MFW: Gucci, inverno 2025

Ainda sem diretor criativo, Gucci abre a temporada de inverno 2025 da semana de moda de Milão.


Gucci Inverno 2025 002 MON 0051
Gucci, inverno 2025. Foto: Divulgação



A semana de moda de Milão começou nesta terça-feira (25.02), com a Gucci ainda sem diretor criativo. É que 19 dias atrás, uma notícia pegou todo mundo de surpresa: a Gucci encerrou o seu contrato com Sabato de Sarno, então diretor criativo, às vésperas da apresentação de inverno 2025. 

Modelo na passarela do inverno 2025 da Gucci.

Gucci, inverno 2025. Foto: Divulgação

Leia mais: O que a saída de Sabato de Sarno da Gucci indica sobre a moda de agora?

No comunicado oficial, a grife não incluiu um depoimento do estilista, apenas afirmou que o desfile seguiria como planejado e seria assinado por uma equipe de estilo interna. Eis que hoje a coleção veio à tona, sem sinal do vermelho Ancora, o tom de bordô que Sabato usava como assinatura. Em seu lugar, entrou um verde escuro, cobrindo toda a sala de desfile. 

A passarela foi montada no formato dos Gs invertidos, monograma que completa 50 anos em 2025 e é uma homenagem ao fundador da casa, Guccio Gucci. 

Modelo na passarela do inverno 2025 da Gucci.

Gucci, inverno 2025. Foto: Divulgação

Leia mais: Gucci Notte, a coleção de vestidos de festa da marca. 

O show foi dividido em duas partes. A parcela feminina veio antes, revelando a pegada retrô da temporada: casaco de pele sintética, saia lápis, tricô de gola alta, conjuntinhos no estilo mod dos anos 1960, óculos aviador, sapato com decote V, lenço e luva. No equilíbrio, vestidos camisola, cinturas baixas e comprimentos curtos emprestam um pouco de sensualidade. 

Sem direção criativa, a coleção é mais focada em produto, do que em uma temática específica ou proposta estética inovadora. 

Por isso, a atenção está no trabalho com tecidos diferentes, o que traz várias texturas para jogo. Tem tweed, crepe, seda, renda, couro, lã, bouclé e mohair escovado. Some a isso saias bordadas, bolsas felpudas e itens envernizados.

Modelo na passarela do inverno 2025 da Gucci.

Gucci, inverno 2025. Foto: Divulgação

Leia mais: Labirinti Gucci é a nova coleção de alta-joalheria da grife italiana. 

Depois, a ala masculina aparece um pouco mais coesa. Baseada na alfaiataria, revela silhueta do final dos anos 1960, mais geométrica, e um pouco do minimalismo da década de 1990, com ternos de abotoamento duplo alongados e vários sobretudos em uma cartela de verdes, cinzas e marrons. 

O detalhe importante que costura os universos deles com o delas é o horsebit, a fivela de bridão que tem origem na ferragem de cavalos. E aí vai outro aniversário: são 70 anos da Horsebit Bag em 2025. O ícone está também em colares, nas cinturas e costas de alguns vestidos. Aliás, falando em bolsa, o desfile é praticamente um pano de fundo para esse acessório, com opções médias e molengas, para segurar na mão, tamanhos de viagem e até uma hobo com pelúcia. 

Modelo na passarela do inverno 2025 da Gucci.

Gucci, inverno 2025. Foto: Divulgação

Leia mais: O Cruise 2025 da Gucci. 

A atenção maior nos acessórios e em hits do passado é porque a pressão para melhorar os números de venda está altíssima. As receitas caíram 24% no quarto trimestre do ano passado, uma reação bem frágil em relação ao trimestre anterior, quando a queda foi de 25%. 

Por fim, no texto sobre a coleção entregue à imprensa, a Gucci afirma que a casa tem muitos donos e guardiões, como artesãos, designers e diretores criativos. E, por isso, ela é uma variedade de expressões. Bem, está explicada a série de saudades dos ex, com várias referências aos estilistas que já passaram pela marca: um pouco do minimalismo sexy de Tom Ford aqui, um pouco do maximalismo vintage de Michele acolá. 

Leia também: Tudo sobre a semana de moda de Milão de inverno 2025. 

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes