PUBLICIDADE

A Gucci entrou na corrida em busca de matérias-primas veganas. Nesta semana, a grife anunciou o Demetra, um material que imita o couro, feito a partir de fontes vegetais e renováveis. Seu nome é uma homenagem à deusa grega da agricultura, Deméter.

Diferente das demais alternativas veganas ao couro — como as que são feitas a partir de cogumelo, adotadas pela Hermès e por Stella McCartney —, a Gucci afirmou que o novo material já está pronto para ser comercializado. Para comemorar seu lançamento, a grife já relançou três modelos de tênis feitos dele, que serão vendidos concomitantes àqueles feitos de couro, com o mesmo preço. "O Demetra oferece à nossa indústria uma escolha alternativa facilmente escalável e um material mais sustentável que também atende às necessidades de soluções livres de origem animal", disse o presidente e CEO da Gucci Marco Bizzarri, em comunicado oficial

Gucci T\u00eanis New Ace Demtera

Modelo de tênis New Ace, feito com o Demetra.

Divulgação

Gucci T\u00eanis Rhyton Demtera

Tênis Gucci Rhyton, feito com o Demetra.

Divulgação


O Demetra é fruto de um trabalho de dois anos dos artesãos da Gucci, e é produzido pela fábrica da marca, na Itália. Apesar de ser considerada uma alternativa ecológica, o material ainda usa componentes sintéticos, como poliuretano e resina, para garantir o desempenho, qualidade e acabamento do material. A grife, no entanto, afirmou que continua trabalhando para substituir esses elementos por opções mais sustentáveis

PUBLICIDADE

Recentemente, a Gucci superou sua meta de redução de impacto ambiental prevista para 2025. Depois de adotar uma série de práticas menos agressivas ao meio-ambiente, a marca conseguiu reduzir cerca de 44% de sua pegada ambiental em 2020, comparado com 2015, e diminuiu em 47% a emissão de gases do efeito estufa.

Os modelos Gucci New Ace e Gucci Rhyton estão já disponíveis nas lojas da Gucci pela internet agora. Outros modelos de tênis e outras categorias de produtos com uso de Demetra serão lançados em breve.

Um dia depois de anunciar o novo material, a Gucci lançou, nesta sexta-feira, 18 de junho, uma nova edição do Gucci Basket, feito com Demetra. Para celebrar o lançamento, a marca transformou as lojas Gucci Pins, espaços de venda temporários em quadras de basquete, ao redor do mundo. O modelo será a atração principal do jogo Gucci Burst, que estreará no Gucci Arcade, ambiente digital onde os usuários podem se envolver com os produtos e os códigos da marca online.

Gucci Basket Demetra Tênis Gucci Basket.Divulgação/ Gucci

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE