvore da vida para algumas comunidades indígenas, mas as diversas espécies de pássaros e insetos que vivem por lá.
A inauguração coincide com o lançamento da coleção de inverno 2023, chamada de Warm Welcome. Como o nome já indica, as peças oferecem uma recepção calorosa para os dias frios, sem perder a assinatura da label nas estampadas e as modelagens.
Mas a Farm já não tinha lojas na Europa?
Sim, porém todas dentro de multimarcas ou lojas de departamento. Aliás, foi o convite de uma dessas, a Galeries Lafayette, em Paris, que deu início ao processo de internacionalização da Farm. Em 2005, o ano do Brasil na França, a tradicional loja parisiense convidou 17 marcas brasileiras para venderem seus produtos por lá. A Farm estava entre elas, e o convite se repetiu outras duas vezes, porém com número reduzido de conterrâneos – o último foi exclusivo para a etiqueta carioca.
Dali em diante, apareceram diversas ofertas e oportunidades internacionais, mas faltava estrutura para o negócio vingar. Foi apenas em 2016 que a marca decidiu investir em uma operação mais robusta para conquistar mercados além das fronteiras brasileiras.
Em entrevista ao Volume 12 da ELLE impressa, a fundadora e diretora criativa da Farm, Katia Barros, revelou que a mudança não foi fácil. “Percebemos que, para ter uma presença relevante no mercado internacional, tínhamos que reconfigurar nossa imagem, mostrar que somos mais do que sol, praia, estampa de caju e clima tropical”, disse ela.
Loja da Farm Rio, em Londres Foto: Divulgação.
Além de uma equipe exclusivamente dedicada aos negócios estrangeiros, um escritório e showroom em Nova York, e fornecedores espalhados por países como Turquia, Índia, Portugal, Marrocos e China (no Brasil, a produção é feita majoritariamente com parceiros locais), as roupas de sotaque carioca passaram por uma revisão visual.
“Nossas peças, nossas estampas são muito solares o tempo todo, algo coerente com o clima no Brasil. Em algumas cidades do Hemisfério Norte, isso não funciona”, diz Katia. “Principalmente nas coleções de outono e de inverno, em que trabalhamos com tons mais fechados, neutros, pontuados com cores mais intensas. Entendemos que, assim como nas modelagens (decotes e recortes são reduzidos), precisávamos baixar um pouco o tom, sem perder a identidade.
E a estratégica está dando certo. Em 2019, o faturamento total da Farm Global (ou Farm Rio) foi de 30 milhões de reais. Em 2022, o montante chegou a 490,9 milhões de reais, um aumento de 80,7% em relação ao ano anterior. Com projeções ambiciosas, a marca vislumbra um cenário onde as vendas internacionais podem superar as nacionais até 2024, gerando um retorno entre 2,25 e 3 bilhões de reais em 2026. A 100ª loja é mais um passo nesse caminho.
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