Jeremy Scott deixa a direção criativa da Moschino após 10 anos no cargo

Estilista estadunidense atualizou a essência divertida e bem-humorada da etiqueta italiana com coleções pop e parcerias com celebridades, de Katy Perry à Anitta.


Jeremy Scott usa camiseta preta da banda ACDC complementada com ou outra camisa preta de mangas longas
Foto: Estrop por Getty Images



Nesta segunda-feira (20.03), o estilista estadunidense Jeremy Scott revelou em seu Instagram que deixará a direção criativa da Moschino, após dez anos no cargo.

“Depois de dez anos, anuncio hoje que estou deixando a Moschino. Eu me diverti muito criando peças que vão viver para sempre. Sou muito grato por todo amor e apoio que recebi nessa última década. Finalizo esse capítulo cheio de animação e antecipação, e mal posso esperar para compartilhar com todos vocês o que levarei para as lojas em breve”, escreveu Jeremy, em sua publicação na rede social.

Jeremy trouxe à Moschino momentos célebres na cultura pop, como o vestido de lustre usado por Katy Perry no MET Gala de 2019 – na edição do ano passado do baile de gala, Anitta também usou um modelito assinado por ele – e coleções emblemáticas como a de verão 2014, inspirada no Mcdonalds, a de verão 2015, sobre a Boneca Barbie, e da verão 2017, com roupas que pareciam de papel.

Vestido azul com efeito boneca de papel da Moschino

Coleção de primavera/verão 2017 da Moschino. Foto: Catwalking/Getty Images

Mais do que isso, o trabalho do estilista era considerado um casamento perfeito com a identidade e o conceito de moda apresentado por Franco Moschino, fundador da casa e diretor de criação até sua morte em 1994. O designer estadunidense de 47 anos perpetuou o DNA irreverente, surrealista e camp da marca, demonstrado, sobretudo, em efeitos trompe l’oeil, que confundem a visão, e por iconografias e outras referências ao imaginário cultural da atualidade.

Assim como o fundador, Jeremy seguiu ironizando o sistema da moda e o consumismo por meio de suas coleções e desfiles. Um exemplo é a jaqueta com as palavras “Waist of Money” (desperdício de dinheiro) bordadas, ou a camiseta-vestido com a frase “I had nothing to wear so I put on this boring dress”, que em português significa “eu não tinha nada para vestir então coloquei este vestido entediante”.

Detalhes sobre os motivos do fim da parceria e quem o substituirá no cargo ainda não foram divulgados.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes