Já conhece a Atelier Toca? Não? Tudo bem, a gente apresenta!

Marca de Amadeus Galileu, que já conquistou muita gente com sua bolsa franjada, estreou na Casa de Criadores e inaugura sua primeira loja em São Paulo.


Modelo usa look da marca Atelier Toca.
Foto: Caio Brito



É fácil perceber quando alguma marca cai no gosto de quem ama moda. Pelo menos de quem ama moda e frequenta os rolês da região central de São Paulo. Aconteceu recentemente, com uma bolsa toda coberta por franjas coloridas. De repente, só dava ela em aberturas de exposições, galerias e eventos em ateliês de design. Sem contar nos bares, pistinhas intimistas e, claro, no feed do Instagram.

3

Bolsa Colosso. Foto: Rogger Codeiro

O acessório hit é da Atelier Toca, de Amadeus Galileu. Criada em 2017, a marca já passou por várias fases de lá para cá. “No começo, era mais performática, tinha muito paetê e brilho, porque isso fazia parte de mim naquela época. E eu meio que cansei de tudo em 2019”, diz Amadeus, que, como todo bom criador, coloca um tanto de si em tudo que produz.

Cansado de tudo, então, o designer começou a trabalhar com propostas mais calmas, ou “mais softs”, nas palavras do próprio, com toques de elegância e ousadia. É aquela roupa de quem sai de casa para trabalhar, porém está sempre pronto para um coquetel ou uma festa no fim do dia, sabe?

3CA1E7AB 470F 44DC 8576 847DD3E2CFBD

Estreia da Atelier Toca na Casa de Criadores. Foto: Caio Brito

No último sábado, 10.12, a Toca estreou na Casa de Criadores com um desfile descolado do line-up e do QG oficial do evento. “Como a gente tem um visual um pouco diferente, quis fazer as pessoas entenderem o nosso universo e o que vamos transmitir futuramente”, explica Amadeus. A imersão começa pela cenografia: uma sala ampla, bem iluminada com luz natural, cadeiras cobertas por uma capa matelassada e uma performance de Anna Chaos, que cantou uma espécie de metalcore tropical.

Nas roupas, o estilista revisitou peças que já havia criado, mas agora com tecidos diferentes, mais elaborados. A ideia é que cada look tenha uma personalidade própria, ainda que derivada das paixões e vontades de seu criador. A camisaria é o principal destaque, tanto de algodão como de seda. A alfaiataria traz um quê cotidiano interessante e bem sofisticado. E tem ainda vestidos de malha de um ombro só e regatas sobrepostas a camisetas puídas.

3A4690EC A6BC 4431 926B EA6589FFDE83

Estreia da Atelier Toca na Casa de Criadores. Foto: Caio Brito

Amadeus fala que suas peças são para quem gosta de sair e se arrumar, mas não abre mão do conforto e da tranquilidade. E tudo com alguma história, como os brincos de ostras, que surgiram de um jantar entre amigos. Já os vestidos bufantes foram inspirados no look de debutante de sua avó e transformados em três peças de comprimentos diferentes.

Ah, e a bolsa que falamos no começo deste texto ganhou uma nova versão para ser usada pendurada no ombro. O nome da peça é Colosso, em referência à personagem Priscila, sim, da TV Colosso, e vem em cinco cores diferentes. Vale dizer também que as sobras dos tecidos que viram franja no acessório são todos reaproveitados e reintegrados na coleção.

No sábado, 17.12, Amadeus inaugura a primeira loja física da Atelier Toca, na Galeria Metrópole, no centro de São Paulo. Para o futuro, ele promete continuar desfilando, já que esse sempre foi seu sonho, mas pretende não se prender à pressão de criar toda estação. “Não quero perder a essência de sempre inovar por causa da obrigação”, finaliza.

IMG 1204

Estreia da Atelier Toca na Casa de Criadores. Foto: Caio Brito

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes