Coleção Manifesto de A à Z, de Stella McCartney
PUBLICIDADE

Em outubro de 2020, Stella McCartney publicou um manifesto sustentável, que pautará as próximas coleções da grife sob preceitos de "de A a Z". Cada uma das letras do alfabeto reflete um valor diferente. "A", por exemplo, significa "accountable", em português, "responsável"; "g", gratidão; "u", upcycling e "z", zero desperdício.

Stella há anos defende processos de produção mais sustentáveis na moda. Durante a quarentena, a estilista aproveitou o tempo confinada para refletir sobre o papel de sua marca na indústria. "Eu quase não sei mais o que a palavra sustentável significa", disse Stella em uma coletiva de imprensa virtual após o lançamento da coleção primavera/verão 2021/2022 de sua grife. Segundo ela, a sustentabilidade "precisa ser honesta", especialmente porque ela será cobrada pela "juventude de amanhã". O texto foi assinado por diversos artistas, como Jeff Koons, Ed Ruscha, Cindy Sherman, Peter Blake, Olafur Eliasson, Alex Israel, Sam Taylor-Johnson, Joana Vasconcelos, Chantal Joffe e Rashid Johnson.

Stella McCartneyA estilista Stella McCartneyStefania D'Alessandro/Getty Images


"O manifesto incorpora quem somos e quem esperamos ser. Expressando nossa marca com ousadia e, ao mesmo tempo, questionando tudo o que fazemos, reescrevemos momentos icônicos e desenvolvemos a natureza livre e a feminilidade progressiva que se tornaram nossas assinaturas. O texto é inspirado e feito para as mulheres Stella — passado, presente e futuro"

Agora, algumas interpretações artísticas das letras criadas pelos artistas viraram uma coleção de camisetas inspiradas no manifesto, à venda no site de Stella McCartney. Todas as peças são feitas em algodão orgânico, a fim de reduzir o desperdício de água, a erosão do solo e eliminar o uso de produtos químicos nocivos, fertilizantes e pesticidas. As camisetas também chegam ao consumidor em uma embalagem reciclável.

Ao todo, são sete modelos diferentes, que vão sendo lançados em drops, e apenas 30 peças numeradas serão confeccionadas globalmente, no que a marca está chamando de itens de colecionador. 50% dos lucros das vendas apoiará uma causa de escolha do autor, relacionada a algum dos preceitos alfabéticos do manifesto.

Coleção Manifesto de A à Z, de Stella McCartney

Divulgação

A letra "A", de Rashid Johnson, que representa a palavra Accountable, apoiará a 14+ Foundation.


+ E ainda no universo das colaborações incríveis, confira também quem foram os escolhidos para as 12 parcerias da Converse em 2021.



Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE