Novos designers: Lyncoln
Lançada no início deste ano, a marca do estilista Lyncoln Valença apresenta nesta quinta-feira (28.11) sua primeira coleção comercial, à venda via e-commerce. Aqui, lembramos o perfil do designer publicado no Volume 15 da ELLE impressa.
Recém-formado em estilismo pela Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, Lyncoln Valença é um nome para ficar de olho. Depois de trabalhar ao lado de Ana Clara Watanabe, estilista por trás da WTNB e cofundadora da Anacê, o paulistano, de 24 anos, parte agora para a carreira solo.
A marca que leva seu primeiro nome é um desdobramento de seu TCC, apresentado no fim de 2023. A ideia é subverter pré-concepções sobre o Brasil. “Quero propor uma criação que olha para dentro, criando coisas novas, sem cair no que o pessoal de fora acha ser a cara do país”, fala. Para isso, ele busca inspiração no Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade, na arte moderna brasileira, no concretismo e em objetos e materiais pouco associados à moda.
Lyncoln.
Foto: Letícia Zambon
O primeiro drop da nova etiqueta consiste de variações de uma espécie de colete feito de persianas. Bastante experimental, essa primeira coleção foi lançada em março, na Design Week de São Paulo, com uma instalação que combina moda, arte e decoração. “A partir do processo de transposição da função original da cortina para uma vestimenta, quis fazer o caminho contrário e apresentá-la sem a presença do corpo, mas ainda com alusão à silhueta humana”, explica.
Para a segunda coleção, prevista para o segundo semestre, a proposta será mais comercial e com uma variação de produtos um pouco maior. Vale dizer que a moda da Lyncoln é sustentável, rastreável e produzida sob demanda, com pedidos via Instagram ou pelo site da marca. “Vou lançar no tempo que precisar para fazer produtos bons e que façam sentido.”
Este texto foi publicado no Volume 15 da ELLE Brasil impressa, em março de 2024.
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