Marca queridinha de artistas brasileiros, Koia lança e-commerce e nova coleção
Fundada pelo estilista Kaio Martins, a Koia amplia a oferta de produtos em nova coleção e ganha um site e e-commerce para estreitar laços com o público.
“Quando eu estava na faculdade, escutava muito que deveria manter meu produto focado num segmento específico. Só que, para mim, isso nunca funcionou muito”, diz o estilista Kaio Martins. Ainda bem. E a nova https://elle.com.br/moda/entre-o-dia-a-dia-e-os-palcos-conheca-a-koia coleção da Koia, marca fundada por ele em 2019 que logo caiu no gosto de celebridades e artistas brasileiros, está aí de prova.
“Sempre me vi fazendo um pouquinho de cada coisa, então o intuito da coleção é mostrar a expertise da Koia adaptada a diversas situações”, explica o diretor de criativo. “Teve muito exercício de reforçar nossa oferta de peças mais casuais, para o dia a dia, mas ainda com algo mais na modelagem, na estrutura, para manter uma ideia de força ou poder.”
Desde a estreia na Casa de Criadores, quatro anos atrás, as roupas criadas por Kaio se destacam por uma silhueta bem característica: cintura definida (muitas vezes por construções e formas similares a de um corset), ombros proeminentes, babados bem estruturados, mangas bufantes (ou levemente infladas) e um mix de alfaiataria com elementos boudoir.
Koia. Foto: @vlinhan_
Tudo isso continua presente, porém diluído e suavizado numa seleção de produtos mais abrangente que vai dos (quase) básicos e clássicos aos de pegada esportiva até a moda festa e peças inspiradas em figurinos. O algodão segue como a matéria-prima preferida do estilista – “acho que é a fibra mais versátil de todas” –, dividindo espaço com seda, vinil e um tecido de paetê entretelado e dublado.
O desfile de formatura de Kaio, em 2018, teve as obras do pintor Hieronymus Bosch, mais especificamente o Jardim das Delícias, como principais inspirações. Dá para entender de onde vêm as silhuetas e volumes típicos do século 16, né? O gosto por formas orgânicas, em especial das flores, também têm o mesmo ponto de partida.
Koia. Foto: @vlinhan_
Dessa vez, no entanto, a pintura que se fixou na memória do estilista é mais industrial. “No meio do processo de criação, me apaixonei por uma imagem de pintura automotiva”, diz sobre a origem das estampas assinadas pelo designer e amigo Gabriel Azevedo.
“A gente sempre se viu trabalhando junto e dessa vez rolou”, fala Kaio. “Dividi a ideia com o Gabriel, e ele sobrepôs uma orquídea linda, que é muito parte universo da Koia, com a ilustração manual”, continua o estilista.
Ao misturar silhuetas históricas, formas orgânicas e fluidas da natureza, figurino e moda festa, essa nova coleção é uma boa síntese – e apresentação – do estilo da Koia. A grande novidade, porém, está na comunicação. Há pouco tempo, Kaio colocou no ar o site e e-commerce da marca. “É importante para mostrar melhor nosso trabalho e tudo que podemos fazer”, explica.
Koia. Foto: @vlinhan_
Até então, a etiqueta trabalhava quase exclusivamente com pedidos sob encomenda. Agora, com a nova plataforma online, a maioria dos produtos pode ser comprada e recebida em prazo mais curto. “E ainda tem um pouco do sob medida, com uma parte onde divulgamos etapas do nosso processo de desenvolvimento. Como produzimos em ritmo de slow fashion, é importante estabelecer essa proximidade com o público”, finaliza Kaio.
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