Como as lésbicas se vestem?
Em entrevista exclusiva à ELLE View, Eleanor Medhurst divide os achados da pesquisa que mapeia a moda lésbica.
Depois de se formar em história da moda e fazer um mestrado em história do design na Universidade de Brighton, no Reino Unido, a inglesa Eleanor Medhurst, 28 anos, participou da elaboração de uma exposição. Na mostra Queer looks (2018), no Brighton Museum, ela reuniu roupas da comunidade LGBTQ+ local e notou o quanto esses itens contavam histórias não só individuais, mas coletivas.

Quando a pandemia chegou, em 2020, já estava inspirada o suficiente para publicar artigos no blog Dressing Dykes, onde se debruçou sobre como roupas e acessórios viraram símbolos para lésbicas ao longo do tempo. Em 2024, o estudo virou livro: Unsuitable: a history of lesbian fashion. A publicação explica como cartolas, tiaras roxas e mosquetões, entre outros objetos, foram usados por sáficas para se entenderem, se reconhecerem e amarem quem bem queriam.
“No passado e ainda hoje, itens específicos de vestuário e acessórios foram usados como símbolos lésbicos. Eles geralmente não são reconhecidos universalmente. Muitas vezes, é preciso ser uma lésbica para entender o significado do item. E isso depende do contexto social. Na Europa, entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, anéis usados no dedo mindinho foram um símbolo lésbico. Na mesma época, entre as mais ricas, o uso de um monóculo servia para distinguir a sexualidade. O roxo é o meu símbolo lésbico favorito e tem uma longa história: está presente na poesia antiga da grega Safo, na comunidade de lésbicas da Paris dos anos 1920 e no lesbianismo político dos anos 70, com o grupo de ativistas estadunidense Lavender Menace (contra a exclusão de lésbicas dos movimentos feministas da época). Ter sinais que refletem a nossa identidade para a comunidade e para o mundo é poderoso.”
Leia a matéria completa na ELLE View.
Leia também:
O que o lesbian chic revela ou esconde sobre ser lésbica em 2025
Cadê as lésbicas na história da moda?
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



