PUBLICIDADE

Em 2019, a pesquisadora e, então, curadora de moda do CCSP, Karlla Girotto, sugeriu fazer uma exposição com os figurinos do Theatro Municipal de São Paulo. É um acervo imenso, com 18 mil itens, alguns centenários ou mais. Não foram necessárias muitas justificativas para emplacar a proposta, tanto que ela rapidamente cresceu. Inicialmente pensou-se em fazer um desfile pelas rampas do centro cultural, mas a pandemia colocou tudo em suspenso. No fim do ano passado, com as medidas de distanciamento abrandadas, as atividades puderam ser retomadas. A ideia original, contudo, já não fazia tanto sentido. Um novo formato foi pensado e nasceu assim o projeto Do Palco às Ruas.

"Procuramos, como equipamento cultural, refletir os temas mais urgentes no sistema da moda e na sociedade", disse a diretora do Centro Cultural São Paulo, Erika Palomino, em entrevista à ELLE, em dezembro passado. "Refletimos muito sobre a ideia de quem foi que usou e/ou viu esses figurinos em suas montagens originais." Até então, boa parte deles foram vistos apenas em cima dos palcos e, como se sabe, o acesso ao Theatro nem sempre foi democrático. A partir daí, veio a ideia de convidar estilistas, fotógrafes, maquiadoras e modeles negras e negros, indígenas e trans, para dar nova vida e corpas àquelas roupas. São nomes como Edgar Azevedo, Rafa Kennedy, Karla Brights, Pedro Pinho, Maika Mano, Vicenta Perrotta, Weider Silveiro, Dudux Araujo, e Day Molina.

PUBLICIDADE

Foto: Raquel Espírito Santo | Moda: Alexandre dos Anjos | Beleza: Helder Rodrigues | Modelo: Ruth Machado


Entre os dias 12 e 13 de dezembro, 15 times criativos (cerca de 26 profissionais) fotografaram e filmaram suas interpretações sobre as peças usadas em espetáculos como Paraíso Perdido, Sagração da Primavera, Baile na Roça, Madame Butterfly, Turandot, O Rouxinol e Orfeu. O evento teve transmissão ao vivo no perfil do Instagram do CCSP e contou com um camarim aberto, na Praça das Bibliotecas.

Agora, entre os dias 02 de março e 09 de abril, o resultado desse trabalho pode ser visto em vídeo, imagens, além dos figurinos originais expostos no Piso Flávio de Carvalho do CCSP, a partir da próxima terça-feira (09.03). Entre 02 e 08 deste mês, serão exibidos na Sala Lima Barreto, também no centro cultural, o videoclipe Re-Sankofa, concebido pelo Coletivo Coletores e dirigido por Toni Baptiste, e o documentário (Re)Construindo Memórias, dirigido e roteirizado pela Black Pipe Entretenimento.


Teaser do videoclipe Re-Sankofa.


Teaser do documentário (Re)Construindo Memórias.

PUBLICIDADE


As datas podem sofrer alterações devido às restrições e medidas de segurança do combate à Covid-19, porém todo o material está disponível no site do CCSP.

Como escreveu Palomino, "Do Palco às Ruas é um catálogo digital, um documentário, um videoclipe, uma exposição", escreveu Palomino. "É também uma experiência viva de um acervo histórico da cultura brasileira, uma performance em que passado e presente, figurino e moda se transformam em realidade, em corpas políticas e dissidentes."




Com forte conexão, moda e dança produzem momentos artísticos emocionantes em seus encontros nos palcos e nas passarelas

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE