Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Foto: Agência Fotosite
PUBLICIDADE

O último dia da 52ª edição da São Paulo Fashion Week aconteceu no Rio de Janeiro, mais especificamente no Caminho Niemeyer, em Niterói. A licença poética – e geográfica – é a celebração dos 30 anos da marca Lenny Niemeyer, uma das maiores estrelas da moda praia feita no Brasil.

A data serve para a estilista homônima olhar para trás e recuperar algumas das peças e modelagens mais marcantes de sua história. O resultado, contudo, não é nada nostálgico. Pelo contrário. Como as formas das construções de Oscar Niemeyer naquele epsaço, a coleção é toda baseada em círculos. São eles que dão volumes tridimensionais a maiôs e biquínis, definem as camadas e babados de vestidos e saídas de praia e orientam as cores e desenhos das estampas.

Segundo a estilista, os prints foram inspirados em feixes de luz que atingem o fundo dos oceanos. Porém, eles não são muito diferentes de imagens de estrelas e corpos celestes capturados por satélites especiais. Essa ideia, aliás, se conecta com o clima futurista da locação.

Em um plano mais terrestre, podemos falar das influências japonistas, sempre muito presente no trabalho de Lenny, das referências à botânica (as camadas e babados tipo pétalas) e de sua modelagem pensada para vestir diferentes corpos. O casting, aliás, foi um dos mais diversos dessas três décadas de desfiles.

PUBLICIDADE

Sinal dos tempos? Talvez. Lenny sempre pensou nisso, mas nunca comunicou. Até agora. E isso nos leva de volta aos círculos. Tem a ver com as repetições que falamos aqui, aquela história de voltar atrás, recomeçar, fazer de novo e, com isso, evoluir. Conscientemente ou não, a escolha dessa forma geométrica é emblemática, ainda mais em uma data tão importante. Representa um tanto de coisas, da órbita solar aos ciclos da natureza, da vida e da moda.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.