Ícone de estilo, Iris Apfel morre aos 102 anos
O falecimento de Iris Apfel veio à publico na noite da sexta-feira (01.03)
Empresária, designer de interiores e ícone de estilo, Iris Apfel faleceu na noite desta sexta-feira (01.03), como informado ao público em seus canais digitais oficiais. De acordo com seu publicista, Stue Loser, a morte ocorreu de forma pacífica em sua residência em Palm Beach, Califórnia.
Anúncio do falecimento de Iris Apfel divulgado em suas redes sociais. Foto: Instagram/@iris.apfel
LEIA MAIS: 100 ANOS DE IRIS APFEL
Nascida em 29 de agosto de 1921, no Queens, Nova Iorque, Iris Apfel se gradou em história da Arte na University of Wisconsin-Madison aos 23 anos de idade, e logo começou sua carreira como assistente da designner de interiores Elinor Johnson.
Em 1950, quando já estava casada há dois anos, abriu junto ao marido Carl Apfel seu próprio negócio, a Old War Weavers. Inspirados nos destinos explorados pelo casal, os produtos da marca detinham uma base de cliente famosos, como a empresária Estée Lauder e atriz Greta Garbo.
Conhecida localmente entre a sociedade nova-iorquina, Iris só se tornou um nome popular mundialmente na virada do milênio, em 2005, quando recebeu aos 84 anos um convite para organizar uma exibição de joalheria no Metropolitan Museum of Art.
Com peças de seu acervo pessoal, a exposição Rara Avis: Selections from the Iris Apfel Colection colocou seu nome nos holofotes. Mas foi o seu estilo – irreverente, divertido e marcante – que o manteve neste lugar de prestígio até a sua morte.
Depois da exposição, Iris Apfel ganhou um documentário (Iris, 2015), virou tema de diferentes livros e estrelou diversas campanhas, capas de revistas e colaborações, com destaque para a de maquiagem, concebida pela MAC Cosmetics em 2012.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes