Gabriela Hearst deixa direção criativa da Chloé

Confirmando os boatos, a estilista uruguaia fará seu último desfile para grife no dia 28 de setembro. Seu sucessor ainda não foi nomeado.


a estilista Gabriela Hearst
Foto: Divulgação



Boatos confirmados: Gabriela Hearst deixará o cargo de diretora de criação da Chloé. O desfile de verão 2024, em 28 de setembro, será seu último. A parceria com a marca da atriz Angelina Jolie também continua como planejada. O nome de um sucessor ainda não foi divulgado, porém Chemena Kamili, ex-diretora de design da linha feminina da Saint Laurent, foi contratada há algumas semanas para comandar um estúdio de criação paralelo dentro.

Gabriela assumiu o posto há três anos, após uma apresentação detalhada e muito convincente aos executivos do grupo Richemont, do qual a grife faz parte. Sua contratação foi essencial para concretizar os planos do CEO Riccardo Bellini em tornar a etiqueta uma das mais responsáveis ambiental e socialmente no seu segmento. 

À frente da criação, a estilista uruguaia avançou consideravelmente na adoção de práticas sustentáveis, fazendo da Chloé a primeira marca de luxo a conquistar o selo B-Corp. Em seu próprio negócio, ela também é conhecida pelo incentivo e utilização de métodos com impacto reduzido na natureza.

Contudo, seu estilo sóbrio e austero eram frequentemente apontados como um possível problema pela crítica. Um descompasso com a identidade leve, jovem e boêmia sobre qual a marca se construiu e ganhou fama. Gabriela introduziu uma linha de itens com valor mais acessível, mas falhou na comercialização daqueles mais caros e luxuosos. Com isso, os resultados financeiros não foram dos melhores. Após a pandemia, o crescimento da etiqueta ficou abaixo de seus concorrentes, que aumentaram expressivamente suas receitas.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes